Jump to content

Velho Chico


DanielNunes

Posts Recomendados

há 18 minutos, João 94 disse:

Eu também não acho que a SIC tenha espaço para este tipo de novela, mas isso não faz com que não goste dela ou a ache horrível. :| 

A novela é excelente sob todos os pontos de vista, só não é nenhuma novela urbana cheia de acção, tem o seu estilo próprio, rural e calma. Eu não posso esperar dela o mesmo que ARDJ ofereceu, são quase opostas em tudo. As pessoas precisam é de olhar para este produto e saber apreciá-lo como ele é, ela é pura poesia visual.

Pois é a tua opinião e claro que merece ser tida em conta, mas eu não fiquei minimamente impressionada com aquilo que vi, muito pelo contrário... :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 523
  • Criado
  • Última Resposta

Bom, o que ''Velho Chico'' tem de melhor é a contemplação ao amor, a vida. O que me estranha nesta novela, é a direção, muito cercada de minisséries feitas por Luiz Fernando Carvalho, como ''Hoje é dia de Maria'', ''A Pedra do Reino'' e ''Capitu'', num tão mais lúdico e poético. A novela é boa, tem potencial, mas peca nas imagens, é uma novela atemporal, quer dizer que tem um pé da a total realidade, mas não sabemos em que tempo exato a novela está, figurinos, cenários, mostram uma realidade que não é deste tempo atual, mas do século passado. O romance que na primeira fase estava presente, nesta está muito longe de acontecer, tudo flui lentamente, como assíduo das narrativas de Benedito no horário das nove, ´posso dizer que é bem assim ao estilo próprio do autor, ''Renascer'' era uma novela contemplativa, lúdica, como Zé Inocêncio, que só morria se tirasse a faca fincada na arvore de jequitibá, ou de Buba uma hermafrodita, ou Zé das Galinhas que acreditava que o diabo da garrafa iria por um ovo em uma galinha, mas, com direção de novela mesmo e não agora lúdica como está. O que está me desagradando e me frustrando é o Afrânio de Antônio Fagundes, não esperava uma mudança tão drástica de Afrânio o da primeira fase e da atual, Antônio Fagundes me lembra muito personagens já feitos por ele mesmo, como ''O Rei do Gado'', ''Porto dos Milagres'', ''Duas Caras'' e ''Tempos Modernos'' cujo papel era um líder ou um grande empresário, e com sotaques muito parecidos um com o outro. Mas vejo um amadurecimento de certos atores como Camila Pitanga que soube pegar rapidamente de Maria Tereza da primeira fase e Domingos Montagner faz de Santo um dos seus melhores personagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lendo este texto abaixo até mudei de ideia em questão da novela, e é bem pertinente se pensarmos igual esta pessoa descreve sobre a novela.

 

Não está entendendo “Velho Chico”? Leitor noveleiro ‘desenha’ pra você

velhochicobentosanto.jpeg

 

Personagens vivem em 2016, mas têm a cabeça no século 19

Muito tem se falado da discrepância do modo de vida, inclusas as roupas e objetos de cena, da fazenda do Coronel Saruê com o tempo em que a estória se passa. Para mim está tudo tão claro e lógico. A narrativa se passa nos dias de hoje, mas o estilo de vida da fazenda quer nos mostrar que para aquelas pessoas da casa grande o tempo não passou, a mentalidade deles é da época dos escravos.

velhochicoencarnacaocentenaria2

São pessoas com o pensamento arcaico, já fora da realidade, apesar de contar com alguns elementos da modernidade, como por exemplo computador. A matriarca Encarnação (Selma Egrei) é o melhor exemplo disso, da maneira como se veste ao trato com os seus empregados. É um povo parado no tempo.

Outro caso a parte é a caracterização do Coronel Saruê (Antonio Fagundes), que para mim também está em total sintonia com a proposta da novela. A diferença é gritante entre a caracterização inicial para a atualidade justamente para mostrar que aquele rapaz do começo da estória mudou tanto, a ponto de ficar irreconhecível.

velhochicofagundessantoro

Não existe mais qualquer indício daquele jovem boêmio do primeiro capitulo, tão bem interpretado por Rodrigo Santoro. O que existe agora é um senhor feudal, debochado, enorme de gordo, de uma vaidade em nível tão elevado ao ponto de se tornar ridículo. Eu pelos menos vi vários deles na votação do impeachment.

