Jump to content

Camilo, o Presidente


_zapping_

Posts Recomendados

O popular actor, que desde o dia 1 de Julho trabalha em exclusivo com a SIC, já entregou na estação de Carnaxide o projecto de 'Camilo, o Presidente', original que quer estrear, "sem pressas", entre Janeiro e Março de 2009.

Sobre o contrato de doisanosassinado com a SIC,e sem querer revelar números por ser "deselegante", o actor – que foi também sondado pela TVI – adiantou apenas: "As condições são óptimas, mais vantajosas do que as que tinha celebrado anteriormente com a SIC. É um contrato muito bonito, graças a Deus."

O guião de 'Camilo, o Presidente', está a ser escrito por dois actores do Teatro Independente de Oeiras, Lourenço Henriques e Filipe de Avis, mas tem o cunho de Camilo de Oliveira:"A ideia é deles, a escrita também, mas o trabalho tem a minha mão, a minha linha detrabalho,até para me identificar com o que faço", explica o comediante.

Neste trabalho, em que Camilo promete ser "popular, mas não popularucho", "divertido, mas com nível", porque o texto é "cuidadosamente tratado", volta a não haver "lugar para os palavrões". O facto de poder estrear durante o primeiro trimestre de 2009 dá a Camilo de Oliveira a garantia de regressar "com um bom trabalho".

A história deste original, produzido pela CVB, a nova produtora de Piet-Hein Bakker, gira em torno de duas corporações de bombeiros rivais e de duas vilas, 'Faneca de Cima' e 'Faneca de Baixo'. "Há situações incríveis que podem ocorrer numa corporação de bombeiros", vai já avisando Camilo de Oliveira. Paula Marcelo, mulher do actor, deverá integrar, como habitualmente, o elenco desta nova série.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(Diana @ 19-Jul-2008, 23:50) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que o Camilo já teve o seu tempo... É como o Herman, já não dá mais!

Pois, eles já não tÊm a mesma potencia de anos passados! xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(Diana @ 19-Jul-2008, 23:50) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que o Camilo já teve o seu tempo... É como o Herman, já não dá mais!

Acho que não seja assim. O Herman é o Herman, é insubstituível! Ele tem muito potencial.

Já o Camilo, acrdito que seja mais pela idade. As suas séries sempre foram muito boas (para mim, a mais fraca foi memso "Camilo em Sarilhos"). Talvez esta nova série tenha a qualidade de outros tempos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso ninguém pode negar o potencial do Herman, mas a verdade é que ele enveredou por um caminho demasiado ordinário... Mas agora no Chamar a Música está muito bem (claro está, tirando aquelas roupas.... errrr... excêntricas, vá!)! ;)

Quanto ao Camilo, tens razão, a idade não perdoa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

É sem dúvida um grande comediante... gosto no geral de quase todos os trabalhos dele... Uma mais valia para a SIC, que conseguiu evitar que escapasse para a concorrência. Concerteza irá corresponder com óptimas audiências. Só achei que cansaram um pouco a imagem dele com as repetições à uns meses atrás, mas agora tá na altura de voltar com a força e boa disposição que o caracteriza!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Camilo começa a gravar em Março

As gravações de ‘Camilo, o Presidente’ arrancam a 15 de Março e a estreia, na SIC, está prevista para o final desse mês ou princípio de Abril, apurou o CM. A estação tem repetido as séries protagonizadas por Camilo de Oliveira, que continuam a ter boas audiências. O actor, de 75 anos, garante que esta nova série "vai ser uma grande surpresa, escusando-se a revelar mais pormenores.

