Jump to content

Desenhos Animados


Tiago Madeira

Posts Recomendados

há 47 minutos, Francisca disse:

Verdade. Todas as séries do Cartoon Network são censuradas, até há páginas da Wikipedia com listas só disso. Normalmente, já vem da cópia que a emissora portuguesa adquire à sede europeia. Eu vejo Steven Universe, e coisas mínimas como uma troca de olhares entre duas personagens ou uma dança foram censuradas cá em Portugal e noutros países como o Reino Unido (até me lembro de ver uma petição sobre isso na Internet), tudo porque pensam que as personagens são lésbicas. Parece um pouco homofóbico, não tem nada de violento nem de explícito que as crianças não possam ver! Sailor Moon também não tinha duas sailors que eram namoradas? Se essa parte da série passou cá em Portugal, sofreu algum tipo de censura?

Em Sailor Moon não tiraram nada...

há 48 minutos, Francisca disse:

Verdade. Todas as séries do Cartoon Network são censuradas, até há páginas da Wikipedia com listas só disso. Normalmente, já vem da cópia que a emissora portuguesa adquire à sede europeia. Eu vejo Steven Universe, e coisas mínimas como uma troca de olhares entre duas personagens ou uma dança foram censuradas cá em Portugal e noutros países como o Reino Unido (até me lembro de ver uma petição sobre isso na Internet), tudo porque pensam que as personagens são lésbicas. Parece um pouco homofóbico, não tem nada de violento nem de explícito que as crianças não possam ver! Sailor Moon também não tinha duas sailors que eram namoradas? Se essa parte da série passou cá em Portugal, sofreu algum tipo de censura?

Could you please send me some of them? :wub: I love that stuff!!!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 
logotipo.jpg&maxWidth=113&maxHeight=85

 

sta série constitui uma adaptação bastante fiel de As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, um clássico da literatura americana escrito em 1876.

 

tomsawyer06a.jpg
tomsawyer06b.jpg

Mark Twain (1835-1910) viveu em Hannibal, cidade situada nas margens do rio Mississípi, no estado do Missouri, e cujo ambiente influenciou largamente muitos dos seus livros.

tomsawyer25.jpg


Hannibal apresenta diversas atrações ligadas a Mark Twain, com destaque para a Mark Twain Boyhood Home & Museum, sediada na casa onde Mark Twain passou grande parte da sua infância. Pode dizer-se que o seu exterior se assemelha bastante à casa de Tom Sawyer na série. Há, inclusivamente, uma tabuleta com referência ao muro que Tom persuadiu os amigos a pintarem por ele.

tomsawyer12a.jpg
tomsawyer12b.jpg

Existe a Becky Thatcher House, onde na realidade morou Laura Hawkins, a colega de Mark Twain que se julga ter inspirado a criação dessa personagem.

tomsawyer13a.jpg
tomsawyer13b.jpg

Há ainda a Gruta de Mark Twain (anteriormente designada por Gruta do McDougal), o lugar onde Tom e Huck encontraram o tesouro enterrado por Joe, o Índio.

tomsawyer14a.jpg
tomsawyer14b.jpg

Um passeio pelas águas do Mississípi, a bordo do Mark Twain Mississippi Riverboat, é também uma atividade indispensável a qualquer visitante de Hannibal.

tomsawyer15a.jpg
tomsawyer15b.jpg

A Ilha de Jackson, que serviu de cenário a alguns episódios, fica situada em frente à cidade.

tomsawyer16a.jpg
tomsawyer16b.jpg

Mark Twain deu continuidade às aventuras de Tom e Huck. A sequela mais conhecida é As Aventuras de Huckleberry Finn (1885), mas o autor escreveu igualmente As Viagens de Tom Sawyer (1894) e Tom Sawyer, Detetive (1896), tendo também iniciado outras histórias que não chegou a concluir.


Existem algumas diferenças entre a série e o livro:

- No livro, quem vai para a Ilha de Jackson com Tom e Huck é Joe Harper, e não Ben Rogers. Joe Harper, aliás, tem na série um papel menos preponderante do que no livro, onde é o melhor amigo de Tom, lugar que vai sendo ocupado por Huck.

- Quem suja o livro de Tom com tinta é Alfredo Temple. Na série, quem comete este ato é Charlie. Alfredo desentende-se com Tom alguns episódios antes, quando se envolvem num duelo junto ao Mississípi.

- No livro, Joe, o Índio, morre de fome porque os aldeões trancam a porta da gruta após salvarem Tom e Becky, enquanto que na série cai num buraco de grande profundidade.

- Huck evita que a casa da viúva Douglas seja assaltada por Joe, o Índio, e o seu comparsa surdo-mudo. No final, Huck aceita ficar em casa da viúva Douglas, com a promessa de Tom de que irão formar uma quadrilha.

- Originalmente, Sid é meio-irmão de Tom. Na série, não é dada relevância a esse facto, a não ser quando, encostado à parede pela prima Benny, Tom diz que ele e Sid são meios-irmãos, ficando implícito que isso é uma mentira inventada para justificar as diferenças entre ele e Huck (que se faz passar por Sid).

