Jump to content

Música


Carla dos Santos

Posts Recomendados

Alguém alguma vez se apercebeu que esta música fala de depressão? Felling "blue" = sentir-se em baixo, deprimido

Há uma teoria que explica muito bem as metáforas, desta música. que à primeira vista, parece "nonsense":
 

Spoiler

 

Como muitas pessoas devem saber, o azul é uma cor muito associada à tristeza. Os americanos utilizam muito a frase, "why feeling so blue ?"
Se já ouviste a canção, sabes que a maioria da letra é nonsense (da di da ba , sabes do que falo) Porém, as frases são proferidas num tom monótono, quase como se o pessoa que as está a dizer, estivesse totalmente desinteressada ou apenas a tentar combater o silêncio. Muitas vezes as pessoas com depressão, encontram-se frequentemente apáticas, em relação ao mundo, elas simplesmente param de se importar com as coisas.
"Yo listen up here's a story
About a little guy that lives in a blue world
And all day and all night and everything he sees
Is just blue"
Este ínicio da música, pode rapidamente estabelecer que o nosso vocalista, está a sofrer de depressão.
Em primeiro lugar, ele vive num "mundo azul", e tudo o que ele vê é "azul".
Tenho a certeza que todos já ouviram falar do termo "pintar a manta de cor-de-rosa", que se refere à procura de alguma coisa (geralmente no passado ou memórias) positiva num acontecimento que geralmente não o é. Pois bem, o nosso protagonista "pinta a manta de azul", que é algo como ver tudo com uma perspectiva negativa e pessimista, que se encaixa perfeitamente na visão que as pessoa deprimidas têm do mundo. Isto fica mais explícito na frase "and everything is blue for him and himself." Isto também ajuda a explicar o porquê de tudo ser "blue", no resto da canção.
De seguida, aparece a frase "all day and all night", que refere o facto de que a depressão não desaparece passado algum tempo, é algo que fica com o protagonista, e o atormenta "all day and all night". 

"Cause he ain't got nobody to listen" - esta frase é repetida duas vezes, em forma de eco, como se estivesse a acentuar o estado de solidão do vocalista, que "não tem ninguém para o ouvir." (as pessoas que sofrem de depressão e/ou doença mental, gerlamente, não têm ou não acham que têm pessoas a quem recorrer para os ajudar).
"I have a blue house with a blue window"
Já ouviram falar da expressão, "os olhos são a janela da alma"?  A "blue window" é uma metáfora para o vocalista. A casa azul (blue house), refere-se a ele como um todo, e tudo sobre ele é descrito com a cor azul - está triste, deprimido.
As janelas azuis (blue window) representam a forma como alguém olha para o vocalista e consegue imediatamente perceber que ele se encontra deprimido. 
"I have a girlfriend and she is so blue" - Esta frase refere-se à forma como as pessoas que têm depressão, podem puxar para baixo as pessoas que se encontram à sua volta, uma vez que essas pessoas se preocupam com ele e podem deixar-se afetar pelo seu estado depressivo, experimentado sentimentos de desespero por melhoras que tardam a aparecer ou que não aparecem de todo. 
"Blue are the feelings that live inside me" - o vocalista reconhece a sua depressão, ele sabe que se encontra num estado profundamente depressivo e que isso está a afetá-lo a ele e às pessoas que se encontram à volta dele e que se preocupam com ele.

 

 

Editado por Faded
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rafael A. disse:

Gente o álbum do Kendrick não está bom, está muito bom :O Vou viciar. 

Está muito bom mesmo. As que mais gosto são PRIDE, DNA, HUMBLE e XXX. Vícios garantidos. :yes: Só fiquei desiludido com o feat com a Rihanna, estava à espera de melhor. Pode ser que ao ouvir mais vezes acabe por gostar mais, não sei...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Olhos Abertos disse:

A Gaga não é estilista da marca 'Comme Des Garçons' que é o tema do Met Gala este ano, o qual a Katy apresentará e por isso fez esse photoshoot, pois não?

Eu ia dizer, mas pensei, vou deixar o Rodolfo ser feliz. :haha: Até porque não foi da Gaga que a Katy falou na entrevista... :smoke: 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar na entrevista da Katy Perry para a VOGUE, vou deixar aqui alguns excertos interessantes:

Resultado de imagem para Katy Perry Vogue 2017

Sobre as suas músicas: "California Gurls e coisas fofas não têm nada a ver com o que sou atualmente e com o que aprendi (...) Se tu tens uma voz, tu tens a responsabilidade de a usar com coisas que interessam, agora mais do que nunca (...) Costumava ser a rainha das insinuações. Agora quero ser a rainha do subliminar. É parecido mas tem mais propósito." 

