Jump to content

O Futuro da Televisão


TheSecret

Posts Recomendados

No seguimento da sugestão duma série de época "Vikings" ou intemporal como "Ministério do Tempo" produzida pela TVI. Com ajuda de equipas profissionais que façam os efeitos visuais em 3D, podemos ter boas recriações de Lisboa antiga. (Acho tão interessante perceber como era Lisboa originalmente e antes do terramoto de 1755. O mote da história poderia haver com segredos que se descobriam através da arqueologia. Já chega de policiais e hospitais....

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma conversa que achei bastante interessante:

andrekenji • 3 anos atrás

1-) Todas as séries boas da TV americana estão na TV paga. O que rola na TV aberta americana no horário nobre são realities e sitcoms(E essas sitcoms estão bem menos sofisticadas que há uns dez anos atrás. Com exceção do The Middle e Modern Family, o material tende a ser simplório, como Two and a Half Men, não muito melhor que as novelas da Globo). A NBC é mais dependente do The Voice que a Globo, e as duas últimas tentativas de se colocar material sofisticado na TV aberta(Pan Am e The Playboy Club) deram em prejuízo imenso.

Fica dificil de comparar os dois mercados, justamente porque o financiamento duplo da maioria dos canais da TV paga permite esse tipo de série, ao contrário da TV aberta.

2-) Novela é basicamente linha de montagem, porque você tem duzentos capítulos numa tacada só, seis dias por semana. Uma novela curta da Globo tem uns 170 capítulos, TRÊS vezes mais que Breaking Bad teve em cinco temporadas. E o autor precisa seguir os grupos de pesquisa e a audiência. Autor nenhum consegue produzir material realmente bom nestas condições, é como querer fazer sushi em fábrica.

O Lauro César Muniz tem razão quando ele diz que a TV brasileira deveria rever o formato e investir em formatos mais curtos. Por outro lado, no mundo todo, novelas tendem a ser parecidas justamente pelas limitações do formato.

3-) No caso da Globo, o problema é que tudo é centralizado demais. Os mesmos diretores, os mesmos escritores, os mesmos atores fazem revezamento entre uma novela a outra, não é a toa que tudo parece pasteurizado e tudo parece ser a mesma coisa. Porque basicamente é, você tem a mesma equipe se revezando na TV. A Globo precisaria colocar mais gente de fora, e o modelo de contrato longos deveria acabar(Que no fundo é reserva de mercado que só existe porque o mercado é concentrado demais aqui no Brasil).

Precisa também se livrar das limitações do chamado Padrão Globo de Qualidade, que é coisa dos anos 70, e correr riscos.

4-) Por fim, pode-se rebater tudo o que eu escrevi em cima com um exemplo qualquer. Pode-se pegar uma novela, não série. A tal novela pode ser produzida para a TV aberta. A tal novela pode ser produzida por um país de um mercado emergente, com um PIB per capita um pouco mais baixo que o brasileiro e com população bem menor.

Peguemos, então, novela turca. Não Breaking Bad ou Homeland.

Pode notar, a novela bate fácil qualquer novela da Globo. A narrativa é mais ágil, não há exageros tanto de interpretação quanto de cenografia(Vide a cena no navio com escravos), o trabalho de câmera é bem melhor.

 

Andre S Reis andrekenji • 3 anos atrás

Esse ano a tv aberta americana se saiu melhorzinha, exemplos são Sleepy Hollow e Almost Human, podem não ser B-Bads da vida mas são muito legais, e a trama não deixa a deseja pelo q propõe a oferecer, o curioso é os criados de Sleepy e Almost criaram antes, fringe, q é uma das produções sci-fi mais legais q existem e uma das minhas séries favoritas, fringe pode não parecer mas era uma grande série. Community é excelente, vacilou na terceira temporada, mas, com Dan Harmon de volta como showrunner promente muito na nova temporada. A vários outros exemplos de ótimas narrativas na tv aberta recentemente, não precisa ter trama tão densa quando BB, Homeland ou Mad Men para ser bom e até ótimo, outros exemplos são Raising Hope e até BBtheory, q parece simplório mas com o passar das temporadas se torna uma coisa grande, bebendo da cultura pop e de termos técnicos e científicos da física e várias outras áreas.

5

Responder

Compartilhar ›

 

andrekenji Andre S Reis • 3 anos atrás

Sim, a TV aberta americana também tem coisas como Parks and Recreation e 30 Rock(Que é bastante subestimada aqui no Brasil, justamente porque mesmo o telespectador mais sofisticado não consegue pegar as referências "americanas", como as participações do Brian Williams, o âncora principal do jornalismo da NBC, e outros jornalistas, no seriado).

