Jump to content

Roque Santeiro


R.M

Posts Recomendados

Como não achei o tópico da novela resolvi criar um, tava vendo o site da globo on (o viva da globo na Africa), e vi que eles vão reprisar roque santeiro a partir do dia 18 no lugar de celebridade as 22h00 em comemoração ao aniversario de um ano do canal, acho que seria uma boa opção para o horário de historia de amor quando ela acabar, e vocês o que acham? lembrando que aqui no Brasil a novela foi reprisada em 2011 no viva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, AGUI lovers disse:

Novelas antigas são todas muito lentas. Tentei ver Roque Santeiro, mas não consegui devido à lentidão! Depois fui ver o final e estava basicamente tudo na mesma! 

A sério? Todas as pessoas mais velhas lembram-se dessa novela... Sempre pensei que podia ser uma ótima opção para repetir na SIC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, srcbica disse:

A sério? Todas as pessoas mais velhas lembram-se dessa novela... Sempre pensei que podia ser uma ótima opção para repetir na SIC.

Saudosismo. Quantos programas já não vi e por estar numa altura boa da vida e tal anos mais tarde senti saudades. Às vezes até sinto saudades dessa novela pelos escândalos da Porcina e do Sinhozinho.

Editado por AGUI lovers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, AGUI lovers disse:

Saudosismo. Quantos programas já não vi e por estar numa altura boa da vida e tal anos mais tarde senti saudades. Às vezes até sinto saudades dessa novela pelos escândalos da novela.

Mas achas que valeria a pena uma repetição na SIC? Na Globo NOS de certeza que valeria a pena, é um canal da tv cabo, mas na SIC é preciso fazer mais uns pontos de rating e share.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, srcbica disse:

Mas achas que valeria a pena uma repetição na SIC? Na Globo NOS de certeza que valeria a pena, é um canal da tv cabo, mas na SIC é preciso fazer mais uns pontos de rating e share.

Ver na internet é completamente diferente de ver na TV, pois na internet tens imensas coisas que podes ver e podes passar tudo para a frente por isso muitas novelas ficam chatas. Eu sugeria era que pusessem Celebridade ou uma novela do género.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, AGUI lovers disse:

Ver na internet é completamente diferente de ver na TV, pois na internet tens imensas coisas que podes ver e podes passar tudo para a frente por isso muitas novelas ficam chatas. Eu sugeria era que pusessem Celebridade ou uma novela do género.

Ah mas "Celebridade" não é assim tão recordada quanto "Roque Santeiro". Para alavancar o horário tem de ser uma novela com uma boa história e que puxe pela saudade das pessoas, principalmente quem vê mais tv àquela hora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como Vale Tudo. Dizem que é a melhor novela brasileira, mas se contarmos com a qualidade não pode ser. A história tem um longo enrolamento pelo meio e é tudo escuríssimo, tem vários erros de produção e alguns personagens são muito irritantes. Mas também isto tudo foi há décadas atrás e há décadas atrás era uma ótima novela, no entanto houve muitos avanços.

há 2 minutos, srcbica disse:

Ah mas "Celebridade" não é assim tão recordada quanto "Roque Santeiro". Para alavancar o horário tem de ser uma novela com uma boa história e que puxe pela saudade das pessoas, principalmente quem vê mais tv àquela hora.

Nas duas repetições que houve no Brasil a novela foi um fracasso. 

Acho que a SIC devia comprar algumas novelas alguns cortes em vez de completamente inteiras. Se ela se preocupasse mais em dar bons programas ao público em vez de receber dinheiro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu particularmente vi a novela apenas pela péssima edição da globo marcas, digo péssima porque do meio da novela para o final não da para entender mais nada, porem e ate uma boa novela, só peca apenas pelos desfechos dela, tirando o do zé das medalhas, os outros desfechos foram péssimos, ainda bem que no DVD tem o segundo final, que ainda conserta um pouco a burrice que o Dias Gomes fez, porem o que o @AGUI lovers disse e verdade com relação as reprises aqui no Brasil, a primeira delas na sessão aventura em 1991 pelo que sei, não fez feio deu ate uma boa audiência. o fracasso só veio 09 anos depois em 2000, a globo fez um bom alarde incluindo ate belíssimas chamadas para a re-reprise de Roque Santeiro, dessa vez no vale a pena ver de novo, uma reprise ate ousada levando em conta o ano de produção, ha quem diga que o motivo do fracasso tenha sido a qualidade de imagem coisa que eu discordo plenamente ate porque se fosse assim a gata comeu também teria fracasso e esta fez sucesso, mas acho que foi simples fato da trama ser um pouco parada ou não convencer a nova geração, para quem tinha mais de vinte anos, certamente vibrou na época, mas quem era criança ou adolescente deve ter estranhado muito, mas ate que para uma reprise fracassa esta teve ate uma boa edição, 145 Capítulos ficou de bom tamanho, agora a reprise do viva 10 anos depois em 2011 foi alvo de reclamação pelo fato da novela ter saído em DVD um ano antes, apenas por isso, ao meu ver Roque Santeiro e uma boa novela, mas superestimada ao extremo, ai em Portugal e uma boa pedida, para quem viu rever, e para quem não viu tirar suas conclusões.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
há 1 minuto, João 94 disse:

Está confirmado? Eu vi uma publicação no face da Globo Portugal mas era apenas a recordar a novela...

