Jump to content

Ciência


Tiago Madeira

Posts Recomendados

há 7 horas, Ambrósio disse:

http://super.abril.com.br/tecnologia/a-viagem-do-homem-a-lua-foi-uma-farsa

Acreditam nisto? (que a chegada do Homem à Lua foi uma farsa). :rolleyes:

Eu não, acho é que adoram inventar estas teorias... também há a farsa do 11 de Setembro...

Eu acredito que a primeira viagem à Lua pode ter sido forjada, porque os EUA estavam em competição com a Rússia e tinham de ser os primeiros a chegar lá, por questões políticas, e não propriamente por questões científicas. Mas isso nunca se vai saber ao certo. 

Não dizem que o 11 de Setembro foi uma farsa, mas sim, que alguns elementos do Governo dos EUA sabiam dos ataques e nada fizeram para os impedir.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 06/06/2016 at 15:49, srcbica disse:

https://www.publico.pt/ciencia/noticia/cientistas-propoem-projecto-para-criar-genoma-humano-sintetico-1733979

Não sei qual o problema em criar humanos melhorados. Acho que ninguém se importaria de nascer igual ao Capitão América, por exemplo, com a nuance de que não provocaria guerras civis.:haha:

Simplesmente não é eticamente correto e não sabes aquilo que podes estar a criar. É como aquela cena de escolher a cor dos olhos, o tom de pele, o nível de inteligência, através da manipulação do embrião, é possível mas ainda não é feito, por causa da Bioética humana. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João F. disse:

Simplesmente não é eticamente correto e não sabes aquilo que podes estar a criar. É como aquela cena de escolher a cor dos olhos, o tom de pele, o nível de inteligência, através da manipulação do embrião, é possível mas ainda não é feito, por causa da Bioética humana. 

Não saber o que se está a criar é como quem diz. Quando se entender finalmente toda a genética humana e sua interação com fatores externos, saber-se-à à partida o que se está a criar. Agora, um nível destes de conhecimento é que não será fácil de atingir e estar a brincar com isso antes de se conhecer tudo é que pode ser perigoso.

Quanto ao outro ponto, não é eticamente aceitável alguém abortar porque soube que o filho vai ter olhos ou pele duma cor, vai nascer burro ou inteligente, mas se os progenitores quiserem um filho assim, assim e assim, falaremos melhor disto quando tiver Exame de Ética :P. Pessoalmente não vejo mal nenhum, a menos que mais tarde a própria pessoa diga que preferia ser de um jeito, não do outro; é aquela história de todos os pais quererem o melhor para os filhos e os filhos muitas vezes acharem que isso não foi o melhor... Mas continuará a haver cirurgia plástica. Muitas vezes, quando estou naquela onda de "Não gosto nada em mim", respondem-me "Temos de nos aceitar como nascemos" e eu só penso "Se toda a gente pensasse assim, a Corporación Dermoestética não existia".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, João F. disse:

Se toda a gente decidisse a aparência dos filhos, ias ter quase "clones", não em termos genéticos, mas de aparência, todos inteligentes, sobredotados até, com olhos azuis, loiros, altos, com musculatura desenvolvida, e depois como ficava a sociedade? Ninguém ia querer "empregos inferiores", tipo, iam estar num nivel em que seriam quase todos muito avançados e ia haver um grande desequilíbrio, sem falar que alguns poderiam ter inteligência para o mal, e criar armas que poderiam arrasar nações, poderíamos criar ditadores piores que o Hitler, podíamos levar a espécie à extinção, ia ser uma anarquia. Era como se toda a gente pudesse ganhar o Euromilhões, não ia dar nem um euro para todos, se calhar...

Foi exatamente no que eu pensei assim que falaram do tema aqui :)

Eu acho bem como é e como sempre foi, cada um é como é. Claro que se desse para prevenir algumas deficiências...

Editado por Ambrósio
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
há 11 minutos, Ambrósio disse:

Interessante, estamos sempre a descobrir coisas novas sobre este enorme universo...

Uma coisa que me intriga muito é a matéria/energia negra... supostamente a maior parte do nosso universo é composto por matéria/energia negra, mas ainda não se sabe muito sobre este assunto (penso eu).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Interessante, estamos sempre a descobrir coisas novas sobre este enorme universo...

Uma coisa que me intriga muito é a matéria/energia negra... supostamente a maior parte do nosso universo é composto por matéria/energia negra, mas ainda não se sabe muito sobre este assunto (penso eu).

Já ouvi falar do assunto, mas também não percebo muito bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Ambrósio disse:

Já ouvi falar do assunto, mas também não percebo muito bem...

 

Os astrofísicos desenvolveram equações e fórmulas complexas para medir a quantidade de matéria do Universo,e chegaram à conclusão que não seria suficiente nem para constituir 20% do Universo, então teorizaram que deveria de haver algum tipo de matéria invísivel, que constituiria cerca de 80% do Universo.

Chamaram-lhe matéria negra, porque não sabem nada sobre ela (nem se realmente existem).