Sobre a música como terapia: "Eu não consigo curar cancro. Mas consigo trazer uma luz de felicidade com músicas de 3 minutos e 30 segundos, isso ajuda"

Sobre as artistas que admira: "A Beyoncé é o Michael Jackson da nossa geração. Ela mostra que é normal ser forte e vulnerável ao mesmo tempo e que vulnerabilidade não é uma fraqueza (...) Agrada-me verdadeiramente pessoas como a Adele que não caem numa toca de coelho e têm uma noção do que é real (...) A Madonna mostrou a arte da evolução tão bem"

Sobre os Grammys: "Como cultura, devemos ser inclusivos e diversificados, e eu acho que isso ainda não está representado nos Grammys"

Mais direcionada aos fãs, disse que relativamente ao novo álbum, das 40 músicas que fez, só uma dúzia vai entrar. Além disso, vai começar uma tour no fim do ano e vai contar com uma cenógrafa chamada Es Devlin, que trabalhou com Beyoncé na Formation Tour.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Olhos Abertos se fosse eu a ti preocupava-me mais com o "sucesso" da Chained do que com os meus posts :cool::haha: porque cheira-me que este ano a teamlittle monsters vai-se divertir com a pagação da língua tour.

@Rafael A. sabes que podes sempre falar comigo sobre o que quiseres, inclusive sobre a estrela do Coachella este ano :smoke: concerto que espero que gostes e assistas. Ah, não sabia que precisavas do avalo da Katy para encher o ego de beyhive. Please, esperava mais de ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Rodolfo disse:

 

@Rafael A. sabes que podes sempre falar comigo sobre o que quiseres, inclusive sobre a estrela do Coachella este ano :smoke: concerto que espero que gostes e assistas. Ah, não sabia que precisavas do avalo da Katy para encher o ego de beyhive. Please, esperava mais de ti.

Bem sabe, segunda opção faz assim :smoke: Substitui a Adele no Super Bowl, substituiu a Beyoncé no Coachella. É muito poder :cool:  

Avalo da Katy? Nada disso. Ela nem disse nada demais, só que a Beyoncé é o Michael Jailson dos dias modernos. Já estamos habituados. Até já ouvimos melhor, todos os dias o mundo bajula a rainha :smoke: 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Rafael A. disse:

Bem sabe, segunda opção faz assim :smoke: Substitui a Adele no Super Bowl, substituiu a Beyoncé no Coachella. É muito poder :cool:  

Avalo da Katy? Nada disso. Ela nem disse nada demais, só que a Beyoncé é o Michael Jailson dos dias modernos. Já estamos habituados. Até já ouvimos melhor, todos os dias o mundo bajula a rainha :smoke: 

Quando a segunda opção é melhor que a primeira né :smoke: há trocas que são fundamentais para fazer história portanto aceita o poder de Lady Gaga, só te fará uma pessoa com mais noção. Já estamos habituados quem, a beyhive ? para vocês até foi ela quem criou o mundo portanto eu já dou por barato nas vossas crenças  :rolleyes: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Rodolfo disse:

@Olhos Abertos se fosse eu a ti preocupava-me mais com o "sucesso" da Chained do que com os meus posts :cool::haha: porque cheira-me que este ano a teamlittle monsters vai-se divertir com a pagação da língua tour.

Com o sucesso da Chained? Mas eu sou a equipa de marketing dela para ter de me preocupar com isso? Eu gosto da música, independentemente da aderência do resto do mundo, isso não me interessa.

Mas se queres falar de sucesso e comparar a Chained com os recentes singles da Gaga vais ter de chamar outra pessoa porque não tenho paciência para essas conversas batidas.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Rodolfo disse:

Quando a segunda opção é melhor que a primeira né :smoke: há trocas que são fundamentais para fazer história portanto aceita o poder de Lady Gaga, só te fará uma pessoa com mais noção. Já estamos habituados quem, a beyhive ? para vocês até foi ela quem criou o mundo portanto eu já dou por barato nas vossas crenças  :rolleyes: 

Criou o mundo e ao sétimo dia... descansou. 

giphy.gif

Editado por Rafael A.
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Olhos Abertos disse:

Com o sucesso da Chained? Mas eu sou a equipa de marketing dela para ter de me preocupar com isso? Eu gosto da música, independentemente da aderência do resto do mundo, isso não me interessa.

Mas se queres falar de sucesso e comparar a Chained com os recentes singles da Gaga vais ter de chamar outra pessoa porque não tenho paciência para essas conversas batidas.

Então e estás preocupado com o que eu posto porque ?  :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Rafael A. disse:

Criou o mundo e ao sétimo dia... descansou. 

Nota-se que descansou :haha:

Mas olha, 90% da Beyhive adorou a escolha da Gaga para o Coachella e grande parte também é fã da mother monster, basta ver os comentários nas redes sociais. Muitos deles elegem a sua Beyoncé e a Gaga como as maiores artistas da atualidade, o sr é que não vai à bola com a Queen :cool: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...