Sim, já está no site da Globo PT:

"Roque Santeiro" estreia dia 28 de novembro no canal Globo. A novela será transmitida de segunda a sexta-feira, às 17h.

http://globointernacional.globo.com/GloboPortugal/Paginas/o-classico-da-globo-roque-santeiro-regressa-a-televisao-portuguesa.aspx

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Desde que terminei A Próxima Vitima, resolvi maratonar Roque Santeiro no Globoplay, não é a primeira vez que vejo a trama em si, mas a integra dela sim, em duas semanas vi quase 50 capítulos e muita coisa que eu pensava sobre a trama mudou muito nesse primeiro momento.

1 - Eu não lembrava que os poderosos de Asa Branca desconheciam o fato que Roque Santeiro estava vivo, toda aquela farsa da viúva Porcina eu sempre pensei que fosse algo organizado por todos, mas vi que foi coisa apenas do Sinhozinho Malta e dela, e que sim eles imaginavam que o Roque estava morto.

2 - O momento que Roque relata ao padre que tinha dado o gibão dele a um desconhecido que estava machucado na igreja no dia que ele fugiu de Asa Branca explica todo o mal entendido e eu não lembrava dessa parte também.

3 - Nesses quase 50 capítulos iniciais que vi deu pra perceber porque Roque Santeiro foi uma trama atípica nos anos 80 e bateu recordes de audiência, o texto acido do Dias Gomes e do Aguinaldo Silva contribuíram muito pra isso, alias pra quem adora memes, em cada capítulo da pra tirar varias partes de humor, principalmente as que aparecem o cego Jeremias que teve quase todas as suas cenas limadas no compacto do DVD, um verdadeiro crime pois o humor irônico dele foi justamente o que roubou a cena em vários capítulos.

Eu to na parte da trama em que a Marilda entrou pra infernizar a vida do Roberto Matias, o beato salu foi internado, e o Zé das Medalhas ta iludido com seu novo negocio, outro detalhe também, na edição do DVD o Roque se reencontrava com o Zé das Medalhas logo depois de todo aquele carnaval que foi a saída dele do hotel, indo pra casa da viúva Porcina e reencontrando o pai dele, vendo a integra da trama percebi que esse reencontro ainda vai demorar pra acontecer, primeiro que ele teve uns encontros bem nada a ver com a mulher dele a Lulu, e outra porque ele não lembra do nome dele, e por apelido também não liga o nome a pessoa, esses detalhes foram limados no compacto do DVD.

Ainda não considero Roque Santeiro aquele novelão arrasa quarteirão, porém não posso dizer que é superestimada como pensava há 10 anos atrás, ainda tem muita coisa pra ver e eu ainda vou voltar a comentar por aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Terminei de ver o capítulo 67 da trama, e algo que me chamou bastante atenção e me deixou reflexivo, que foi toda a sequencia do sumiço dos filhos do Zé das Medalhas, posteriormente achado um morador da vila miséria que os deu abrigo por uma noite, o delegado logo considerou o sumiço como sequestro, bastou um telefonema anonimo dizendo onde as crianças estavam pro Sinhozinho Malta juntar uma comitiva pra achar o cara e lincha-lo por algo que não fez, quando acharam ele na casa onde morava, levaram para a delegacia, o delegado ao invés de perguntar a história toda, ficou o tempo inteiro dizendo que ele era culpado, quando o cara tentou se explicar pedindo pra chamar a mulher, bastou ele dizer que ela era uma das empregadas da fabrica do Zé das Medalhas para o delegado equivocadamente concluir a esposa tava metida no meio querendo grana, o Jiló junta a galera na praça e instrui eles a fazem "justiça com as próprias mãos", quase quebram a delegacia inteira, rendem o delegado que tentou proteger o preso a todo custo, só não terminou em desgraça porque o Padre Ipólito chegou a tempo e impediu que o pior acontecesse.

Essa sequencia inteira impacta, porque infelizmente casos como esse ainda acontecem no Brasil até hoje, depois da internet então, bastou uma foto e uma fake news pra alguém ter sua vida transformada em um inferno num piscar de olhos, quando diziam que Roque Santeiro era o retrato fiel do Brasil não mentira, quase 40 anos depois e ainda não mudou absolutamente nada! 

