Jump to content

Sugestões RTP1


Titinha

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...

Já agora, ponho uma questão um bocado retórica. Imaginemos que o canal 1 adotava essa grelha, que na prática não deixa de ser mais... popular, digamos assim. A minha questão é, se aquelas pessoas que por vezes se juntam em coro protestando contra os programas da RTP, os quais "ninguém vê" e que "não tem que ser o povo a pagá-los" e blá blá blá... Será que com esta programação corriqueira mudariam de opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, LP 98 disse:

Já agora, ponho uma questão um bocado retórica. Imaginemos que o canal 1 adotava essa grelha, que na prática não deixa de ser mais... popular, digamos assim. A minha questão é, se aquelas pessoas que por vezes se juntam em coro protestando contra os programas da RTP, os quais "ninguém vê" e que "não tem que ser o povo a pagá-los" e blá blá blá... Será que com esta programação corriqueira mudariam de opinião?

Sim e não. A RTP é criticada tanto por ter programação nada popularucha como por ter programação popularucha.

Vimos durante o final da era Andrade (2014-2015) que o conteúdo mais popularucho podia aumentar as audiências da RTP1 a curto prazo. Mas já viram a qualidade da grelha na altura? Era uma miséria e ainda planeavam torná-la ainda mais miserável. Além disso, não iria beneficiar a empresa a longo prazo, a meu ver.

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On ‎17‎/‎03‎/‎2018 at 01:40, miguelalex23 disse:

Eu ri-me da tua sugestão (não leves a mal) porque além de a achar bastante disparatada, não tem nada de serviço público.

Mas há algo nessa tua sugestão que já me tinha passado pela cabeça, embora não o defenda a 100%. Se a RTP aproveitasse a burrice da SIC, que tem descartado as produções da Globo, e metesse uma novela bem escolhida colada ao Telejornal de forma a não colidir com as novelas do primeiro horário das privadas, aposto que com o tempo levava o horário a uns 18/20% que hoje são inimagináveis. Seria uma repetição da estratégia Beirais do Hugo Andrade, com a desvantagem de privilegiar ficção estrangeira à nacional, mas com a vantagem de ser mais barato e permitir manter a aposta nas séries portuguesas às 22h, por exemplo. Outra hipótese seria pôr ali um concurso, mas acho que há algum desgaste do género e teria menos potencial.

A RTP1 precisa de estancar a sangria de espectadores às 21h, e por muito que eu apoie a programação vertical e as séries a seguir ao Telejornal, os resultados não aparecem nem vão aparecer. Além disso, acho a faixa das 22h um horário em teoria mais lógico para exibir séries, não fosse o caso de esse horário ser um buraco na RTP1. Mas se as 21h estivessem mais fortes, não teríamos séries como o 1986 a fazer apenas 250 mil espectadores e 5% de share às 22h.

Mas como disse, tenho algumas dúvidas se fosse aceitável que a RTP1 fizesse uma aposta destas. A última coisa que a televisão portuguesa precisa é de mais uma novela em horário nobre. Mas lá que podia dar jeito, podia.

Nunca tinha pensado nisso, mas uma novela com episódios curtos, às 21 h, para segurar os telespectadores do Telejornal, não era má ideia. Melhor ideia seria fazer um remake de uma novela que tenha sido um sucesso no canal. Basta ver Vila Faia, por exemplo.

Ainda assim, acho que a RTP 1 perde muitos telespectadores quando o Telejornal vai para intervalo e deviam arranjar uma solução qualquer. Fazer o intervalo mais curto ou mesmo colocar um separador a dizer Voltamos dentro de x minutos, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Televisão 10 disse:

Nunca tinha pensado nisso, mas uma novela com episódios curtos, às 21 h, para segurar os telespectadores do Telejornal, não era má ideia. Melhor ideia seria fazer um remake de uma novela que tenha sido um sucesso no canal. Basta ver Vila Faia, por exemplo.

Ainda assim, acho que a RTP 1 perde muitos telespectadores quando o Telejornal vai para intervalo e deviam arranjar uma solução qualquer. Fazer o intervalo mais curto ou mesmo colocar um separador a dizer Voltamos dentro de x minutos, por exemplo.

A cena é que fazer uma novela sairia mais caro que comprar uma estrangeira (a não ser que fosse uma mixuruquice low cost como as que têm às 14h, mas para isso mais vale estar quieto). Não acho que a RTP deva canalizar o seu investimento em ficção nacional para novelas.

Reduzir o intervalo do Telejornal é difícil, aquilo costuma rondar os 8 minutos (6 de pub + 2 de autopromoções ou institucional). Abdicar de publicidade custa dinheiro, e não acho que fosse ter grande efeito.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, miguelalex23 disse:

A cena é que fazer uma novela sairia mais caro que comprar uma estrangeira (a não ser que fosse uma mixuruquice low cost como as que têm às 14h, mas para isso mais vale estar quieto). Não acho que a RTP deva canalizar o seu investimento em ficção nacional para novelas.

