Jump to content

Melodifestivalen [Regulamento]


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

gifmelodifestivalen.gif


Välkommen till Melodifestivalen

OU

Bem-vindos ao Melodifestivalen!

6ih8isv.gif

 

Regulamento Melodifestivalen ATV

Certamente - mesmo não sendo dos fãs mais acérrimos da Eurovisão - que já ouviste falar do Melodifestivalen. Se não ouviste, eu explico: é do género do Festival da Canção - serve para selecionar o artista que representará as cores da bandeira sueca no Eurofestival. Muito diferente do português, o programa produzido pela SVT consegue mexer com toda a indústria musical do país, sendo dinâmico e muito cativante. A maneira como funciona não é difícil: 32 canções, divididas em 4 semi-finais, tentam chegar à Grande Final, sendo que apenas uma é eleita a grande vencedora.

Depois do concurso ter tido a sua primeira edição em 2015, o formato volta ao fórum atelevisão! Não vamos avaliar músicas suecas, mas sim as 42 canções que fazem parte da Eurovisão 2017! Vamos eleger a nossa favorita - a qual daríamos douze points. 

Como? Bem, é isso que vamos saber agora! 
 

Fu4MhoA.png

42 canções divididas em 4 semifinais lutam para prosseguirem em competição! Após todos os votos terem sido contados, 2 países automaticamente dirigir-se-ão para a Final, enquanto outros 2 deslocar-se-ão para a 2nd Chance e terão que, novamente, lutar por uma chance, no sentido de almejarem a Final. Nesta última fase do concurso, 12 canções lutam afincadamente para conseguirem ganhar o certame. Se já viram a final nacional sueca, percebem que é muito idêntico!

Detalhadamente, conheçamos, a seguir, cada fase do jogo.
 

VBQ4bqm.png

O concurso está dividido em 4 semifinais. Cada canção foi alocada, previamente, numa semifinal diferente, por via de um sorteio.

DfFnMrj.png

  • Existirão 4 semifinais, tal como o Melodifestivalen 2017. 
  • Em cada uma, existirão 11 canções, à excepção da primeira semifinal que terá 10 músicas. Realizou-se uma adenda e devido à expulsão da Rússia, também a terceira semifinal terá 10 músicas.
  • As músicas que farão parte de cada uma das semi-finais foram obtidas através de um sorteio realizado pelo random.org (que será devidamente colocado).
  • Como é óbvio, o objetivo final desta processo será apurar 2 canções para a Grande Final e 2 canções para o 2nd chance. Ambos os eventos serão devida e posteriormente explicados.

op6Yfdp.png

  • Para votar nas 42 músicas apresentadas, haverá um método que difere do habitual. Consiste em ordenaram de 1 a 11 (ou 10), da vossa música favorita até a que gostam menos.
    • Exemplificando: existem três canções A, B e C. A música C é a minha favorita, enquanto a A é aquela que menos gosto. Como tal, disporei os meus votos desta maneira: 1 - C; 2 - B; 3 - A. Por outras palavras, revelo que a que quero ver chegar mais longe na competição é a C, enquanto prefiro que A seja eliminada. O 1 corresponde à pontuação mais alta; em contrapartida, o 10/11 correspondem à pontuação mais baixa
  • As duas canções com uma média mais baixa (ou com uma soma mais pequena, é igual) procederão, diretamente, para a Grande Final.
  • As duas canções que ficaram com a terceira e quarta média/soma mais baixa passarão para o 2nd chance.
  • As seis canções com as músicas com a média/soma mais alta "abandonarão" a competição. São eliminadas e NÃO são passíveis de serem repescadas. 
  • Em caso de empate, a vencedora será aquela que obtiver mais 1's e por aí adiante. Em caso de a situação de empate permanecer, o segundo método será pela ordem da chegada da votações, ou seja, serão as votações do primeiro concorrente que terão uma maior preponderância, à excepção dos meus votos. Este cenário é, como bem entendem, muito pouco provável. 
     

nd4ai2k.png

Os dois países com a 3ª e a 4ª média/soma mais baixa de cada semifinal terão acesso a este evento, que só ocorrerá UMA vez.

