Jump to content

Animax


Rdrigx

Posts Recomendados

Infelizmente, tenho que criar isto nos Arquivos. RIP Animax.

Animax (アニマックス, Animakkusu?) foi um canal português cuja programação era composta por conteúdos dedicados ao setor juvenil, tais como animes, séries, reality shows e programas sobre filmes e videojogos. Operando sob a marca internacional Animax, de origem japonesa, foi o primeiro canal no mundo dedicado somente à exibição de animes, embora alguns Animax que ainda existem já transmitam também programas de imagem real. Os seus acionistas incluem Sony, Sunrise, Toei Animation, TMS Entertainment e Nihon Ad Systems. Atualmente, o canal está presente no Japão, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Sudeste Asiático, Alemanha, Roménia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Índia, Canadá e EUA. Desde 2012, a Sony Pictures Entertainment tem lançado, em diversos países da Europa Central, um spin-off do canal AXN chamado AXN Spin, que partilha a identidade visual e o género de programas emitidos pelo Animax noutras regiões. Isto em Portugal não aconteceu. Foi substituído pelo AXN Black que dizia que "iria re transmitir certos animes do Animax" mas nada disso aconteceu.

Em Portugal e Espanha, o Animax começou por ser um bloco de programação do AXN, chamado Zona Animax, que se iniciou a 20 de outubro de 2007 e terminou em setembro do ano seguinte.

Em fevereiro de 2011 foi anunciada a intenção da Sony Pictures Television International de realizar uma alteração significativa no Animax, passando pela mudança de nome, identidade e programação. A partir do dia 15 de abril, começou a ser exibido no canal um vídeo promocional que dava a conhecer o nome do seu sucessor, AXN Black, e a data da sua estreia, 9 de maio. Este foi apresentado à imprensa no dia 4 e, no dia 9, por volta das 09:00, o Animax terminou as suas emissões em Portugal, tornando-se esta a terceira região no mundo a abolir o canal, após a África do Sul, em 31 de outubro de 2010, e a América Latina, em 1 de maio de 2011.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda me lembro do Animax :( Foi aqui que vi pela primeira vez um dos animes que levo até hoje no meu coração: NANA

Infelizmente eles destruiram o canal quando começaram a colocar séries americanas e a diminuir os animes.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

The Rise and Fall of Animax:
Era uma vez, numa bela cidade da Venezuela, um empresário chamado Gustavo Cisneros, dono de imensas empresas (e do canal venezuelano Venevisión, produtor de telenovelas de renome), decide entrar no mercado geral da televisão por cabo da América Latina nos anos 90. Em 1996, cria o canal Locomotion, e daí a pouco tempo passou a ser transmitido para Espanha através da Vía Digital (e em Portugal na oferta satélite da TV Cabo, que "partilhava" alguns canais ao estar no mesmo satélite - também na Cabovisão). O Locomotion na altura era emitido em português do Brasil (acho que em Espanha emitiu em espanhol da América Latina) e o canal era, inicialmente, uma espécie de concorrência aos grandes canais infantis. O canal amadureceu em 1999 e passou a ter um perfil compreendendo of 14 e os 35 anos. Um canal cool, underground, e possuidor de muitas séries que não se viam noutros canais.

O prato forte do Locomotion era o anime, sem censura, em particular nos horários da noite. Passaram os anos e o canal passou a emitir exclusivamente anime, e mudou de mãos duas vezes - para a PRAMER da Argentina (durante menos de um ano) e por fim, à Sony, onde o Animax veio parar para o mercado da América Latina. A mudança aconteceu por lá em 2005.

Dois anos depois, o AXN português (e o espanhol também?) adicionam à sua grelha a "Zona Animax", que passava aos fins-de-semana à tarde, onde eram transmitidos animes com legendas em português. Em Abril de 2008, o Animax em Espanha e Portugal torna-se independente e chega a Portugal como exclusivo da MEO. Só passou um ano até à sua chegada para a ZON. No mesmo ano emitiu os únicos animes dobrados do canal: Os Cavaleiros do Zodíaco (que eventualmente passou para a original legendada, dava após Initial D) e Shin-Chan, na sua integralidade, por via da LUK Internacional (que licenciou o Amassando Ja-Pão).

Em Maio de 2010, mais ou menos na mesma altura que na América Latina, o canal muda de imagem radicalmente. Foram adicionadas séries como "Van Helsing" e um tal programa sobre videojogos (In The Cube) péssimamente dobrado em português de Portugal. O Shin-Chan manteve-se, mas o canal em si não, e o golpe foi dado quando a equipa espanhola da Sony/AXN anunciou o fim do canal em Portugal, outra vez, mais ou menos na mesma altura do que na América Latina.

Enquanto que a Sony Spin continuou, ocasionalmente, com a emissão de animes durante os horários da madrugada, o AXN Black não conseguiu tal feito. Em Espanha o canal persistiu heroicamente até ao fim de 2013, onde o canal estava a ser abandonado (nos últimos meses passavam quatro animes, depois dois nas últimas semanas, o último era o Amassando Ja-Pão).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...