Reduzir o intervalo do Telejornal é difícil, aquilo costuma rondar os 8 minutos (6 de pub + 2 de autopromoções ou institucional). Abdicar de publicidade custa dinheiro, e não acho que fosse ter grande efeito.

Também não concordo quanto à abdicação do intervalo. Podiam era reparti-lo em dois intervalos de 4 minutos cada. O Telejornal sai beneficiado em relação ao Jornal da Noite e ao Jornal das 8 devido àquele interminável intervalo que as privadas colocam mais ou menos a partir das 20h20m (outra das razões pelas quais costumo ver o TJ...)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/03/2018 at 11:43, ATVTQsV disse:

A minha sugestão para o Telejornal:

19:58 - sumário/relógio (tem de acabar à hora certa e não oito ou nove segundos antes da hora)
20:00 - nacional
20:25 - internacional
20:35 - intervalo
20:40 - economia
20:45 - desporto
20:55 - meteorologia

Eu faria algo semelhante:

19:57 - Sinal horário (relógio)
19:58 - Genérico
19:58 - Destaque: principal notícia do dia/Última Hora
20:00 - Sumário
20:02 - Nacional + Internacional + Economia (síntese económica)
20:37 - Intervalo
20:45 - Desporto (apresentado por um jornalista desportivo)
20:55 - Cultura
20:58 - Meteorologia
20:59 - Sumário
20:59 - Fim

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/03/2018 at 21:15, mavb98 disse:

Eu faria algo semelhante:

19:57 - Sinal horário (relógio)
19:58 - Genérico
19:58 - Destaque: principal notícia do dia/Última Hora
20:00 - Sumário
20:02 - Nacional + Internacional + Economia (síntese económica)
20:37 - Intervalo
20:45 - Desporto (apresentado por um jornalista desportivo)
20:55 - Cultura
20:58 - Meteorologia
20:59 - Sumário
20:59 - Fim

Gosto muito. Faz lembrar o alinhamento do Telediário da TVE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baseando em Formatos antigos do Telejornal, têm aqui a minha sugestão:

19:58-Sumário

19:59-Relógio

20:00-Destaque

20:00-Genérico

20:01-Principal acontecimento do Dia/Última Hora

20:05-País

20:21-Estrangeiro (Até pensei que as notícias pudessem ser apresntadas por 2 pivots, intercalamente ou um para as nacionais e outro para as do mundo)

20:33-Economia (Com direito a comentador)

20:39-Assuntos para a Segunda Parte+Intervalo

20:44-Desporto (Apresentado por um Pivot Desportivo)

20:50-Cultura

20:55-Eferémide (Pode ser em Nota rápida lida pelo pivot ou mais desenvolvida acompanhada por imagens, esta foi Baseada no Jornal das 9, no Jornal 2 ou nos noticiários de 2000/2001)

20:56-Síntese

20:56-Meteorologia (Simples ou Boletim)

21:00-Fecho

Ou

20:57-Fecho

20:58-Bolsa

21:00-Boletim Meteorológico

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Até os grandes noticiários coreanos têm dois pivots. Em Portugal não resulta e a experiência da SIC falhou.

Não resulta porquê? Eu acho que ficava muito bem um homem e uma mulher a apresentar, tinha mais força, mais carisma. A TVI também chegou a ter até ao final dos 2000s (pelo menos lembro-me no Jornal da Uma).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, LP 98 disse:

Não resulta porquê? Eu acho que ficava muito bem um homem e uma mulher a apresentar, tinha mais força, mais carisma. A TVI também chegou a ter até ao final dos 2000s (pelo menos lembro-me no Jornal da Uma).

Não sei.

Tipo no KBS News 9 a introdução é a seguinte:
pivô masculino: Boa noite, telespectadores.
feminino: Bem-vindos ao KBS News 9 de 3 de Abril.

Poderiam fazer algo parecido em Portugal? É que cá saltam logo para a notícia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, ATVTQsV disse:

Não sei.

Tipo no KBS News 9 a introdução é a seguinte:
pivô masculino: Boa noite, telespectadores.
feminino: Bem-vindos ao KBS News 9 de 3 de Abril.

Poderiam fazer algo parecido em Portugal? É que cá saltam logo para a notícia.

Sim! Algo assim. E a apresentação das notícias devia ser alternada. Ou imagina no Telejornal, por exemplo, o José Rodrigues dos Santos sentado na mesa principal do estúdio e a Cristina Esteves junto à videowall.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Como já tinha mencionado no ano passado, Lisboa recebe mais um grande evento internacional pela primeira vez.
Trata-se da Grande Gala Final dos World Travel Awards 2018. O dia foi mudado de 30 de Novembro para Domingo, 1 de Dezembro no Pátio da Galé.
Agora que somos o destino mundial de turismo e Lisboa como a cidade mundial de turismo desde o ano passado, tudo tende a ascender para Portugal no turísmo.

Eis uma grande oportunidade para a RTP transmitir em direto esta gala de importancia mundial.

https://www.worldtravelawards.com/event/grand-final-2018

Editado por Vítor Jardim
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...