Mas o grosso são os seriados policiais como CSI e Law and Order(Que são tão esquemáticos e previsiveis como as novelas da Globo), os famigerados realities e sitcoms para lá de aguadas. Não é que tudo seja isso, mas o grosso é isso.

2

Responder

Compartilhar ›

Camarada Moderado andrekenji • 3 anos atrás

Recomendo a ti Person of Interest. Sem dúvida melhor série atualmente na TV aberta americana, no quesito drama. Mas como um todo, as séries americanas, seja em tv aberta ou cabo, estão muito melhores que antes. Só cego não consegue perceber isso. A questão de novela vai além do formato. Mas o formato sem dúvida é o primeiro entrave.

Responder

Compartilhar ›

 

andrekenji Camarada Moderado • 3 anos atrás

No último Emmy, no prêmio de series de drama, praticamente só haviam indicados ]da TV paga. Acho que só a Kerry Washington e Connie Britton como melhor atriz de série de drama que apareceram entre os indicados nesta categoria. Muitos prêmios nem indicados da TV aberta haviam.

O que é bom mesmo na TV americana está na TV paga, é muito dificil fazer material sofisticado para a TV paga. No caso da TV aberta, a promeniência de realities é tão forte que nem dá para comparar com o passado.

Responder

Compartilhar ›

Camarada Moderado andrekenji • 3 anos atrás

Não é só premiação que define qualidade. É também seu público. Muitas séries demoraram para serem notadas pelos prêmios e são de qualidade ímpar.

 

Responder

Compartilhar ›

 

andrekenji Camarada Moderado • 3 anos atrás

1-) Nos EUA, definir público é dificil porque o streaming via internet é algo gigante. Quando o Nielsen aplicar a aferição de audiência via internet à audiência o quadro vai mudar bastante - em parte é por isso que realities(que nunca funcionaram a contento no streaming) tem tanta vantagem na hora da audiência.

2-) Muitos dos campeões de público nos EUA não tem nada próximo de qualidade impar. Vide Duck Dinasty, Jersey Shore e The Voice. A NBC e a CBS são bastante dependentes dos seriados policiais, que são tão formulaicos quanto as novelas brasileiras.

3-) Parte do problema é que séries como Breaking Bad, ou mesmo Game of Thrones(Que é exibida na HBO, canal premium caro para cacete) tem audiência na mesma faixa ou superior ao de muitas séries na TV aberta. O último episódio de Breaking Bad teve a mesma audiência do 60 Minutes da semana passada, que teve a vantagem de pegar a audiência da NFL.

 

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-novelas-sao-um-lixo-um-diretor-da-globo-da-as-dicas/

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas porque é que comparam novelas com séries? São formatos diferentes. Há novelas boas e más, assim como séries boas e más. Ou acham que as séries americanas são todas uma maravilha? Não são. Já pra nem falar na mania que eles tem de matar personagens importantes só pra chocar o espectador, como se fosse um grande feito. E muitas séries americanas começam bem e chegam à 5a temporada completamente desgastadas e sem identidade, as personagens já nem parecem as mesmas. A novela ao menos tem principio, meio e fim. As séries pra veres o final tens que esperar 7 anos.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Forbidden disse:

Mas porque é que comparam novelas com séries? São formatos diferentes. Há novelas boas e más, assim como séries boas e más. Ou acham que as séries americanas são todas uma maravilha? Não são. Já pra nem falar na mania que eles tem de matar personagens importantes só pra chocar o espectador, como se fosse um grande feito. E muitas séries americanas começam bem e chegam à 5a temporada completamente desgastadas e sem identidade, as personagens já nem parecem as mesmas. A novela ao menos tem principio, meio e fim. As séries pra veres o final tens que esperar 7 anos.

Tenho a certeza que há muito mais novelas más, do que séries más. Se falares da realidade portuguesa, em que os plots não variam muito e os oorçamentos são ridículos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, João F. disse:

Tenho a certeza que há muito mais novelas más, do que séries más. Se falares da realidade portuguesa, em que os plots não variam muito e os oorçamentos são ridículos. 

Há séries que nem final tem e acabam em cliffhanger por exemplo, isso é muito pior que qualquer novela, que ao menos tem um final. Aliás, tu começas a ver uma série e nem sabes quando vai acabar, tanto pode ter 2 como 8 temporadas, pode ter um final ou não ter. É algo muito instável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, JDuarte disse:

Eu vou ver se vejo esse programa... mas sinceramente, a nossa tv já está tão má, que pior acho dificil, pra isso mais vale fecharem os canais e vemos só produtos estrangeiros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Forbidden disse:

Eu vou ver se vejo esse programa... mas sinceramente, a nossa tv já está tão má, que pior acho dificil, pra isso mais vale fecharem os canais e vemos só produtos estrangeiros.

