Jump to content

O Futuro da Televisão


TheSecret

Posts Recomendados

Onde vês as audiências da TV espanhola?

 

No site formula tv. O top 5 da passada semana dia-a-dia:

 

Domingo

1 - Salvados (3.905.000) - La Sexta serie

2 - El Peliculon (2.621.000) - Antena 3 filme

3 - Aida (2.574.000) - Telecinco serie

4 - La Pelicula De La Semana (2.469.000) - La 1 filme

5 - El Objectivo De Ana Pastor (1.939.000) - La Sexta programa de fact checking

 

Sabado

1 - El Peliculon (2.218.000) - Antena 3 filme

2 - El Blockbuster (1.665.000) - Cuatro filme

3 - Uno De Los Nuestros (1.608.000) - La 1 talent show

4 - Abre Los Ojos E Mira (1.125.000) - Telecinco magazine/programa de entretenimento

5 - LaSexta Noche (1.118.000) - La Sexta programa de debate

 

Sexta

1 - Los Mayores Gamberros (2.170.000) - Antena 3 programa humor (Gang dos Cotas)

2 - Sálvame Deluxe (1.989.000) - Telecinco magazine/programa de entrevistas

3 - Hermano Mayor: Alfonso (1.775.000) - Cuatro serie

4 - Cine (1.677.000) - La 1 filme

5 - Hermano Mayor: Fanny (1.673.000) - Cuatro serie

 

Quinta

1 - Aguila Roja (4.095.000) - La 1 serie

2 - Tu Cara Me Suena 3 (2.807.000) - Antena 3 talent show (A Tua Cara Não Me É Estranha)

3 - El Hormiguero (2.733.000) - Antena 3 programa entretenimento (O Formigueiro)

4 - El Intermedio (2.084.000) - La Sexta programa humor

5 - Hay Una Cosa Que Te Quiero Decir (1.957.000) - Telecinco programa entretenimento

 

Quarta

1 - Cine (3.235.000) - Telecinco filme

2 - Niños Robados (2.505.000) - Telecinco especial filme nacional

3 - Top Chef (2.273.000) - Antena 3 talent show

4 - El Hormiguero (2.096.000) - Antena 3 programa entretenimento

5 - El Intermedio (1.909.000) - La Sexta programa humor

 

Terça

1 - Desafio Champions (4.883.000) - La 1 futebol

2 - Vive Cantando (2.561.000) - Antena 3 serie

3 - Tierra De Los Lobos (2.042.000) - Telecinco serie

4 - España A Ras De Cielo (1.938.000) - La 1 documentário

5 - El Taquillazo (1.706.000) - La Sexta filme

 

Segunda

1 - El Tiempo Entre Costuras (5.018.000) - Antena 3 serie

2 - La Voz (3.591.000) - Telecinco talent show (The Voice)

3 - Isabel (3.023.000) - La 1 serie

4 - El Hormiguero (2.872.000) - Antena 3 programa entretenimento

5 - El Intermedio (2.152.000) - La Sexta programa humor

Editado por skizzo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Nek, mas isso é conversa e quem não sabe do que está a falar. O que não falta é variedade! 

 

Oh, não me fales assim. :(

Eu tenho andado a procurar uma série actual e ainda não me identifiquei com nenhuma.

Se me quiseres recomendar alguma, agradeço-te. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Como acho que ainda não havia nenhum tópico concreto para se falar sobre este assunto, e sendo um tema cada vez mais pertinente na nossa televisão, criei isto para falarmos do futuro da nossa televisão.

O que esperam da televisão no futuro, tendo em conta o crescimento cada vez maior do Cabo, as grelhas de programação cada vez mais monótonas e a falta de apostas que abrangem mais publico? As generalistas continuarão em queda nas audiências? As novelas deixarão de existir?

Uns exemplos de alguns temas que podem ser comentados neste tópico daqui para a frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, Ruben, por criares este tópico sobre um assunto que é importante debater.

Eu acho que no futuro, as generalistas vão ter que reformular a sua programação, torná-la mais " generalista", para abranger realmente todos os tipos de público. Se fizerem isso penso que poderão impedir a queda de audiências e recuperar grande parte do auditório perdido para a Cabo.

