Jump to content

Literatura


_zapping_

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...

Encenação: Rui Luís Brás

Com:

João Pontes

Marta Gil

Gustavo Duarte

Ana Luísa Luz

Miguel Torres

Helena Fernandes

Ester Gonçalves

Filomena Correia

Andreia Esteves

João André

Teresa Franco

Mafalda Risques

Joana Ponte

Patrícia Caeiro

Bruno Pereira

Local: Auditório Carlos Paredes (Benfica)

Dias: 18, 19, 20, 21, 25, 26, 27 e 28 de Março

http://pequenopalcolisboa.blogspot.com

Aparece!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È uma peça interessaante, apresenta exertos da vida de todos nós, uma avó que adora internet, um padre que caiu em tentações, uma noiva que se apaixona por um gay, uma " tia " sempre agarrada ao telemóvel, uma mulher negra que cultiva uma horta especial, uma desempregada preocupada com o rumo da sua vida que consulta um psicologo, etc..

Com momentos dramáticos misturados com imensa comédia.

Trabalharam imenso e merecem ser aplaudidos e quem sabe não sairá dali um futuro grande actor ou actriz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

REGULAMENTO PRÉMIO LEYA 2010

Artigo 1

(Objecto)

O Prémio Leya tem por objectivo incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa, e destina-se a galardoar uma obra inédita deficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em nenhum outro concurso.

Artigo 2

(Apresentação de candidaturas)

Podem candidatar-se ao Prémio Leya todas as pessoas singulares com plena capacidade jurídica.

Artigo 3

(Valor do Prémio)

O valor monetário do Prémio é de 100 000 euros (cem mil euros).

Artigo 4

(Local e Prazo de entrega)

— As obras concorrentes devem ser enviadas para:

Prémio Leya 2010,

Rua Cidade de Córdova, n.º 2

2610-038 Alfragide

Portugal

— São admitidas a concurso todas as obras que derem entrada na morada acima indicada até ao dia 31 de Maio de 2010.

(Nota: as obras enviadas por correio devem ter a data do carimbo dos correios até ao dia 31 de Maio de 2010.)

Artigo 5

(Apresentação das obras)

a) As obras concorrentes devem ser inéditas e apresentadas em duas cópias em papel, no formato A4, e devem ser acompanhadas de uma gravação emformato digital: CD ou PEN.

b) As obras concorrentes devem ser assinadas com o pseudónimo do autor.

c) As obras concorrentes devem ser acompanhadas de um envelope fechado contendo:

* Identificação do concorrente: nome completo; identificação fiscal (no Brasil CPF – Cadastro de Pessoa Física); endereço completo; endereço electrónico etelefone para contacto.

** Declaração assinada pelo concorrente com a menção de que a obra apresentada a concurso é original e inédita, e não foi apresentada a nenhumoutro concurso com decisão pendente.

*** Declaração assinada pelo concorrente com a menção de que é titular de todos os direitos de exploração da obra a concurso, sem excepção, bem comode que os mesmos não se encontram onerados seja a que título for.

**** Declaração assinada pelo concorrente com a menção de que não conhece, à data da apresentação da obra a concurso, qualquer acção ou interpelação de terceiros que ponham em causa a autoria da mesma e, bemassim, qualquer acção ou interpelação que possam afectar os direitos de exploração da mesma, designadamente através do seu arrolamento, penhora,execução ou qualquer outro meio legal susceptível de criar um ónus sobre aqueles direitos.

(Nota:o concorrente pode apresentar uma declaração única, discriminando os vários textos.)

Todos estes dados devem ser enviados em envelope fechado, identificado com o título da obra e o pseudónimo do autor (coincidente com o pseudónimo usado nas cópias da obra).

Artigo 6

(Características dos originais)

O tipo de letra e entrelinha utilizados na obra devem facilitar a leitura aos membros do Júri.

Artigo 7

(Composição do Júri)

O júri será constituído por, pelo menos, sete destacadas personalidades do mundo literário e cultural de língua portuguesa, sendo o mesmo nomeado pelaLeya.

Artigo 8

(Análise das obras)

O sistema de análise, classificação e selecção das obras apresentadas será estabelecido pela Leya, que nomeará uma comissão que realizará a leitura detodas as obras, elaborará um relatório sobre cada uma delas e seleccionará as que considerar melhores, até um máximo de 10 (dez). As obras seleccionadas,bem como os relatórios da comissão, serão apresentados ao Júri.

Artigo 9

(Deliberações do Júri)

a) O Júri delibera com total independência e em plena liberdade de critério,por maioria dos votos dos seus membros, cabendo, em caso de empate, aoPresidente do Júri o voto de qualidade.

b) O Júri atribuirá o Prémio Leya 2010 à obra concorrente que considerar de maior mérito literário, devendo essa escolha ser devidamente fundamentada.

c) Haverá um único premiado.

d) As decisões do Júri são secretas e definitivas.

e) Se as obras concorrentes não apresentarem a qualidade exigida, o júripoderá deliberar não atribuir o Prémio.