Não resta dúvida que essa novela tem um diferencial. Tudo que é colocado na tela tem uma razão para estar ali. Querem ver um exemplo: por que Dona Piedade (Zezita Matos), a mãe de Santo dos Anjos (Domingos Montagner), foi enfrentar o Coronel com uma colher de pau?

velhochicopiedadecolherdepau

Porque a única arma que ela tem é o poder de ser mãe e dona de casa, cuidadora da sua prole, e não existe representação melhor para isto que a colher de pau que ela estava usando para fazer o jantar na hora do tiroteio na fazenda Piatã. Prova que ela conseguiu convencer Dona Encarnação quando falou do filho que ela perdeu.

Na verdade as pessoas deviam assistir a novela com muita atenção, e se perguntando o que esta cena quer dizer, o que este ambiente fala sobre essas pessoas, o que esses objetos e roupas significam para os personagem que os usam.

Em nenhum momento vejo as pessoas comentarem o por quê de tal personagem agir assim, a personalidade de cada um. Não vejo resenhas na internet destacar a beleza de uma cena, ou o enredo político sempre presente nos diálogos, ou ainda como veio à tona uma série de emoções ao ouvir uma das maravilhosas músicas da trilha sonora.

Tudo que está ali, quem conhece o interior do Nordeste, está perfeitamente caracterizado, e o que é “exagero'' serve para chamar nossas atenções, não por ser erro ou falta de conhecimento de nossa realidade, mas para criticarmos o modo de vida atrasado pelo qual inúmeras pessoas ainda vivem, exploradas pelo poder dos Coronéis Saruês espalhados por aí.

Torço muito para que a novela não seja descaracterizada, e que o telespectador deixe de preguiça e interprete o que está sendo apresentado. Temos que nos acostumar a assistir a novela e não apenas ver.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o publico está cada vez mais burro, antes novelas como Terra Nostra, Rei do Gado e Pantanal rebentavam nas audiencias, agora não, só novelas recheadas de mortes é que vingam, em Portugal a mesma coisa, então aqui é capaz de esse quesito ainda ser pior, um produto para agradar o publico tem que ter sempre gente a morrer, se não é uma "seca".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JDuarte disse:

Acho que o publico está cada vez mais burro, antes novelas como Terra Nostra, Rei do Gado e Pantanal rebentavam nas audiencias, agora não, só novelas recheadas de mortes é que vingam, em Portugal a mesma coisa, então aqui é capaz de esse quesito ainda ser pior, um produto para agradar o publico tem que ter sempre gente a morrer, se não é uma "seca".

Eu definitivamente não estou incluída nesse pacote, e prova disso é a minha preferência pelas novelas das seis, cuja magia, encanto ou ternura vão muito além da "vulgaridade" em que se tornaram as novelas da noite sejam elas portuguesas ou brasileiras (produções como 'Santa Bárbara' ou 'Mulheres' ou algumas novelas das onze da Globo não contam). 'Velho Chico' é uma novela que difere consideravelmente das últimas produções de horário nobre da Globo, e merece ser tida em conta por isso, mas se a história e os personagens não me dizem rigorosamente nada, que querem que vos diga?! :|:dontknow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Maya disse:

Eu definitivamente não estou incluída nesse pacote, e prova disso é a minha preferência pelas novelas das seis, cuja magia, encanto ou ternura vão muito além da "vulgaridade" em que se tornaram as novelas da noite sejam elas portuguesas ou brasileiras (produções como 'Santa Bárbara' ou 'Mulheres' ou algumas novelas das onze da Globo não contam). 'Velho Chico' é uma novela que difere consideravelmente das últimas produções de horário nobre da Globo, e merece ser tida em conta por isso, mas se a história e os personagens não me dizem rigorosamente nada, que querem que vos diga?! :|:dontknow:

Não foi para ti que disse aquilo Maya, tens todo o direito de não gostar, e sem bem quais são os teus gostos por isso jamais aquele texto se iria referir a ti.