Se achas que a nossa TV está má então passa uma vista de olhos pela TV espanhola...

Eu não vi ainda o programa, mas logo vou ver.

Não acho que a nossa TV esteja mal, temos boa informação (tirando algumas coisas e sem contar com a CMTV), boa ficção nacional, com boas séries na RTP e novelas com alguma qualidade na SIC e TVI, salvos algumas excepções como a AUM e assim..., e também algum entretenimento de qualidade.

Os canais, principalmente os privados fazem muito esforço para dar programas de qualidade aos seus espectadores, é certo que já não tem o dinheiro que tinham nos anos 90 e primeira década dos anos 2000, mas ainda vão tendo algumas coisas de qualidade. É certo que depois pagam ordenados milionários a algumas pessoas, isso sim não se percebe, como os supostos 60 mil € que a TVI paga à Cristina, ou os ordenados milionários que a RTP paga à Catarina Furtado e Fernando Mendes, e os da Júlia e Gabi na SIC. Enfim, mas a televisão está a passar por uma fase de incertezas e isso ninguém pode negar... O futuro é incerto...

Acho que a TV vai passar cada vez mais pelas multi plataformas e terão que inventar novas formas de fazer publicidade provavelmente, os canais terão muito desafios no futuro e isso vai ser interessante de ver.

Editado por LFTV
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Forbidden disse:

Eu vou ver se vejo esse programa... mas sinceramente, a nossa tv já está tão má, que pior acho dificil, pra isso mais vale fecharem os canais e vemos só produtos estrangeiros.

Também não é preciso exagerar... nem tudo o que é estrangeiro é melhor...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrósio disse:

Também não é preciso exagerar... nem tudo o que é estrangeiro é melhor...

Não é por ser estrangeiro (aliás, o que não falta são séries estrangeiras que são franquissimas, e outras que começam bem e chegam a meio e estragam-se), não foi nesse sentido o meu comentário. Nós tivemos ótimas novelas durante anos, mas parece que deixaram de as saber fazer. Estagnaram, é sempre a mesma coisa, não há diversidade, é tudo policial e urbano, com toques hospitalares pelo meio. Há atores que provocam dores só de os ver no ecrã e fico-me a perguntar como foram lá parar sequer. Estamos em 2017 e a TVI ainda não tem HD. Há coisas que não consigo compreender.

E quanto ao entretenimento... nem vale a pena não é? É praticamente inexistente, e o que há é low-cost e pouco interessante. Mas enfim, o programa de moda da TVI tem potencial, pode ser que saia alguma coisa daí se for bem feita, sempre é algo diferente.

E a informação... sinceramente, quem tem paciência pros telejornais deprimentes de 90 minutos, que se resumem a desgraças a acidentes?! Eu não tenho, desculpem. Eles repetem a mesma coisa 164574 vezes, e não saem do mesmo assunto durante dias consecutivos. É um mistério pra mim como os telejornais tem boa audiencia, eu prefiro ver as notícias pela net.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Forbidden disse:

Não é por ser estrangeiro (aliás, o que não falta são séries estrangeiras que são franquissimas, e outras que começam bem e chegam a meio e estragam-se), não foi nesse sentido o meu comentário. Nós tivemos ótimas novelas durante anos, mas parece que deixaram de as saber fazer. Estagnaram, é sempre a mesma coisa, não há diversidade, é tudo policial e urbano, com toques hospitalares pelo meio. Há atores que provocam dores só de os ver no ecrã e fico-me a perguntar como foram lá parar sequer. Estamos em 2017 e a TVI ainda não tem HD. Há coisas que não consigo compreender.

E quanto ao entretenimento... nem vale a pena não é? É praticamente inexistente, e o que há é low-cost e pouco interessante. Mas enfim, o programa de moda da TVI tem potencial, pode ser que saia alguma coisa daí se for bem feita, sempre é algo diferente.

E a informação... sinceramente, quem tem paciência pros telejornais deprimentes de 90 minutos, que se resumem a desgraças a acidentes?! Eu não tenho, desculpem. Eles repetem a mesma coisa 164574 vezes, e não saem do mesmo assunto durante dias consecutivos. É um mistério pra mim como os telejornais tem boa audiencia, eu prefiro ver as notícias pela net.

Ah não tinha entendido, mas o que estás a dizer é verdade, infelizmente :/

O que me irrita mais neste momento até é a informação, não tenho mesmo paciência para os nossos telejornais, sobretudo a partir das 21h quando começam a encher chouriços, literalmente... E respondendo à tua pergunta retórica que coloquei a negrito: Os meus avós... xD Não sei se vêem por ver ou porque gostam mesmo...

