Jump to content

Coração D'Ouro


Miguel Melo

Posts Recomendados

Se quando acabou Mar Salgado escrevi no tópico que tinha sido a minha novela favorita da SIC, agora dou esse lugar a Coração D'Ouro.

Não obstante isto, considero que a novela perdeu um bocado o rumo aquando do desaparecimento da Maria. É certo que o novo núcleo foi muito bom, mas não foi a mesma coisa. A própria Catarina, a suposta vilã principal da história, chegou a ficar apagada da novela uma série de vezes depois da Maria sair de cena. E por isto digo suposta vilã principal, pois se formos a ver a personagem de pior carácter que teve mais protagonismo foi o Henrique, este sim teve sempre destaque. Em suma, foi como se a novela tivesse ficado sem fio condutor após a Maria sair.

Depois, nos últimos tempos as cenas extensas do núcleo cómico foram de bradar aos céus. E juntar isto escassos minutos da novela antes e depois de Amor Maior só fez com que a novela deixasse de ter fluidez para o telespectador.

 

Em relação ao final das personagens e da novela:

1) a morte do Henrique não teve impacto nenhum... a Catarina dá-lhe um choque eléctrico, despe-o e coloca-o na banheira. A empregada chega e vê-lo lá. E é só. :| Faltou uma banda sonora emocionante enquanto se via a personagem debaixo de água. Faltou ver as reacções da Sofia, Inês e dos próprios irmãos a receber a notícia... nem era preciso falas, só a reacção + banda sonora de jeito. O Henrique foi das melhores personagens, senão a melhor, e a sua morte não teve emoção nenhuma.

2) Faltou a Maria. Faltou vê-la a saber da morte da filha. Na minha opinião, não faria grande sentido ela era ir aos USA depois de tudo o que se passou, mas faria sentido ver uma cena dela a saber da notícia pela tv da pena da morte para a filha.

3) Em relação à última cena, a minha irmã viu o final primeiro do que eu, e eu não resisti à curiosidade e perguntei com quem tinha sido a última cena. Catarina? Não. Maria? Não. Inês e João? Não. Mas então que raio foi? Quando vi, nem quis acreditar. Aquela cena até podia ter acontecido, mas nunca como última.

4) Dizendo algo de bom, as cenas da Catarina foram top. Aquele pormenor da cela ter os sete pecados mortais... sublime (quer dizer, não sei se tinha os sete porque não contei, mas estavam lá alguns). Ela a fingir que não se importava e depois a quebrar... a Mariana Pacheco esteve em grande. Se não fossem por estas cenas, o final tinha sido uma treta maior do que foi.

 

Bem, disse eu no primeiro parágrafo que Coração D'Ouro ocupa o lugar de minha novela favorita da SIC e praticamente só critiquei negativamente... mas é de facto, a minha novela favorita, pelas personagens reais (a Catarina foi porventura a vilã mais exagerada, mas até ela tinha o seu lado humano), pelos diálogos (então os do Henrrique cheios de humor sarcástico eram top) e por uma série de temas abordados na novela que foram do máximo interesse (barrigas de aluguer; corrupção nas mais variadas classes, juízes, polícias, médicos... entre outros temas).

Editado por himym
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, himym disse:

Se quando acabou Mar Salgado escrevi no tópico que tinha sido a minha novela favorita da SIC, agora dou esse lugar a Coração D'Ouro.

Não obstante isto, considero que a novela perdeu um bocado o rumo aquando do desaparecimento da Maria. É certo que o novo núcleo foi muito bom, mas não foi a mesma coisa. A própria Catarina, a suposta vilã principal da história, chegou a ficar apagada da novela uma série de vezes depois da Maria sair de cena. E por isto digo suposta vilã principal, pois se formos a ver a personagem de pior carácter que teve mais protagonismo foi o Henrique, este sim teve sempre destaque. Em suma, foi como se a novela tivesse ficado sem fio condutor após a Maria sair.

Depois, nos últimos tempos as cenas extensas do núcleo cómico foram de bradar aos céus. E juntar isto escassos minutos da novela antes e depois de Amor Maior só fez com que a novela deixasse de ter fluidez para o telespectador.

 

Em relação ao final das personagens e da novela:

1) a morte do Henrique não teve impacto nenhum... a Catarina dá-lhe um choque eléctrico, despe-o e coloca-o na banheira. A empregada chega e vê-lo lá. E é só. :| Faltou uma banda sonora emocionante enquanto se via a personagem debaixo de água. Faltou ver as reacções da Sofia, Inês e dos próprios irmãos a receber a notícia... nem era preciso falas, só a reacção + banda sonora de jeito. O Henrique foi das melhores personagens, senão a melhor, e a sua morte não teve emoção nenhuma.

2) Faltou a Maria. Faltou vê-la a saber da morte da filha. Na minha opinião, não faria grande sentido ela era ir aos USA depois de tudo o que se passou, mas faria sentido ver uma cena dela a saber da notícia pela tv da pena da morte para a filha.

3) Em relação à última cena, a minha irmã viu o final primeiro do que eu, e eu não resisti à curiosidade e perguntei com quem tinha sido a última cena. Catarina? Não. Maria? Não. Inês e João? Não. Mas então que raio foi? Quando vi, nem quis acreditar. Aquela cena até podia ter acontecido, mas nunca como última.

