Jump to content

SIC Comédia


Ambrósio

Posts Recomendados

SIC Comédia foi um canal temático da cadeia televisiva SIC, especialmente desenvolvido para a rede cabo/satélite, cujas emissões se iniciaram no dia 18 de Outubro de 2004, terminando a 31 de Dezembro de 2006.

Este canal surgiu em substituição do SIC Sempre Gold inclusivamente, as sitcoms que este canal emitia transitaram para o SIC Comédia.

Outras, cuja transmissão já tinha terminado nos canais SIC Radical e SIC Mulher iniciaram neste canal a sua repetição. Além destas sitcoms, o canal também transmitidas britcoms já emitidas noutros canais de televisão portugueses.

Alguma produção antiga da SIC ligada ao humor foi também retransmitida neste canal.

Quanto a programação inédita em Portugal, o canal emitiu dois talk-shows norte-americanos, The Tonight Show with Jay Leno e Late Night with Conan O'Brien, e ainda o prestigiado Saturday Night Live, antes disponíveis apenas em canais de língua estrangeira e sem legendas em português, inicialmente no canal NBC Europe e posteriormente no CNBC Europe.

A Sic Comédia contou também com as prestigiadas sitcoms 'Allo 'Allo!, ALF, Everybody Loves Raymond, Cheers, Frasier, Caroline in the City, Whoopi e Seinfeld, bem como alguma produção própria.

Fonte: Wikipédia

 

P.S. O Fim do Canal

Foi anunciado no início de Dezembro de 2006 que o canal SIC Comédia seria retirado da grelha da TV Cabo Portugal, a partir de 31 de Dezembro de 2006[4] , surgindo prontamente uma petição online para a reconsideração desta decisão.

Apesar de assinada por mais de 3000 espectadores descontentes, a petição de nada serviu; à meia noite de 31 de Dezembro de 2006 para 1 de Janeiro de 2007 o canal deixou de emitir, na TV Cabo como em todos os outros operadores. Everybody Loves Raymond foi a última série que o canal transmitiu. A programação humorística do canal agora pode ser vista tanto na SIC Mulher como na SIC Radical como também em outros canais por cabo (como a RTP Memória).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, srcbica disse:

Se o canal era de facto um sucesso, por que acabou? @LFTV, sabes a razão?

P.S.: @Ambrósio, o +TVI também já não existe.

Eu não sei qual foi a razão. Só me lembro que a TV Cabo queria acabar com um dos canais da SIC. Inicialmente falou-se que seria a SIC Mulher a acabar, mas depois decidiram que seria a SIC Comédia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LFTV disse:

Essas notícias surgiram assim sem mais nem menos. Ainda devem ter demorado uns meses a decidir talvez. 

A única razão que me está a vir à cabeça é que a TV Cabo precisava de diminuir o dinheiro que dava à SIC pelos seus canais e para benefício da TV Cabo, a SIC resolveu retirar o canal que tinha mais audiência, o que não parece fazer muito sentido...:dontknow:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, srcbica disse:

A única razão que me está a vir à cabeça é que a TV Cabo precisava de diminuir o dinheiro que dava à SIC pelos seus canais e para benefício da TV Cabo, a SIC resolveu retirar o canal que tinha mais audiência, o que não parece fazer muito sentido...:dontknow:

A SIC Comédia era o canal menos visto da SIC. Embora ganhasse algumas vezes à SIC Mulher. A SIC nem queria o fim da SIC Comédia mas foi obrigada pela TV Cabo a tal.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/pais/165718-sic-comedia-e-canal-rentavel-e-viavel

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LFTV disse:

A SIC Comédia era o canal menos visto da SIC. Embora ganhasse algumas vezes à SIC Mulher. A SIC nem queria o fim da SIC Comédia mas foi obrigada pela TV Cabo a tal.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/pais/165718-sic-comedia-e-canal-rentavel-e-viavel

Ah ok peço desculpa, no tópico das "Memórias SIC" eu entendi que era o segundo mais visto, atrás da SIC Mulher.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, LFTV disse:

A SIC Comédia era o canal menos visto da SIC. Embora ganhasse algumas vezes à SIC Mulher. A SIC nem queria o fim da SIC Comédia mas foi obrigada pela TV Cabo a tal.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/pais/165718-sic-comedia-e-canal-rentavel-e-viavel

Incrível como os tempos mudaram: agora é ao contrário, são os operadores que sustentam o flop da SIC Caras...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, srcbica disse:

Se o canal era de facto um sucesso, por que acabou? @LFTV, sabes a razão?

P.S.: @Ambrósio, o +TVI também já não existe.

Sim eu sei mas isso era o que estava na wikipédia, não reparei bem xD Já edito.

há 1 hora, LFTV disse:

Eu não sei qual foi a razão. Só me lembro que a TV Cabo queria acabar com um dos canais da SIC. Inicialmente falou-se que seria a SIC Mulher a acabar, mas depois decidiram que seria a SIC Comédia.

Mais valia ter sido a SIC Mulher a acabar xD Faz falta um canal destes de comédia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Agora mesmo, Visky disse:

Para isso tinha que produzir alguma "comédia" não? coisa que nem na generalista faz....