Quanto ás novelas, não penso que deixarão de existir. São um ícone na televisão portuguesa e fazem parte da nossa tradição, mas penso que serão reduzidas para apenas uma novela no Horário Nobre, dando origem a um serão mais diversificado.

No geral, acho que a nossa televisão tem potencial para melhorar bastante no futuro. :read:

Editado por Mundo
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novelas vão acabar de certeza, daqui a uns anos não há novelas, assim como a ficção nacional.

 

Cada vez mais os jovens portugueses só querem saber dos novos 3F, e detestam tudo o que é nacional, muitos nem dão oportunidade e até gozam com quem vê, e escusado será dizer que estes jovens são os adultos de amanhã.

 

Com o Cabo e a internet cada vez mais a crescer, não irá haver publico para rentabilizar a produção nacional, por isso esta vai acabar, as televisões poderão apostar em series internacionais, mas mesmo essas são vistas nos pcs e afins, por isso acho que a televisão vai mesmo acabar, sinceramente, não vejo saída possível. 

Editado por Joao_D
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estamos num ponto em que há uma parte considerável do público que não se identifica com a programação das generalistas, mas em que ainda não é muito viável pôr de parte o público que ainda vê (nomeadamente o mais idoso) e apostar em programas para essas faixas que foram para o cabo. Mesmo que esse público até seja mais interessante do ponto de vista comercial.

Um exemplo: está mais que visto que os talk-shows da tarde não têm grande futuro nos moldes actuais, e o cabo domina esse horário. Mas se um dos generalistas resolvesse mudar radicalmente a programação àquela hora (veremos se há algumas mudanças agora em Setembro, nomeadamente no programa do Herman) acho que os resultados iam ser decepcionantes.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que vai ser muito complicado para as televisões... tem que aparecer uma nova grande aposta. Um novo reality-show que nunca ninguém imaginou, sei lá... tem que ser uma "bomba". Mas é uma coisa que me fascina imenso, será que vai aparecer algo assim novo, e que seja um fenónemo de popularidade worldwide?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estamos num ponto em que há uma parte considerável do público que não se identifica com a programação das generalistas, mas em que ainda não é muito viável pôr de parte o público que ainda vê (nomeadamente o mais idoso) e apostar em programas para essas faixas que foram para o cabo. Mesmo que esse público até seja mais interessante do ponto de vista comercial.

Um exemplo: está mais que visto que os talk-shows da tarde não têm grande futuro nos moldes actuais, e o cabo domina esse horário. Mas se um dos generalistas resolvesse mudar radicalmente a programação àquela hora (veremos se há algumas mudanças agora em Setembro, nomeadamente no programa do Herman) acho que os resultados iam ser decepcionantes.

Concordo em absoluto, mas acho que tanto a SIC como a RTP vão mudar a fórmula do típico talk-show e farão algo mais arrojado, o que dará ainda mais expressividade à liderança da TVI.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em absoluto, mas acho que tanto a SIC como a RTP vão mudar a fórmula do típico talk-show e farão algo mais arrojado, o que dará ainda mais expressividade à liderança da TVI.

Bem, tanto SIC como RTP1 não têm muito por onde descer a essa hora. :P

Não sei como será, dependerá do registo que os programas terão. Acho que o do Herman vai ser mais sóbrio do que se pensa, e não fará muito mais que o PNC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que vai ser muito complicado para as televisões... tem que aparecer uma nova grande aposta. Um novo reality-show que nunca ninguém imaginou, sei lá... tem que ser uma "bomba". Mas é uma coisa que me fascina imenso, será que vai aparecer algo assim novo, e que seja um fenónemo de popularidade worldwide?

Acho difícil. É um pouco como o mundo da música. Hoje em dia é muito mais difícil, até para as artistas mais populares, causar o mesmo impacto que os Queen, Beatles, por aí, fizeram. No caso português, há tantos reality-shows de vários tipos, que embora causem impacto, muito dificilmente terão o mesmo impacto que o Big Brother. E depois, também há vários fatores para o sucesso/fracasso ou até mesmo impacto de um programa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao talk show da SIC, mesmo com o Baião, não acredito que seja muito melhor. Não se esqueçam duma noticia que saiu em que a produtora queria inovar e a SIC não lhe dava manobra.