Detalhe, o Padre Albano chegou a falar com os poderosos pra tentar conter a multidão, qual foi a resposta deles? O Zé das Medalhas claramente não acreditava na inocência do homem, o prefeito não queria se meter não perder voto e o Sinhozinho que era o único que poderia acabar com o tumulto tirou o dele da reta também, o professor Astromar era a unica voz da razão ali e o único que cuspiu verdades na cara dos poderosos, mas também ficou de braços cruzados.

Quando os meninos contaram que o cara era de fato inocente, o Sinhozinho mete essa "enganos acontecem, ainda bem que não aconteceu nada demais com o cara", todos na sala concordam, dai o Astromar novamente relembra que eles ficaram de braços cruzados, o coronel pra tirar o dele da reta de novo jogou o abacaxi no colo do delegado, e quem pensa que o Zé se redimiu pelo contrario, continuou acreditando que o casal que salvou seus filhos iriam querer extorqui-lo.

Definitivamente esse é um exemplo claro de algo que não mudou no Brasil até hoje, fazer justiça com as próprias mãos, e fazer um favor a outra pessoa pra no final ser chamado de criminoso, uma pena que isso aqui no Brasil ainda seja muito comum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

To no capítulo 75, incrível como a trama principal ta parada, a Mocinha ainda não descobriu que o Roque ta vivo, a Porcina continua enrolando o Sinhozinho Malta e em duvida se larga o coronel de vez pra ficar com o Roque, e definitivamente o núcleo do cinema é um porre total, durante uma parte da trama até garantiu algumas cenas de risada, mas o simples fato de todo capítulo acontecer alguma coisa que atrasa a filmagem ta dando nos nervos já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que este tópico estava fechado:riso:

Eu acabei de ver Roque Santeiro há uns meses. Não vi seguido, porque como dizes @R.M a trama é realmente muito parada (sobretudo se compararmos com as novelas de hoje em que o ritmo foi acelerando). Comecei a ver ainda antes do COVID, mas fui deixando várias vezes e retomei a sério há cerca de 6 meses a última metade. Tinha muita curiosidade de assistir a novela porque foi a novela de mais audiência na história do Brasil e uma das mais vistas (se não mesmo a mais vista) em Portugal.

Acho que o principal atractivo da história é a crítica social através do humor que se faz à sociedade brasileira: a crendice numa historieta qualquer, o papel dos coronéis que influenciam muito mais que os próprios políticos (meros fantoches nas mãos dos coronéis), a velha contra a nova Igreja (não por acaso a Teologia da Libertação nasceu na América do Sul e teve no Brasil um papel determinante) entre outros.

Agora em relação ao decorrer da trama acho a narrativa parada sobretudo em certas fases da história, mas claro eram os anos 80 e a teledramaturgia era o que era na altura.

Em conclusão é uma novela agradável de se ver e entendo o facto de ter tido uma audiência enorme e de ter uma quantidade enorme de personagens lembrados até aos dias de hoje, até porque a construção dos personagens é um dos pontos fortes da trama e a principal razão para ter tido tanto sucesso. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tô na metade da trama, o núcleo do cinema mais parado do que nunca, o Roque finalmente vai se encontrar com a mocinha, e a trama dele com os poderosos ainda continua no chove não molha, hora querem convence-lo a ir embora de Asa Branca, depois querem dar um fim nele, agora uma coisa que eu reparei nesse tempo todo foi o fato de que até agora nunca rolou um beijo pra valer do Sinhozinho Malta com a Porcina, e isso porque são noivos, alguém sabe dizer se o Lima Duarte tinha condições pra dar beijo técnico? Porque realmente esse detalhe chamou muito a atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, R.M disse:

Tô na metade da trama, o núcleo do cinema mais parado do que nunca, o Roque finalmente vai se encontrar com a mocinha, e a trama dele com os poderosos ainda continua no chove não molha, hora querem convence-lo a ir embora de Asa Branca, depois querem dar um fim nele, agora uma coisa que eu reparei nesse tempo todo foi o fato de que até agora nunca rolou um beijo pra valer do Sinhozinho Malta com a Porcina, e isso porque são noivos, alguém sabe dizer se o Lima Duarte tinha condições pra dar beijo técnico? Porque realmente esse detalhe chamou muito a atenção.

Os dois, sendo pai e filha, na vida real, não queriam dar um beijo na boca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, srcbica disse:

Os dois, sendo pai e filha, na vida real, não queriam dar um beijo na boca.

