Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Se for o caso de ser mesmo a Maria Elisa, então tinha 24 anos. Um pouco novinha para a altura...

Bem, ela tinha começado a carreira no ano anterior (1973)http://caras.sapo.pt/famosos/2012-04-20-maria-elisa-sai-da-rtp

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Ela não apresentava um programa de jornalismo antes de sair?

Era o Serviço de Saúde, em 2010/11.

No entanto, para mim o programa dela que mais me marcou - sobretudo o seu genérico - foi o com o seu próprio nome, e que durou de 1996 a 2000:

https://museu.rtp.pt/coleccao-tv-radio/conteudos-televisao/339/maria-elisa

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Rangel disse:

Mas é preciso provar isso, lol?

Isso ainda foi estreado na altura com o DOG do '1' à moda de Rangel, no início de 2004.

Sim, e lembro-me perfeitamente. Acredita que já no símbolo de 2004 chegou a haver um separador com a sonoridade de 2003 para promover o regresso de um concurso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os boletins meteorológicos de 1994 eram todos XPTO, ao som de "Antartica" de Vangelis
 

Em 1994, ainda se cantava "Somos O Primeiro" na RTP mas as coisas não tardariam a mudar

Programação 23/9/1994.

-"Viva A Manhã" foi espaço matinal que precedeu "A Praça da Alegria" 
- Cinco telenovelas (três brasileiras, uma mexicana, uma americana e uma portuguesa) "Perigosas Peruas", "Prisioneira do Amor", "Malha de Intrigas", "Ana Raio e Zé Trovão", "Na Paz Dos Anjos" e "Fera Ferida".
- "As Conversas do Manel" com o miúdo de "Os Andrades"
- "Com A Verdade M'Enganas", "Isto Só Video" e a série "Lois & Clark": míticos.  
- O "1,2,3" então apresentado por António Sala.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ambrósio disse:

Em 1999 a emissão ainda fechava? E em 2000?

Ainda não sabemos. Recentemente a minha mãe disse que quando já era nascido já não havia hino, mas na RTP ainda estava a dar os seus últimos passos (tinha eu um ano à data da gravação do LUSITANIATV). Infelizmente o costume de fechar as emissões com o hino já estava prestes a desaparecer e com ela as televendas, que deixavam de ser unicamente antes de começar a emissão, passavam a ser emitidas durante as "horas mortas".

Na RTP 2 ainda tocava o hino em 2000, não sei se foi o caso em anos posteriores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, LFTV disse:

Deve ter deixado de fechar em 2000 ou o mais tardar em 2001.

Em 2001 ainda havia fim de emissão mas sem hino. Em 2002 já não havia programação e a mira era usada para encher espaço até às televendas (o emissor já não era desligado).

Para mim foi pena terem acabado com isto. Acho que foi o Markl que defendeu que o fecho das emissões dava mais valor aos televisores que tínhamos. Perde-se um costume, perde-se um pouco do nosso sentido de patriotismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Em 2001 ainda havia fim de emissão mas sem hino. Em 2002 já não havia programação e a mira era usada para encher espaço até às televendas (o emissor já não era desligado).

Para mim foi pena terem acabado com isto. Acho que foi o Markl que defendeu que o fecho das emissões dava mais valor aos televisores que tínhamos. Perde-se um costume, perde-se um pouco do nosso sentido de patriotismo.

Dava mais valor porquê? hoje em dia basicamente todos os canais emitem 24h até no cabo. Não fazia grande sentido continuarem a fechar a emissão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, LFTV disse:

Dava mais valor porquê? hoje em dia basicamente todos os canais emitem 24h até no cabo. Não fazia grande sentido continuarem a fechar a emissão.

Dava mais valor na época do monopólio, em particular nas épocas de crise que se viviam nos anos 80, em que a emissão, por questões económicas (quando as decisões do governo literalmente interferiam com a RTP, a última vez foi com o Miguel Relvas), encerrava em ambos os canais às 23. Fechos de emissão (à noite) anteriores a 1986 da RTP 1 são impossíveis de encontrar (o fecho da RTP 2 de 31 de Dezembro de 1982 foi mesmo uma dádiva).

Alguns países da Europa de Leste continuaram com a tradição. Que eu saiba, a TVP 1 e a TVP 2 da Polónia costumavam fechar até 2010 (sem hino) e depois passou a ser só uma hora de mira técnica (das 4 às 5, aproximadamente) e sem programação, a M1 na Hungria fazia isso até 2015, quando passou a ser um canal de notícias, a Letónia fazia isso na televisão pública até pelo menos 2013 (o hino só era transmitido ao início da emissão), a Lituânia até 2013, quando a emissão passou a ser 24/24 (sem hino). A Bielorrússia parece ser o único país europeu em que os grandes canais nacionais ainda fecham todas as noites (com hino), mais ou menos como o Sri Lanka.

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, Ambrósio disse:

Ainda tenho um bocado na memória esta versão do preço certo apresentada pelo Jorge Gabriel.

Foi o primeiro programa do Jorge Gabriel na RTP. Lembro-me perfeitamente de quando estreou. Chamava-se "O Preço Certo em Euros" porque a estreia coincidiu com o aparecimento do Euro. Penso que a entrada do Fernando Mendes era apenas para fazer as férias do Jorge e acabou por lá ficar... até hoje. 

Nestes mais de dez anos penso que "O Preço Certo" apenas não foi emitido em duas ocasiões: quando o substituíram pelo flop "Em Família com Fernando Mendes" em 2006 e depois em 2007 no pouco tempo em que "O Lingo" foi emitido às 19h.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...