DfFnMrj.png

  • O sistema deste formato é diferente do das semifinais. Assim, ocorrerão "batalhas" que irão opor duas nações frente a frente. 
  • Existirão 4 duelos e 4 vencedores/perdedores.
  • Os 4 duelos também serão sorteados pelo random.org (mostrado na altura). 

op6Yfdp.png

  • Diferentemente às semi-finais, o processo não será a ordenação, mas sim, simplesmente, a escolha daquela que merece a vitória em cada duelo, conforme os nossos gostos.
  • A canção mais escolhida pelos foristas será a que passará à Final.
  • Em caso de empate, e dado que se trata de uma batalha, a música que levará o ticket para a fase seguinte será eleita pela ordem da chegada das votações, isto é, o primeiro concorrente a votar será aquele que desempatará, procedendo a sua favorita para a Final.

 

wxFN8p2.png

Esta Final será composta pelas 8 canções que passaram diretamente das semifinais, bem como pelas 4 músicas que passarão pelo 2nd chance, totalizando 12 canções. Todas elas irão fazer de tudo pela obtenção do título de canção favorita. 

op6Yfdp.png

  • Esta parte é simples; aqui, utilizar-se-á a votação típica do Melodifestivalen: 1, 2, 4, 6, 8, 10 e 12. Como se entende, as pontuações 3, 5 e 7 NÃO serão usadas. 
  • A maneira como a pontuação será mostrada sofrerá grandes alterações, comparativamente com a 1ª edição:
    • Em primeiro, mostrar-se-ão a pontuação 1, 2 e 4 - ou seja, as mais baixas. Simultaneamente, serão revelados para que canção vão os tão famosos twelve points. Estes 4 tipos de votações serão vistos num scoreboard, assim como será revelado quem deu que pontuação a que canção.
    • Em segundo, as pontuações 6, 8 e 10 - ou seja, as intermédias -, serão todas somadas e serão reveladas em conjunto para cada canção, após a divulgação dos pontos 1, 2, 4 e 12. É, assim, uma adoção quer do sistema do Melodifestivalen, quer do Festival Eurovisão da Canção. Tudo poderá mudar! 
  • A música com mais pontos sangrar-se-á a grande vencedora do concurso.
  • Depois disto, serão conhecidos todos os votos de todos os que votaram de todas as etapas do concurso. 
  • Em caso de empate, a canção vencedora será aquela que obtiver mais 12 e por aí adiante. Em caso desta situação permanecer igual, o que será bastante improvável, serão os votos do primeiro concorrente a votar que terão preponderância relativamente aos outros.
     

by9Rpo8.png

  • Este concurso não funciona como outros, relativamente às inscrições. Não há inscrições (nem penalizações) associadas ao certame, o que quer dizer que podem falhar a votação de uma semifinal, que nada vos acontece (a não ser a vossa caída a pique na minha consideração :yes: ). No entanto, façam favor de VOTAR em TUDO! Percebido? Não custa nada e demora muito pouco tempo! :) 
  • Que fique de aviso que eu também votarei, aliás já o fiz (nas semifinais). Em caso de empate, no entanto, os meus votos NUNCA contarão.
  • Os votos terão que ser enviados (para mim, Ana Maria Peres) via Mensagem Privada (NUNCA AQUI NO TÓPICO) e NUNCA, seja em que circunstância for (a não ser que vos apontem uma arma à cabeça. Só assim!), poderão revelar os vossos votos. Caso se vier a saber, tomam-se por inválidos e não contarão para as médias.
  • A alteração dos votos pode ser, em qualquer altura ser feita, tendo sempre em conta os prazos previamente estabelecidos. 
  • Só podem votar UMA vez (esta regra é difícil, não é? :yes: ). 

 

nbgfXbb.png

Rjmzdk3.png

 

Que comece o Melodifestivalen!

 Às 22:30, será colocada a 1ªsemifinal! Não percam! Já a seguir será a vez do @Bloody arrasar! 

hSOXMQa.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...