Podiam repetir alguns programas e séries da SIC e produziam alguns programas para o canal e emitiam séries e programas estrangeiros também. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

A tua história de subestação - capítulo 7: SIC Gold e SIC Comédia (parte 2: SIC Comédia)

Depois de quatro anos à procura de uma identidade fixa, da qual teve duas reformulações basilares, a SIC Gold, canal que pouca audiência teve de entre o universo de canais SIC, forçou a sua mudança para a SIC Comédia. A SIC Comédia foi o primeiro (e único) canal de comédia 100% português (hoje há a FOX Comedy mas a grelha é inteiramente estrangeira) e veio preencher uma das 1001 lacunas da indústria da televisão por cabo em Portugal. A própria SIC já encheu outras lacunas com a SIC Gold, a SIC Radical e a SIC Mulher. A SIC Notícias? Bem, direi apenas que era, na prática, uma reformulação do primeiro canal de notícias português que de uma assentada só era o primeiro canal "local mas nacional" da televisão por cabo.

A SIC Comédia teve o seu lançamento a 18 de Outubro de 2004. Só não sei se o canal esteve em modo experimental ou se no dia anterior ainda dava a SIC Gold e no dia seguinte fizeram a mudança (aposto que foi uma daquelas mudanças repentinas). Tenho mais algumas memórias deste canal se compararmos à segunda fase da SIC Gold (e também se compararmos aquela fase com a primeira).

A grelha da SIC Comédia era composta por séries de comédia do espólio da SIC e conteúdo comprado do Reino Unido e dos EUA. A SIC já tinha um vasto espólio na altura: séries do Camilo de Oliveira, repetições do HermanSIC da semana, Não há Pai!, O Programa da Maria (vou fazer uma THdS sobre esta série), entre outros. O canal também produziu alguns programas próprios como o Biqueirada, o Prazer dos Diabos ou o Quadrado das Bermudas. O Biqueirada era um programa de futebol em directo, o Quadrado das Bermudas era uma série e o Prazer dos Diabos era um talk-show, algo como o Irritações da SIC Radical mas com conteúdo (a sério). Havia outro programa de tal índole, as Conversas Ribeirinhas, apresentadas por Pedro Ribeiro (da Comercial e o inventor das "piadas ribeirinhas"). Eis um excerto do Quadrado das Bermudas (com genérico e tudo):

Antes de alguns programas havia uns separadores com caixas. Havia o do "Importado" que dava, obviamente, antes das séries estrangeiras e o "A Exportar" que dava antes das séries portuguesas. Só não sei se dava antes das séries do canal ou se dava na generalidade das séries portuguesas.

Tenho algumas memórias do canal: no inverno de 2006, via O Programa da Maria e fiquei fã. Também dos separadores que já aqui mencionei e de uma ou outra série estrangeira (Caroline in the City, por exemplo). Havia também os talk-shows da NBC e o Saturday Night Live, que deu pela última vez em Portugal na FOX (e só a temporada 2008-2009, que depois foi transferida para a extinta FOX:NEXT).

Agora vamos à pior parte disto: porque é que o canal fechou?

No ano de 2006, a PT Multimédia e a SIC estavam a tentar renegociar a oferta de canais por cabo da SIC. A opção inicial era fechar a SIC Mulher ou limitar a sua cobertura às operadoras locais e à Cabovisão, de modo a que o canal não chegasse nem ao norte nem aos Açores nem à Madeira. O canal foi salvo mas decidiram sacrificar um outro, o Viver (que já falei) uma vez que estava cheio de problemas técnicos de imagem que parecia estar feito num vídeo amador. Em Novembro, falharam as negociações da SIC com a Cabovisão e as oportunidades de sobrevivência caíram pelo cano abaixo (referenciando um filme que saiu na altura em que a SIC Comédia estava quase à beira do colapso). Inúmeras figuras como o Nuno Markl mostraram o seu pesar e o próprio Markl quis propor ao Ricardo Palacin (director da SIC Comédia) para que os últimos momentos consistissem nele e no Francisco Palma - este com o seu alter-ego de Orlanho Panhões, personagem secundária dos sketches do Markl no Prazer dos Diabos - vestidos com fatos de macaco laranja com o Panhões a dar a machadada final (literal) no último minuto de vida deste canal. Tal não foi concretizado e a emissão fechou com Everybody Loves Raymond, até que alguém supostamente desligou logo à meia-noite sem cerimónias. Era o décimo canal mais visto por cabo, tinha audiências, tinha lucro, até o Penim não queria o seu fecho, mas o contrato não avançou e Portugal privou-se das repetições do Seinfeld e de programas portugueses promissores.

O seu conteúdo foi repartido entre a SIC Mulher e a SIC Radical.

Entretanto, a SIC Radical continuou a investir aos poucos em conteúdo digno da SIC Comédia - por exemplo a série Compromissos Comerciais - que, se a SIC Comédia ainda existisse, teria dado no canal que nunca deveria ter sido extinto. Entretanto veio o Pedro Boucherie Mendes e estragou a reputação original da SIC Radical, que converteu o canal juvenil num canal para "homens". E com isto deixo uma pergunta: o que é que o Boucherie faria com este canal?

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 anos depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...