A série, de 26 episódios, com cerca de trinta minutos cada, é da autoria de Lourenço Henriques e Filipe Avis, actores do Teatro Independente de Oeiras, enquanto a produção está a cargo da CBV, empresa de Pedro Curto, Piet-Hein Bakker e Vasco Vilarinho

A história centra-se na localidade fictícia de Fanecas de Cima, onde Camilo é o presidente da junta de freguesia e tem um inimigo político figadal: o congénere de Fanecas de Baixo. Camilo de Oliveira é o dono e senhor da sua terra e além de presidente da junta é também presidente de tudo o que existe em Fanecas de Cima, desde o clube de xadrez aos bombeiros, passando pelo tiro aos pratos e pelo jogo da malha.

Cada episódio conta uma história como, por exemplo, a visita do ministro das Obras Públicas que quer instalar uma barragem junto às duas localidades, o que vai dar origem a mais uma guerra entre os dois autarcas.

‘Camilo, o Presidente’ vem na sequência de outras sitcom com o nome do veterano actor no título. A primeira foi ‘Camilo Filho, Lda’, em 1995, onde contracenava com Nuno Melo.

Ao CM, Camilo frisou estar impedido de falar sobre a série. "A SIC pediu-me para não falar sobre o assunto e vou respeitar o pedido."

Aleluia! Tava a ver que não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Será que o humor escolhe idades?

"Camilo, o Presidente" marca o regresso de Camilo de Oliveira à SIC. Do actor, com 60 anos de carreira, diz-se que cativa tanto a criança como o sénior. Mas o jovem identificar-se-á? O JN quis saber se o humor escolhe idades.

O humorista Rui Unas acha que sim, por uma questão geracional. "Muita gente nova tem respeito pelo Camilo. Agora, que ri às gargalhadas com ele, já duvido". De igual modo, prossegue, "consigo imaginar uma pessoa mais velha a gostar do Bruno Aleixo (ver texto ao lado), mas tenho de me esforçar um bocadinho (risos)".

O sociólogo Albertino Gonçalves também encontra afinidades entre os estilos humorísticos e as idades. "Não vejo a juventude a mudar a sua rotina diária para ver programas como o de Camilo de Oliveira; vejo mais se for para ver o Gato Fedorento", exemplifica, sublinhando que "não há tipos de humor melhores e piores, nem mais fáceis e mais difíceis".

Mas os níveis de instrução também pesam e, em Portugal, "a democratização do ensino tem 30 anos", lembra o sociólogo. "As pessoas de idade são capazes de aderir mais ao humor de situação. Por exemplo, aos 'apanhados', que não têm grande elaboração. Os jovens preferem um humor mais trabalhado na forma, na linguagem, na personagem", explica. Daí o seu gosto pela transgressão, pelo "non sense".

Já João Moreira, que dá voz ao boneco Bruno Aleixo, entende que, se há tipos de humor específicos a atrair faixas etárias específicas, isso tem que ver com os costumes e a abertura à novidade. "Um humor que inove é mais depressa aceite pelos adolescentes e jovens adultos. As pessoas de meia idade aceitam-no, se lhes for servido pela televisão, mas não o procuram. E a maioria dos mais velhos tem dificuldade em aceitar novidades - no humor, como em tudo".

"Camilo, o Presidente", um original com textos de Filipe d'Aviz e Lourenço Henriques, começou a ser produzido esta semana. O actor veste a pele do presidente da Junta de Freguesia de Faneca de Cima, envolvido em constantes peripécias. Da sua boca, ao fim de cada episódio, sairá sempre a expressão-piropo: "Ah! Faneca".

Pedro Curto, da CBV Produções Televisivas, diz que Camilo de Oliveira chega a toda a gente, da criança ao sénior. O psicólogo Armando Afonso arrisca uma explicação: "É um humor mais simplista, popular. A mensagem passa quase directamente".

Herman José também deu o seu contributo para a matéria: "Eu diria que quem chora a rir com o 'Little Britain' (série de humor britânica) não corre para casa para ver o Camilo. Por outro lado, quem sabe avaliar a arte de bem representar, não pode deixar de se fascinar com a escola e a mestria do 'mestre' Camilo".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...