4) Dizendo algo de bom, as cenas da Catarina foram top. Aquele pormenor da cela ter os sete pecados mortais... sublime (quer dizer, não sei se tinha os sete porque não contei, mas estavam lá alguns). Ela a fingir que não se importava e depois a quebrar... a Mariana Pacheco esteve em grande. Se não fossem por estas cenas, o final tinha sido uma treta maior do que foi.

 

Bem, disse eu no primeiro parágrafo que Coração D'Ouro ocupa o lugar de minha novela favorita da SIC e praticamente só critiquei negativamente... mas é de facto, a minha novela favorita, pelas personagens reais (a Catarina foi porventura a vilã mais exagerada, mas até ela tinha o seu lado humano), pelos diálogos (então os do Henrrique cheios de humor sarcástico eram top) e por uma série de temas abordados na novela que foram do máximo interesse (barrigas de aluguer; corrupção nas mais variadas classes, juízes, polícias, médicos... entre outros temas).

Concordo contigo em praticamente tudo o que disseste. Tirando esses pontos, foi uma boa novela sim!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, joanagsantos disse:

Gostei da novela e concordo com todos vós, mas peço para que a Diana Chaves não entre em mais nenhuma novela - esteve medonha, fraca e parecia um robot a debitar texto, sem sal nem emoção.

Eu gostei de ver a Diana Chaves, esteve melhor aqui do que nas outras novelas onde entrou.

Ela não é uma grande atriz, e provavelmente nunca vai ser, mas até esteve bem nesta personagem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Ivo disse:

@himymE que atores se destacaram mais para ti, ao longo da novela? Sendo que no geral o elenco era muito competente, como é sabido...

Começo por destacar a Mariana Pacheco (a grande revelação), Rita Blanco e João Reis, como não podia deixar de ser.

Também gostei da Maria João Bastos e do Miguel Guilherme.

O Cristóvão Campos teve exímio a representar um Asperger, sobretudo nos primeiros meses da novela quando a sua personagem tinha maior destaque.

Numa fase posterior da novela, quando entraram novas personagens, gostei especialmente da Rita Lello e do Renato Godinho (este encaixa que nem uma luva nos papeis de vilão).

A Fátima Belo, embora a sua participação tenha sido curta, tenho de a destacar, pois gostei mesmo muito.

Mas uma das maiores surpresas para mim foi mesmo a Cláudia Vieira. Não a acho grande espingarda, mas aqui esteve muito bem, sobretudo quando a sua personagem teve momentos mais complicados. Ah, e o Diogo Martins também, vi-o um bocado na Água de Mar e achei-o péssimo, aqui surpreendeu-me, até parecia mesmo nortenho.

Devo-me estar a esquecer de mais, mas é como disseste, o elenco de forma geral era bastante bom.

Editado por himym
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impressionante esta situação da Mariana Pacheco.

Lembro-me de aqui à uns anos, numa roda de amigos, estar a falar acerca dela e a sua participação na seria Morangos com Açúcar. Lembro-me de dizerem que ela tinha cara de cú apesar de eu não concordar. Até a achava engraçada. De qualquer das maneiras era uma actriz bem fraquinha.

E de repente surge nesta novela como grande protagonista, como nova coqueluche das actrizes portuguesas. Quase como uma imitação da Alexandra Lencastre e as suas icónicas vilãs. Se bem que a comparação fica melhor com a Sara Matos que se revelou numa novela da TVI da mesma maneira e também de forma retumbante.

Será isto realmente talento ou então foi sorte de aproveitar a oportunidade? Fica a duvida.

O que não gosto nestas novas actrizes é da mania de vedeta que passam a transpirar por todos os poros. A Mariana Pacheco desde que começou a ser falada e, consequentemente, viu o seu ego aumentado arranjou maneira de arranjar uma namorada apenas para mostrar ser diferente e mais moderna que a generalidade dos portugueses. A própria Rita Pereira (esta tem sem duvida muito pouco talento) até arranja namorados estrangeiros para se superiorizar aos outros. Não suporto estes comportamentos nem percebo porque razão uma actriz de uma telenovela portuguesa tem que ser uma vedeta ou uma diva.

Editado por Comentador
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 2 minutos, SIM disse:

Novelas da TVI que vão parar às 23:00 e 00:00.

Novelas de 1º horário que vão para mais tarde, e a culpa é da TVI. A novela teve uma boa média, fruto de um bom percurso, é claro que não é sucesso, mas teve uma boa média, tens de concordar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Mas isso é culpa da TVI, que não sabe ser minimamente profissional e manter as novelas no mesmo horário de incio ao fim.

Mas então não podemos comparar essas novelas. Eu comparei com novelas que seguiram o percurso nas mesmas condições.

há 1 minuto, Maciel disse:

E ainda acaba com melhor média que AUM que já seguiu o normal percurso das novelas da tvi e foi parar às 23h. Nos ultimos episodios com sorte ainda faz uma perninha a meia noite em episodios de 20min e a fazer 6 de rating.

Penso que vaia acabar com melhor média que Coração D'Ouro.

Agora mesmo, Ivo disse:

Novelas de 1º horário que vão para mais tarde, e a culpa é da TVI. A novela teve uma boa média, fruto de um bom percurso, é claro que não é sucesso, mas teve uma boa média, tens de concordar.

Mas eu concordei. Ora vai lá ver o meu comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, SIM disse:

Mas então não podemos comparar essas novelas. Eu comparei com novelas que seguiram o percurso nas mesmas condições.

Então não se pode comparar com quase nenhuma da TVI, visto que a maioria não esteve no mesmo horário do inicio ao fim :lol:

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...