O texto foi para os espetadores em geral, principalmente os tugas, e digo mais não sei se Eta não seria um flop em Portugal devido a leveza da historia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JDuarte disse:

Não foi para ti que disse aquilo Maya, tens todo o direito de não gostar, e sem bem quais são os teus gostos por isso jamais aquele texto se iria referir a ti.

O texto foi para os espetadores em geral, principalmente os tugas, e digo mais não sei se Eta não seria um flop em Portugal devido a leveza da historia.

Pois mas algumas pessoas aqui do fórum ficaram um tanto ou quanto "irritadas" por eu ter proferido uma opinião "pouco abonatória" em relação a 'Velho Chico' :| Lamento muito mas a minha opinião é essa e obviamente mantenho tudo o que disse anteriormente a respeito da atual "novela das nove". 

Eu não acredito de todo que 'Etá Mundo Bom' não resulte, e nem sei como podes dizer isso :O As novelas do Walcyr resultam sempre cá em Portugal, nomeadamente contra séries juvenis ('Chocolate com Pimenta' versus 'Morangos 1'; 'Alma Gémea' contra 'Morangos 3'; 'Morde e Assopra' x 'Morangos 9'... the list goes on and on). Por isso não é muito difícil de antever no que poderia resultar de um duelo entre 'Eta Mundo Bom' e 'Massa Fresca' :rolleyes: Seria interessante, no mínimo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pouco sei sobre esta novela, mas à partida tem mais ingredientes para conquistar o público que as ultimas emitidas na 3a faixa cá.

mas eu para ja apostava em verdades secretas, seguida de liberdade liberdade e depois via o aue tinha disponivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente Verdades Secretas não sei se resultava cá. É uma história um bocado complexa pelo que sei (não vi) e os portugueses são adversos a isso. Não sei até que ponto poderia resultar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Jtv disse:

Sinceramente Verdades Secretas não sei se resultava cá. É uma história um bocado complexa pelo que sei (não vi) e os portugueses são adversos a isso. Não sei até que ponto poderia resultar. 

Eu não tenho quaisquer dúvidas do potencial de 'Verdades Secretas' por cá. É uma obra do Walcyr Carrisco, o que já diz tudo. :giveheart:

Agora num ponto acho que tens razão. VS é uma novela curta, não sei até que ponto esta teria tempo suficiente de estabilizar e por conseguinte, resgatar um horário completamente "assassinado" pela própria SIC. :dontknow::|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Maya disse:

Pois mas algumas pessoas aqui do fórum ficaram um tanto ou quanto "irritadas" por eu ter proferido uma opinião "pouco abonatória" em relação a 'Velho Chico' :| Lamento muito mas a minha opinião é essa e obviamente mantenho tudo o que disse anteriormente a respeito da atual "novela das nove". 

 

Quem, eu? :rolleyes: Nada, disso. É a tua opinião com 2/3 episódios vistos se calhar nem isso, vale o que vale. xD Agora chamar horrível a esta obra, isso eu contestarei sempre porque a novela bate a léguas muitas que por este rio já passaram. Eu também não aprecio muitas novelas que andam por aí mas sei reconhecer o mérito delas. 

Passo apenas a citar a frase que o Dnunes publicou acima: "Temos que nos acostumar a assistir a novela e não apenas ver.

Mas ponto, next que este assunto já cheira mal. xD 

_______________________________________

Btw, vou marcando os episódios vistos no TvShowTime e a novela lá tem uma repercussão em termos de comentários como à muito já não via, nem ARDJ tinha assim público a comentar por lá. Não é que sejam muitos, 4 a 7 comentários por episódio, mas é sempre algo quando nas outras é 1 ou muitas vezes até nenhum. xD :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho um bocadinho óbvio que esta será a próxima aposta da SIC. Tendo em conta que vai para a meia-noite servir de tapa buraco, a mim tanto me faz. Pior seria se a essa tarefa coubesse "Eta Mundo Bom". Não merece, de todo, a meia-noite com xaropadas de 300 episódios a anteceder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/04/2016 at 22:03, Maya disse:

OMG querem ver que a SIC ainda me vai apostar neste fiasco... :| #taotipico 

Eu tou a acompanhar a novela via net vejo uma grande parte das cenas, especialmente as q tenham o Bento e Santo (os atores estão óptimos!) excelente dupla. Eu espero q a SIC escolha esta novela. As audiências no Brasil não são as melhores, mas nem sempre é assim por cá. Recordam-se da novela A Guerreira (Salvé Jorge!) q no Brasil foi fiasco e por cá fez sucesso. Eu acho q a novela tem todos os ingredientes q o público gosta. As pessoas já sentem a falta de uma novela do tipo "Rei do Gado". Basta a SIC anunciar q a novela é do mesmo autor de novelas como o "Rei do Gado", Terra Nostra, Pantanal, Renascer, etc q isso já vai chamar atenção do público. 

 

PS: O episódio q deu no dia 25 de Abril foi espectacular. O protagonista deste episódio foi o Bento (Irandhir Santos). Um ator pouco conhecido em Portugal ainda.  

VC 2 - 28.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Kikinha disse:

Eu tou a acompanhar a novela via net vejo uma grande parte das cenas, especialmente as q tenham o Bento e Santo (os atores estão óptimos!) excelente dupla. Eu espero q a SIC escolha esta novela. As audiências no Brasil não são as melhores, mas nem sempre é assim por cá. Recordam-se da novela A Guerreira (Salvé Jorge!) q no Brasil foi fiasco e por cá fez sucesso. Eu acho q a novela tem todos os ingredientes q o público gosta. As pessoas já sentem a falta de uma novela do tipo "Rei do Gado". Basta a SIC anunciar q a novela é do mesmo autor de novelas como o "Rei do Gado", Terra Nostra, Pantanal, Renascer, etc q isso já vai chamar atenção do público. 

 

PS: O episódio q deu no dia 25 de Abril foi espectacular. O protagonista deste episódio foi o Bento (Irandhir Santos). Um ator pouco conhecido em Portugal ainda.  

VC 2 - 28.jpg

'A Guerreira' foi transmitida aqui em circunstancias completamente diferentes. :rolleyes: A novela não substituiu 'Avenida Brasil' como no Brasil... ao paço que 'Velho Chico' iria substituir uma novela ('A Regra do Jogo') que flopou á grande. 

Mas não te preocupes.'Velho Chico' vai de certeza absoluta ser a próxima aposta da SIC, e ai então veremos quem tinha razão... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/05/2016 at 23:58, João 94 disse:

Quem, eu? :rolleyes: Nada, disso. É a tua opinião com 2/3 episódios vistos se calhar nem isso, vale o que vale. xD Agora chamar horrível a esta obra, isso eu contestarei sempre porque a novela bate a léguas muitas que por este rio já passaram. Eu também não aprecio muitas novelas que andam por aí mas sei reconhecer o mérito delas. 

Passo apenas a citar a frase que o Dnunes publicou acima: "Temos que nos acostumar a assistir a novela e não apenas ver.

Mas ponto, next que este assunto já cheira mal. xD 

_______________________________________

Btw, vou marcando os episódios vistos no TvShowTime e a novela lá tem uma repercussão em termos de comentários como à muito já não via, nem ARDJ tinha assim público a comentar por lá. Não é que sejam muitos, 4 a 7 comentários por episódio, mas é sempre algo quando nas outras é 1 ou muitas vezes até nenhum. xD :haha:

Vi a primeira semana toda (mais dois episódios, no total oito) depois disso deixei de acompanhar pois não me identifiquei quer com a história quer com os personagens, algo que me aconteceu/acontece instantaneamente na maior parte das vezes... :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes últimos capítulos tem continuado ótimos de ver, mas a história já devia estar a avançar mais para a frente.

Aquela Luzia, opá o que me ri com ela a tocar concertina e a fazer aquela cara de "má" para a Tereza. :rofl::rofl: 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém por aqui sabe quando a Globo pretende lançar a trilha sonora da novela? :D Queria tanto o CD e até agora na net só há compilações fanmade, nada do cd oficial. :(

Já à imenso tempo que não havia uma novela com uma banda sonora tão excelente, se o CD chegasse cá a Portugal comprava! :D Mas infelizmente só chegam as que dão na SIC e mesmo assim nem todas nem todos os CD's... :S 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...