Ao menos a SIC no dia 27 já vai estrear uma série documental às 21, e a RTP tem noticiários mais curtos (mas ainda podiam ser mais).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, srcbica disse:

Na minha opinião, eu só não vejo televisão espanhola por uma e única razão: legendas.

A televisão espanhola não tem legendas. Mas nem é isso, a programação é fraca. Devia ter mais ficção espanhola e entretenimento de qualidade, o que é quase inexistente.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito que a televisão vai sofrer alterações... não sei até que ponto. É certo que as audiências à escala mundial estão a cair, e apenas de vez em quado, é que surge um novo hit... é a realidade. Não sei se já está tudo inventado... mas acredito que apareçam novidades, mudanças e novas formas de publicidade rentáveis. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LFTV disse:

A televisão espanhola não tem legendas. Mas nem é isso, a programação é fraca. Devia ter mais ficção espanhola e entretenimento de qualidade, o que é quase inexistente.

Pois, eu sei que não. É por isso que não vejo. Mas eu acho que a televisão espanhola até faz muita ficção. Pelo menos, as novelas de lá são autênticas soap operas.:haha: E séries também parece haver muitas. Eu até tenho "vergonha" de encher o tópico de Sugestões para a RTP2.:P Quanto ao entretenimento, não sei. Só sei que no ano passado a La Sexta tinha um programa de humor semelhante (para não dizer igual) ao "Levanta-te e Ri".

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LFTV disse:

A televisão espanhola não tem legendas. Mas nem é isso, a programação é fraca. Devia ter mais ficção espanhola e entretenimento de qualidade, o que é quase inexistente.

Eu tinha ideia que eles produziam muitas séries, mas também não vejo tv espanhola, não posso falar com certeza.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Eu tinha ideia que eles produziam muitas séries, mas também não vejo tv espanhola, não posso falar com certeza.

Eu do pouco que já vi da TV deles acho que produzem bastantes séries e muitas de qualidade, por exemplo o Cuentame, Ministerio del Tiempo. A versão portuguesa também tem muita qualidade na minha opinião. Ah, e séries de comédia, havia o Aqui No Hay Quien Viva, que deu origem ao nosso Aqui Não Há Quem Viva. Se bem que acho que lá agora tem havido pouca comédia, mas não tenho a certeza...

O que eu acho mal da TV espanhola são os demasiados programas cor-de-rosa (corazón). Se bem que aqui agora já começam mais a haver tb, tipo Flash Vidas, Passadeira Vermelha, etc. Mas ao menos os noticiários deles são mais curtos que os nossos (só não têm relógio).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Ambrósio disse:

Eu do pouco que já vi da TV deles acho que produzem bastantes séries e muitas de qualidade, por exemplo o Cuentame, Ministerio del Tiempo. A versão portuguesa também tem muita qualidade na minha opinião. Ah, e séries de comédia, havia o Aqui No Hay Quien Viva, que deu origem ao nosso Aqui Não Há Quem Viva. Se bem que acho que lá agora tem havido pouca comédia, mas não tenho a certeza...

O que eu acho mal da TV espanhola são os demasiados programas cor-de-rosa (corazón). Se bem que aqui agora já começam mais a haver tb, tipo Flash Vidas, Passadeira Vermelha, etc. Mas ao menos os noticiários deles são mais curtos que os nossos (só não têm relógio).

Eu, sempre que passo na TVE e na TV Galicia (mais nesta), apanho sempre publicidade aos produtos de ficção deles. A TV Galicia já anda com outra série de época, em breve no tópico de sugestões da RTP2.:mosking:

Editado por srcbica
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, LFTV disse:

Sim produzem séries. Mas eu acho que não fazem tanta ficção como em Portugal.

Eu até acho que produzem mais e com melhor qualidade... :S

há 24 minutos, srcbica disse:

Eu, sempre que passo na TVE e na TV Galicia (mais nesta), apanho sempre publicidade aos prosutos de ficção deles. A TV Galicia já anda com outra série de época, em breve no tópico de sugestões da RTP2.:mosking:

Eu nunca apanho publicidade por acaso xD Mas na TVG já apanhei uma série cómica cuja ação se passava numa aldeia na Galiza. Aquilo parecia Portugal, e o galego parece português também. Mas a região da Galiza assemelha-se muito ao norte do nosso país, é normal ter notado essas semelhanças!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, LFTV disse:

Sim produzem séries. Mas eu acho que não fazem tanta ficção como em Portugal.

Mas Portugal não faz muita ficção, é novelas de 1 ano (para aí 4/5 novelas no total), algumas séries, alguns filmes por ano e pronto, é isso. Não acho que seja muito.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...