Jump to content

Calendário de Concursos


Ruben

Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...

Pois bem, chegou Julho, o mês em que tinha dito que poderiam começar a mandar as vossas propostas de concursos para 2018. No entanto, quero colocar algumas coisas em consideração primeiro:

I) Quando vocês enviam um concurso e esse concurso é aceite, vocês passam a ter a responsabilidade de o organizar, e quando se organiza algo não se trata de ter apenas o nome no calendário para se poder dizer no futuro que já fizeram um concurso. Nunca ninguém pediu grafismos dignos de um canal de TV, ou as ideias mais arrojadas que alguma vez pensaram, até porque toda e qualquer ideia, da mais complexa à mais simples, é válida desde que seja exequível no fórum. Pede-se sim que haja empenho. Empenho num trabalho que, afinal de contas, é vosso, e empenho também porque outras pessoas decidiram perder um pouco do seu tempo para participarem num concurso que organizaram.

Não estou a dizer isto à toa, muito menos porque é bonito dizer-se. É nosso trabalho aprovar os concursos e, quando eles não resultam (não me refiro a falhas ocasionais, isso acontece a todos, refiro-me mesmo a todo o concurso ser um desastre devido à falta de organização) não é que nos passe ao lado. Não gostamos de ver concursos a falharem, até porque eles são um dos motores de interatividade do fórum. É por isso que digo, pensem bem se têm capacidades para organizar um concurso e, acima de tudo, pensem bem se o resultado daquilo que têm é suficiente para que valha a pena terem pessoas a perderem o seu tempo para participarem. Não é só o nome no calendário que conta, não é só ter umas ideias porreiras que contam, conta essencialmente o empenho e a organização. Quando se vê concorrentes a fazer o trabalho do organizador porque o organizador não está disponível numa data que ele marcou com meses de antecedência, é porque algo está mal. Quando se vê organizadores a mandarem exatamente as mesmas informações de um concurso que falhou no ano passado em diversos aspetos e que nem teve concorrentes mínimos para começar, é porque algo está mal e algo precisa de ser mudado.

II) Tudo isso leva-me a este ponto: a partir de agora só poderão marcar concursos com 5 meses de antecedência. Isto quer dizer que se quiserem marcar um concurso para Janeiro só o podem fazer em Agosto (sim, ainda não podem mandar nada por mais um mês :mosking: ), se quiserem marcar um concurso para Março só o podem fazer em Outubro, e assim sucessivamente. Isto serve para evitar que o calendário comece a encher num instante como aconteceu no início do ano, em que no final de Fevereiro já estava tudo praticamente ocupado, e também, espero eu, serve para que não andem a mandar concursos à toa sem sequer saberem se têm total disponibilidade para o realizarem em plenas condições.

Outra novidade é a de que haverá agora um teto máximo para a duração de um concurso: 10 semanas é a duração máxima permitida. A semana de inscrição está incluída nessas 10 semanas, pelo que na realidade é uma semana de inscrição + 9 semanas de concurso. Claro que a semana de inscrição pode ser 3 ou 4 dias, ou pode até ser mais que uma semana, isso fica a vosso critério. O concurso é que não poderá ter, a partir de agora, mais que 10 semanas de duração.

Por fim, uma pessoa não pode fazer mais que 3 concursos num ano, e isso inclui os de Época Especial... 

III) Vamos ser um pouco mais restritos e mais exigentes. Não, podem continuar a fazer grafismos até com o Paint e podem continuar a mandar todas e quaisquer propostas, das mais simples à mais complexas, isso não se coloca em causa. Refiro-me, sim, a concursos que falharam no passado por diversas razões e/ou organizadores que puderam avançar com as suas ideias e que não cumpriram os seus deveres como organizadores, levando a situações como aquelas que podemos presenciar agora e que já foram presenciadas no passado.

Por isso, vamos exigir mais informações do concurso quando este é mandado para nós, informações essas que têm de estar explicadas e não ditas apenas por alto. Aquele exemplo que dei em cima em que há organizadores a mandarem exatamente as mesmas informações de um concurso que falhou no ano passado em diversos aspetos, e que este ano está de volta, se no início do ano era aceite, a partir de agora seria recusado e manter-se-ia recusado até existirem novos mecanismos e informações. Quanto aos que não cumpriram os seus deveres como organizadores, bem, acho que é óbvio que vamos pensar duas vezes antes de aceitarmos novos concursos feitos por eles.

IV) Em jeito de conclusão, até porque isto já é um testamento que outra coisa, quero apenas dizer o seguinte: tudo isto serve unicamente para que os concursos, todos eles, possam resultar. Sim, os que correm mal é 1 em 10 mas se puder ser 0 em 10, melhor ainda. Sim, há pessoas que têm melhores capacidades para organizar que outras. Sim, vão continuar a existir concursos que não terão concorrentes mínimos, até porque isso acontece, nem este post está dirigido para aqueles que, por diversos motivos, não tiveram os concorrentes que pretendiam ou que tiveram uma confusão qualquer uma vez por acaso.