Em relação ao talk show do Herman é capaz de surpreender pela positiva. Pelo menos pelo que percebi não terá histórias dramáticas nem conversas sobre doenças.

Sobre o futuro da TV em Portugal neste momento estou muito pessimista.

_

Por coincidência o Discovery Science está a dar neste momento um documentário sobre este tema. :P

Encontrei no YouTube, aqui fica:

Editado por Melendi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha visão do futuro da televisão passa por uma fusão da mesma com outros meios tecnológicos como a internet e outros elementos tecnológicos que têm sido desenvolvidos nos últimos tempos.

Cada vez mais os canais promovem-se e desenvolvem-se a partir de aplicações e sistemas existentes na internet, o que promove uma aproximação a novos públicos e a meu ver o caminho tem de ser este.

Acho que no futuro teremos uma televisão mais do momento, isto é, os programas serão desenvolvidos a partir de opiniões dos espectadores do momento que irão controlar um pouco o rumo desse mesmo programa através de aplicações desenvolvidas pelos canais. Aliás, acredito que os canais de televisão deverão avançar com parcerias com as operadoras para desenvolverem sistemas que permitam ao espectador uma interacção maior com o que se está a ver no momento.

Quanto a programação, tendo em conta que daqui a uns quantos anos grande parte dos idosos de agora já não estarão, pela força da natureza da vida, vivos e sendo eles a maior fatia fidelizada na televisão, muita coisa irá mudar para agradar novos públicos. As novelas deverão ser substituídas por outras formas de ficção mais apropriadas à nova geração, que sejam mais moldáveis ao longo da exibição, quase como um jogo controlado por nós, os talk-shows deverão ser reformulados a novos conteúdos mais interactivos, as exclusividades dos profissionais deverão terminar, os canais deverão avançar com parcerias e as generalistas deverão dar lugar a canais temáticos menores apropriados a cada tipo de públicos, isto é, um grupo de canais quer seja da RTP, SIC ou TVI, em que um será dedicado apenas a ficção, outro a entretenimento, outro a desporto, outro a notícias, outro a documentários, outro a música, entre outros exemplos. Para já isto parece meio impossível, mas acredito que no futuro, com outros meios, possa começar-se a fragmentar os canais generalistas em canais úteis e com públicos que os queiram ver, até porque as audiências das generalistas são cada vez menores e muito se deve ao facto das generalistas não conseguirem concentrar um conjunto de públicos na programação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Eu acho que com o rumo que as coisas etão a levar e com notícias como: "PEF mais um ano na antena da SIC", pode esperar-se um futuro negro, porque na minha opinião, a SIC vai tornar-se uma TVI 2.0 e a TVI vai perder a sua identidade com a aposta cada vez mais em reality shows com muita polémica  e manipulação e cada vez vai apostar menos em novelas, porque as novelas na TVI já não estão a resultar, e o que não resulta não se aposta, pelo contrário, a SIC vai ocupar esse lugar vago, com a aposta contínua em novelas portuguesas (já se fala em 2 novelas portuguesas e uma brasileira), penso que também vão com isso quebrar um pouco as relações com a Globo, e correr o risco de perder a qualidade dessas mesmas novelas, com o foco principal sendo o que dá audiência, neste caso as novelas portuguesas. A nível de talk-shows, não sei como vai ser, todas as Tv's agora têm esses formatos, mas não conseguem fazer algo que não seja virado para o 760, lá está: só pensam no dinheiro. Eu acho que no futuro, vamos ter cada vez mais reality shows polémicos na TVI, com muitas reviravoltas e muita polémica à mistura, porque é isso que dá audiências. Mas vai chegar uma altura em que as pessoas se vão fartar mesmo dos conteúdos das generalistas e nada vai resultar, e aí têm três opções: ou fecham portas, ou lutam e procuram por formatos alternativos, ou então ocorrerá uma hipotética fusão entre a SIC e TVI, numa tentativa de criar um canal com mais fundos de investimento para criar conteúdos que agradem aos telespetadores futuros.