Uma parte do Universo, supostsamente tb seria constítuida por antimatéria, que seria uma espécie de versão espelho da matéria, e que em contacto com matéria, levaria à destruição de ambas.Uma parte do Universo, supostsamente tb seria constítuida por antimatéria, que seria uma espécie de versão espelho da matéria, e que em contacto com matéria, levaria à destruição de ambas.

A Energia negra, segundo os astrofísicos, é um tipo de energia téorico (ainda não se provou totalmente a sua existência), que estaria na origem da rápida expansão do Universo.  Tem uma pressão negativa,  «e tal pressão negativa seria semelhante, qualitativamente, a uma força que age em larga escala em oposição à gravidade»

Os astrofísicos acham que a energia negra foi responsável pelo Big Bang, e que O Big Crunch (o efeito contrário do Big Bang, e que supostamente iria levar ao fim deste Universo) pode ter a ver com períodos de carência da Energia Negra, que ao deixar de propagar-se levaria o sistema a uma instabilidade, fazendo com que a própria gravidade colapsa-se, levando o Universo a começar a contrair, até chegar a um ponto concentrado (Big Crunch).

Tem o nome de Energia Negra, porque não se sabe nada sobre essa força misteriosa..

 

Editado por Faded
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina para Yoshinori Ohsumi pelos seus estudos que permitiram uma melhor compreensão sobre o processamento e importância que tem o fenómeno da autofagia.

”That was the hardest time in my life!”

First he choose to study chemistry at the University of Tokyo, but found out it wasn’t so attractive. Then he joined a molecular biology lab, but did not get very good results in his work and had a hard time to find a job.

So Yoshinori Ohsumi, the 2016 Nobel Prize Laureate in Physiology or Medicine, went to New York to work at The Rockefeller University. There he worked on mammalian cells for the first time, and did not know much about it.

Read this 2012 interview conducted by Journal of Cell Biology, where Yoshinori Ohsumi explains his progress within the field of autophagy.

http://jcb.rupress.org/content/197/2/164

The 2016 Nobel Prize in Physics is awarded to
David Thouless, Duncan Haldane and Michael Kosterlitz

”for theoretical discoveries of topological phase transitions and topological phases of matter”

They revealed the secrets of exotic matter
The 2016 Physics Laureates opened the door on an unknown world where matter can assume strange states. They have used advanced mathematical methods to study unusual phases, or states, of matter, such as superconductors, superfluids or thin magnetic films. Thanks to their pioneering work, the hunt is now on for new and exotic phases of matter. Many people are hopeful of future applications in both materials science and electronics.

Kosterlitz and Thouless have studied phenomena that arise in a flat world – on surfaces or inside extremely thin layers that can be considered two-dimensional, compared to the three dimensions (length, width and height) with which reality is usually described. Haldane has also studied matter that forms threads so thin they can be considered one-dimensional.

Their discoveries have brought about breakthroughs in the theoretical understanding of matter’s mysteries and created new perspectives on the development of innovative materials.

PRESS RELEASE: goo.gl/qKS3Kf

 

POPULAR INFORMATION: goo.gl/Bt92dL

 

SCIENTIFIC BACKGROUND: goo.gl/ONDZGU

 

P.S.: as informações de ambos os prémios foram retiradas da página de facebook "Nobel Prizes".

Editado por srcbica
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Descobertos sete planetas semelhantes à Terra fora do Sistema Solar

Uma equipa internacional de astrónomos, entre eles a portuguesa Catarina Fernandes, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, e em três deles a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA.

Os sete exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) têm um tamanho e uma massa aproximados aos da Terra e orbitam uma estrela anã extremamente fria, a TRAPPIST-1, localizada a cerca de 39 anos-luz do Sol, revela o estudo da equipa, divulgado pela revista científica Nature.

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2017-02-22-Descobertos-sete-planetas-semelhantes-a-Terra-fora-do-Sistema-Solar

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
On 22/03/2017 at 00:40, Ambrósio disse:

Acho que se esqueceram de referir a violência doméstica. Também acontece em ambos, pois vejamos: quando uma mulher trai e o homem sabe, tanto pode dar porrada a ela como a quem ajudou a colocar os cornos; quando o clube perde, os adeptos tanto podem dar porrada no seu clube, como nos adeptos do outro clube.

Editado por srcbica
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, srcbica disse:

Acho que se esqueceram de referir a violência doméstica. Também acontece em ambos, pois vejamos: quando uma mulher trai e o homem sabe, tanto podem dar porrada a ela como a quem ajudou a colocar os cornos; quando o clube perde, os adeptos tanto podem dar porrada no seu clube, como nos adeptos do outro clube.

Pois, talvez...

Quanto a esse artigo ouvi dizer que o que eles provaram já tinha sido provado há anos noutro local e que não passa de um estudo insignificante. Isto dito por pessoas que conhecem os ditos cujos que investigaram isso :P 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrósio disse:

Pois, talvez...

Quanto a esse artigo ouvi dizer que o que eles provaram já tinha sido provado há anos noutro local e que não passa de um estudo insignificante. Isto dito por pessoas que conhecem os ditos cujos que investigaram isso :P 

Isso não me surpreende, sinceramente. (entendeste que a minha resposta foi no gozo, certo?)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...