Ah? Você fez confusão amigo, os dois não são pai e filha não kkkkkkj os sobrenomes são os mesmos mas não são nem parentes, ele tem uma filha no meio artístico sim, mas é a Débora Duarte.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, R.M disse:

Ah? Você fez confusão amigo, os dois não são pai e filha não kkkkkkj os sobrenomes são os mesmos mas não são nem parentes, ele tem uma filha no meio artístico sim, mas é a Débora Duarte.

Meu pai amado! Eu juro que ouvi que uma vez pai e filha fizeram casal numa novela antiga, então eu pensei que fossem esses dois!:drama:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/04/2023 at 09:14, thass_hot disse:

Pensava que este tópico estava fechado:riso:

Eu acabei de ver Roque Santeiro há uns meses. Não vi seguido, porque como dizes @R.M a trama é realmente muito parada (sobretudo se compararmos com as novelas de hoje em que o ritmo foi acelerando). Comecei a ver ainda antes do COVID, mas fui deixando várias vezes e retomei a sério há cerca de 6 meses a última metade. Tinha muita curiosidade de assistir a novela porque foi a novela de mais audiência na história do Brasil e uma das mais vistas (se não mesmo a mais vista) em Portugal.

Acho que o principal atractivo da história é a crítica social através do humor que se faz à sociedade brasileira: a crendice numa historieta qualquer, o papel dos coronéis que influenciam muito mais que os próprios políticos (meros fantoches nas mãos dos coronéis), a velha contra a nova Igreja (não por acaso a Teologia da Libertação nasceu na América do Sul e teve no Brasil um papel determinante) entre outros.

Agora em relação ao decorrer da trama acho a narrativa parada sobretudo em certas fases da história, mas claro eram os anos 80 e a teledramaturgia era o que era na altura.

Em conclusão é uma novela agradável de se ver e entendo o facto de ter tido uma audiência enorme e de ter uma quantidade enorme de personagens lembrados até aos dias de hoje, até porque a construção dos personagens é um dos pontos fortes da trama e a principal razão para ter tido tanto sucesso. 

Em portugal a novela passou em versão internacional, já quando repetiu na sic também foi... tal e qual como tieta. o que faz com que nós tenhamos uma memória muito melhor da novela. Penso que ambas deram em cerca de 130 episódios o que faz com que o ritmo lento e a barriga das novelas não se note muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/05/2023 at 10:59, AndreRob disse:

Em portugal a novela passou em versão internacional, já quando repetiu na sic também foi... tal e qual como tieta. o que faz com que nós tenhamos uma memória muito melhor da novela. Penso que ambas deram em cerca de 130 episódios o que faz com que o ritmo lento e a barriga das novelas não se note muito.

Da 1ª vez é impossível a novela ter 130 episódios: começou dia 12 de outubro de 1987 e acabou a 3 de agosto de 1988 ou seja esteve quase 10 meses no ar. 5 episódios por mais de 40 semanas é só fazer as contas: deu a versão original de 209 episódios. Quando foi reposta na SIC em 1993 acredito que sim já que deu entre julho de 93 e janeiro do ano seguinte.

Não vi muitas novelas dos anos 80 mas pelo que tenho entendido o ritmo das novelas quer portuguesas quer brasileiras foi aumentando ao com o passar do tempo. por curiosidade uma das inovações de NCT na teledramaturgia portuguesa foi o ritmo mais acelerado. (na altura pouco entendia de novelas mas lembro-me de comentar com colegas "que estava sempre alguma coisa a acontecer").

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 06/05/2023 at 05:59, AndreRob disse:

Em portugal a novela passou em versão internacional, já quando repetiu na sic também foi... tal e qual como tieta. o que faz com que nós tenhamos uma memória muito melhor da novela. Penso que ambas deram em cerca de 130 episódios o que faz com que o ritmo lento e a barriga das novelas não se note muito.

A versão internacional dela tem 185 capítulos, porém não é comercializada mais, creio que a última exibição dessa edição tenha sido na reprise do GNT em 2001, a reprise recente da Globo Portugal em 2016 já era numa edição bem mais enxuta que foi feita para o Globo ON na África e aproveitada pela Globo PT no mesmo ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, R.M disse:

A versão internacional dela tem 185 capítulos, porém não é comercializada mais, creio que a última exibição dessa edição tenha sido na reprise do GNT em 2001, a reprise recente da Globo Portugal em 2016 já era numa edição bem mais enxuta que foi feita para o Globo ON na África e aproveitada pela Globo PT no mesmo ano.

Talvez tenha sido essa versão internacional... eu tenho ideia que a rtp durante muito tempo só dava as versões internacionais até porque exibia depois de terminarem no brasil e não havia edição de episódios como se faz hoje. Acho que só no inicio dos anos 90 começaram a dar versões completas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...