Artigo 10

(Edição da obra)

a) A edição da obra premiada será efectuada pela Leya, directamente ouatravés de uma das editoras do Grupo, e distribuída em todos os países delíngua portuguesa.

b) A tiragem da edição será determinada pela Leya.

c) O autor premiado receberá 8% de direitos de autor.

d) O autor da obra premiada cede à Leya o direito exclusivo de a explorarcomercialmente sob todas as formas, em todo o mundo. Este direito inclui atradução para qualquer língua e o direito de adaptação teatral, cinematográfico, televisivo, vídeo, ou outros suportes que existam ou venhama existir.

e) Será feito um contrato de edição com o autor, de acordo com o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, bem como todos os contratos edocumentos necessários para a protecção dos direitos de exploração cedidos a Leya. Caso, por qualquer motivo, não seja formalizado o contrato, o presenteRegulamento terá o valor de contrato de cessão de direitos entre a Leya e o vencedor.

f) O Presente acordo rege-se pelas disposições aplicáveis da lei portuguesa. Nocaso de litígio ou disputa quanto à execução, interpretação, aplicação ouintegração deste acordo, as Partes diligenciarão, por todos os meios de diálogo e modos de composição de interesses, de modo a obter uma soluçãoconcertada para a questão. Fica estabelecido o prazo de 30 (trinta) dias sobre a data da primeira diligência tendente à resolução da questão para a tentativa deconciliação referida no número anterior. Quando não for possível uma solução amigável e negociada, qualquer das Partes poderá recorrer a arbitragem. Aarbitragem será realizada por um tribunal arbitral constituído nos termos deste Regulamento e, supletivamente, pelo disposto na Lei n.º 31/86, de 29 deAgosto.

g) O contrato de edição será válido pelo prazo de 5 (cinco) anos e renova-se automaticamente salvo se uma das partes o resolver, com motivo justificado,por escrito e com uma antecedência mínima de 60 dias relativamente ao termo final de cada período de validade em curso.

Artigo 11

(Disposições finais)

— Os originais enviados não serão devolvidos.

— A candidatura ao Prémio Leya 2010 implica a aceitação do presente

(Para Mais informações contacte premioleya@leya.com)

Link:http://www.leya.com/

__________________________________________________________________________

Gostei deste concurso, vou participar, muitos escritores com melhor qualidade do que eu, vão participar e alguns experientes tem mais hipóteses de ganhar o prémio que é atractivo 100 mil euros. Vou participar, já comecei a escrever o livro, e assim que tiver pronto, depois da revisão, envio, se não ganhar, ao menos já fico com um livro, um cartão de visita para as outras editoras. A esperança é a última a morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado... O problema que só tenho até Maio de 2010...Tirando exames da faculdade, escrita do livro, e outros assuntos a tratar...Fica me pouco tempo, mas vou dedicar todos os dias 1 hora por dia para a escrita do livro. Vou com o intuito de participar e há foristas do TVU que podiam participar já mostraram que tem talento, como a Magg, Jfrp,Elrey, daqueles que me recordo assim a primeira.

Vamos ver no que dá. Ao menos ganho experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só agora vi este tópico.

De saudar este tipo de concursos. Muito bem. Até eu fiquei intusiasmado!!! Não me vou dar é ao trabalho de escrever um livro agora, para concorrer. :rofl_mini: Preciso de tempo e a maturidade que a escrita exige. Mas também, este prémio deve ser para continuar, portanto tenho tempo" :laugh_mini:

Eu acho é que o concurso deveria ser apenas para escritores anónimos, sem obras publicadas. Isso sim. Numa onda de ir descobrir grandes talentos que, muitas vezes, são ignorados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ontem, aproveitando os trocos que recebi no Natal, decidi fazer algo que já não fazia há algum tempo: gastar dinheiro na compra de livros (isto porque, ultimamente, tenho arranjado uns quantos sem pagar!).

E eis que vou eu, todo pimpão, até à Fnac e, ao comprar 3 livros (foram só 3, pessoal!), gastei 60€ e uns trocos! Um roubo! Três livros e gastei aquela fortuna!!!!

Desde quando é que nós, na "moeda antiga", iamos às compras e gastávamos 12.000,00 escudos na compra de livros literários?!

Isto é um atentado à cultura, ao nosso desenvolvimento psíquico!

Em suma, digo-vos que comprei "O Símbolo Perdido" (pois é o único livro do Dan Brown que me falta ler...), "O Codex 632" (porque quero ler o "Fúria Divina", mas achei por bem ler o primeiro livro deste género do autor) e o "Caderno Afegão" (pois entrei, no outro dia, na Bertrand, vi este livro e disse para mim: "Tenho que o comprar!").

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os livros são muito caros na sua maioria, acredito que seja por isso que a população portuguesa lê pouco, eu lembro-me de ouvir, creio que o nosso Nobel José Saramago queixar-se disso, do preço exagerado dos livros, eu os livros que tenho lido ultimamente têm sido emprestados por amigos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um roubo aqui em PT. Só para terem uma ideia e aqui ainda é maior o roubo, comprei online numa loja em UK um jogo para a PS3 por 20€, cá em Portugal custa 69€, diferença de 40€. É mt dinheiro. Sp q possível compro tudo fora do país. N alimento chulos.

Esse livro do Dan Brown, em UK se n me engano é 10€

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As editoras só pensam no lucro,lucro,lucro...Depois o autor recebe apenas uma pequena parte do livro, excepto os consagrados. Por exemplo Dan Brown, José Rodrigues dos Santos, tem um nome, são conhecidos, o que torna que os livros deles fiquem mais caros.

Feliz 2010.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...
Guest guilhermecarvalho

Quero saber os prediletos dos meus amigos portugueses. Eu aind anaõ fiz uam lista de 10, que é o que espero de vocês, mas os oito já estão aqui:

1º: Machado de Assis

2º: João Guimarães Rosa

3º: José Saramago

4º: Stendhal

5º: John LeCarré

6º: Sófocles

7º: Isabel Allende

8º: Lloyd Jones

Estes são os melhores dos melhores. Mas os melhores autores dentre os gêneros mundo-cão(aqueles bestsellers de suspense, ação e romance, que eu gosto, afinal sou excelente leitor), são:

1º: Sidney Sheldon

2º: Zìbia Gasparetto

3º: Barbara Cartland

4º: Nora Roberts

Ao longo do post vou aumentando a lista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...