O que queremos que não continue a existir são concursos que falharam única e exclusivamente por causa da ineptidão de quem os organizou, até porque existe uma diferença entre não conseguir organizar melhor que outros mas, ainda assim, dar o seu melhor, e não organizar melhor que outros por falta de organização e empenho. Para isso, não há desculpa nenhuma. Vocês marcam os concursos na altura que vos der mais jeito, vocês organizam da maneira que acham melhor desde que isso não vá contra as regras do fórum, portanto só é de esperar que vocês se empenhem ao máximo naquilo que fazem. Nós contamos com isso, as pessoas que participam nos vossos concursos contam com isso, portanto é de esperar que vocês lhes consigam dar isso. Espero que, daqui para a frente, seja isso mesmo a acontecer em todos os concursos, não só na maior parte deles.

  • Gosto 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Snfs94G.gif

*eu a pensar marcar um concurso em setembro deste ano*

(...)

a partir de agora só poderão marcar concursos com 5 meses de antecedência

*5 meses de antecedência*

DaVonnewalkingin.gif

---

Uma brincadeira apenas. :P Concordo com tudo o que foi dito, embora já não participe tão afincadamente nos concursos do aTV como participava. Os concursos têm que ser pensados e bem executados, principalmente. Muitos dos concursos não resultam porque simplesmente têm o seu regulamento ou planeamento desastrosamente mal feito. Não digo isto como organizador de concursos, porque nem organizo (não considero o especial ESC um concurso, não é nada ao par de muitos que aqui são feitos), mas sim como participantes de vários que aqui já foram feitos. Mas digamos que lidar com pessoas também não é a melhor coisa do mundo - aliás lidar com um bando de gente da Internet tem os seus imensos pontos negativos. Portanto o problema também passa por aí. Mas pronto, espero que seja uma pequena reviravolta nos concursos do Fórum e que o antigo fervor volte. :P 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/07/2017 at 15:31, Ruben Fonseca disse:

Não estou a dizer isto à toa, muito menos porque é bonito dizer-se. É nosso trabalho aprovar os concursos e, quando eles não resultam (não me refiro a falhas ocasionais, isso acontece a todos, refiro-me mesmo a todo o concurso ser um desastre devido à falta de organização) não é que nos passe ao lado. Não gostamos de ver concursos a falharem, até porque eles são um dos motores de interatividade do fórum. É por isso que digo, pensem bem se têm capacidades para organizar um concurso e, acima de tudo, pensem bem se o resultado daquilo que têm é suficiente para que valha a pena terem pessoas a perderem o seu tempo para participarem. Não é só o nome no calendário que conta, não é só ter umas ideias porreiras que contam, conta essencialmente o empenho e a organização. Quando se vê concorrentes a fazer o trabalho do organizador porque o organizador não está disponível numa data que ele marcou com meses de antecedência, é porque algo está mal. Quando se vê organizadores a mandarem exatamente as mesmas informações de um concurso que falhou no ano passado em diversos aspetos e que nem teve concorrentes mínimos para começar, é porque algo está mal e algo precisa de ser mudado.

 

Antes de mais quero dizer que concordo plenamente com tudo o que disseste no teu post :) Segundo, percebi claramente a quem te dirigias no que meti a negrito, e tens toda a razão, eu admito que falhei em diversos aspetos no referido concurso, organizado pelo Visky e por mim. Claro que poderia dar desculpas como por exemplo que foi o meu primeiro concurso no fórum e tal mas eu sei que quem teve culpa também fui eu, por não me ter dedicado talvez a 100% ao mesmo, e não ter estado presente em alguns momentos importantes (felizmente o Visky deu e muito bem conta do recado, assim como tu e a Ana Maria Peres, nos papéis de jurados). Além disso, pus-me com várias ideias que não faziam parte da versão original e talvez não as tenha preparado muito bem. Pois bem, o que está feito está feito e espero que este ano as coisas corram melhor, vou fazer por isso, pelo menos da minha parte. Pronto, está dito. E obrigado Ruben por, apesar de tudo, teres deixado passar o concurso para uma nova edição este ano :) 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 2 minutos, Gabriel_C disse:

Era um concurso novo. :yes: Infelizmente a nossa disponibilidade acabou por ficar pior agora em agosto, então achámos melhor cancelar. Pode ser que para o ano dê para voltar com o concurso. :yes:

Pois, compreendo :) Eu também dificilmente iria poder participar nessa altura. :no:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...