Editado por Faded
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que com o rumo que as coisas etão a levar e com notícias como: "PEF mais um ano na antena da SIC", pode esperar-se um futuro negro, porque na minha opinião, a SIC vai tornar-se uma TVI 2.0 e a TVI vai perder a sua identidade com a aposta cada vez mais em reality shows com muita polémica e manipulação e cada vez vai apostar menos em novelas, porque as novelas na TVI já não estão a resultar, e o que não resulta não se aposta, pelo contrário, a SIC vai ocupar esse lugar vago, com a aposta contínua em novelas portuguesas (já se fala em 2 novelas portuguesas e uma brasileira), penso que também vão com isso quebrar um pouco as relações com a Globo, e correr o risco de perder a qualidade dessas mesmas novelas, com o foco principal sendo o que dá audiência, neste caso as novelas portuguesas. A nível de talk-shows, não sei como vai ser, todas as Tv's agora têm esses foramtos, mas não conseguem fazer algo que não seja virado para o 760, lá está: só pensam no dinheiro. Eu acho que no futuro, vamos ter cada vez mais reality shows polémicos na TVI, com muitas reviravoltas e muita polémica à mistura, porque é isso que dá audiências. Mas vai chegar uma altura em que as pessoas se vão fartar mesmo dos conteúdos das generalistas e nada vai resultar, e aí têm três opções: ou fecham portas, ou lutam e procuram por formatos alternativos, ou então ocorrerá uma hipotética fusão entre a SIC e TVI, numa tentativa de criar um canal com mais fundos de investimento para criar conteúdosque agradem aos telespetadores futuros.

Subscrevo na integra esta tua opinião!

Para quem está mais atento nota perfeitamente que neste momento a TVI já pouco investe e onde se nota mais é precisamente em novos filmes e séries internacionais que estão a ir para a SIC.

Se pesquisarem por notícias sobre a Prisa, elas falam por si... (ontem li uma de Outubro que não era nada animadora...)

Quando falas nos reality shows da TVI, eu concordo uma vez mais com a tua opinião mas não concordo com a postura do mesmo. Devido a tudo o que tu disseste, foi o que me fez deixar de ver o SS. Eu não considero aquilo um reality show mas sim um fake show.

O desinvestimento (em cinema, séries e desporto) que tem sido feito na TVI, faz me lembrar o que aconteceu à TV do MEO antes das notícias sobre a PT...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Porque é que não temos especiais de programas matinais assim? :dontknow:

 

https://www.youtube.com/watch?v=R_OZQgA5MIQ

 

 

No verão acho que ficava perfeito, embora o Today também costuma fazer na primavera, se não me engano. Tipo Você na TV (pego neste por ser o mais visto em Portugal, mas qualquer um servia) na rua com um convidado especial, de preferência não pimba a fazer um "concerto" durante a emissão. Não precisa de ser a andar de terrinha em terrinha como o Somos Portugal/Portugal Em Festa/Aqui Portugal, nem precisava de ser todos os dias, mas, pelo menos, um dia por semana ou assim. Tinham o programa normal, com menos lamurias vá, entrevistavam o convidado especial, passam por todos os seus anos de vida marcante, este ia cantando músicas ao longo do programa e voi lá, ficava um programa mais diferente, mais jovem, mais moderno. Temos tantos cantores bons: André Sardet, Rita Guerra, João Pedro Pais, etc, etc que podiam vir a estes programas em vez de darem atenção aqueles tristes que se acham cantores e vão fazer playback em frente de uma multidão. Até podiam ajudar a descobrir talentos jovens que ficam-se apenas pelo youtube por não lhe darem espaço. 

 

Em vez de fazerem algo assim, preferem cingir-se à fórmula que têm há mais de uma década, super desactualizada e desinteressante, serem iguais uns aos outros e apostarem nas porcarias dos programas de domingo à tarde...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...