- Algumas situações criadas na série não existem no livro, como sejam a passagem de uma companhia de teatro pela aldeia, a chegada de Artur num balão, a viagem de Tom ao Arcansas e a competição de rãs.


A propósito da competição de rãs, este episódio foi certamente inspirado noutra história de Mark Twain, intitulada A Célebre Rã Saltadora de Calavares County.

tomsawyer23.jpg


A série apresenta ainda alguns elementos de As Aventuras de Huckleberry Finn.

tomsawyer07.jpg

Temos, por exemplo, um episódio centrado na fuga de um escravo amigo de Jim. No referido livro, é outro Jim – o escravo da Sra. Douglas, que acompanha Huck na sua viagem – que é perseguido.

Também os episódios em que Tom e Huck viajam até ao Arcansas são inspirados neste livro, embora a ação decorra de maneira distinta: no livro, Huck vai em busca do casal que comprou o seu amigo Jim. Quando chega à quinta de Sally Phelps, esta abraça-o e trata-o por Tom. Rapidamente, Huck conclui que está na quinta dos tios de Tom e assume a sua identidade. Tom aparece na quinta pouco tempo depois e, apercebendo-se da farsa, finge que é Sid. Na série, os rapazes vão à quinta por outro motivo e é Huck que finge ser Sid.


Tom Sawyer estreou em Portugal no dia 14/10/1981. Foi exibida aos sábados de manhã, no Tempo dos Mais Novos.


Alguns anos mais tarde, a série foi reposta às quintas-feiras, no Brinca Brincando, de 09/03/1989 a 23/02/1990.


Pouco tempo depois, passou ainda duas vezes no programa Agora Escolha.


O facto de Tom Sawyer ter sido exibida no início das décadas de 80 e 90 fez com que abrangesse um público vasto e se tornasse um estrondoso sucesso, sendo até hoje uma das séries mais recordadas por essas gerações.

tomsawyer17.jpg


Tom e Huck fizeram as delícias dos jovens telespectadores, tornando-se verdadeiros heróis para todos os que acompanharam as suas aventuras, travessuras e escapadelas à noite.

tomsawyer19.jpg


Um dos aspectos que mais fascinou os fãs da série foi a casa de Huck, construída no cimo de uma árvore. É curioso notar que a casa de onde ele sai no genérico é substancialmente diferente da que aparece na série.

tomsawyer18a.jpg
tomsawyer18b.jpg
A casa de Huck no genérico...
... e na série

Este foi o primeiro trabalho em dobragem das atrizes Isabel Ribas e Margarida Rosa Rodrigues, cujas vozes viriam a tornar-se uma referência nas séries de animação. Participaram nos episódios 43 a 45 como Tia Sally e Benny, respetivamente.


Infelizmente, a dobragem da RTP perdeu-se com o tempo. Em 2004, a editora New Age decidiu lançar a série em DVD, pelo que foi feita uma nova dobragem, de qualidade notoriamente inferior. Tom nunca será o mesmo sem a voz de Ermelinda Duarte, assim como é impossível imaginar Huck e Tia Polly que não os de Irene Cruz…

Segundo a editora, foi feito um esforço no sentido de aproximar o mais possível as vozes com as originais. Se assim foi, não se compreende por que não foram convocados os atores que fizeram a primeira dobragem…

Para piorar a situação, houve problemas com o estúdio que fazia a dobragem e a última metade da série foi gravada com outra equipa. A voz de Tom nesta segunda parte foi interpretada por Isabel Ribas.

Quem assistiu ao primeiro episódio desta nova versão terá certamente reparado nesta “pérola”: a moeda dos Estados Unidos no século XIX era… o Euro!

No entanto, foi mantido o tema do genérico, interpretado por Francisco Ceia.

tomsawyer20a.jpg
tomsawyer20b.jpg
tomsawyer20c.jpg
tomsawyer20d.jpg
tomsawyer20e.jpg
tomsawyer20f.jpg
tomsawyer20g.jpg
tomsawyer20h.jpg

A Planeta DeAgostini aproveitou a mesma dobragem e lançou novamente a série, numa coleção de 25 DVDs.

tomsawyer11.jpg


Apesar do enorme sucesso da série em 1981, estranha-se o facto de não ter havido uma coleção de bonecos em PVC, como era habitual. Houve, no entanto, outros produtos lançados, destacando-se a caderneta de cromos, livros e álbuns de banda desenhada editados pela Disvenda.

tomsawyer21.jpg


Foi também lançada uma banda sonora pela Telectra. Das músicas deste disco, apenas o tema do genérico era tocado na série. As restantes faixas eram adaptações da banda sonora espanhola, diferente da que ouvimos. O tema instrumental de encerramento não aparece no disco.

tomsawyer22.jpg


O tema instrumental de encerramento na RTP era Golden River, do alemão Martin Böttcher, extraído do álbumLovelights, de 1979.

tomsawyer26.jpg

Apesar de não ter nenhuma relação com a banda sonora japonesa, a sua sonoridade lembra muito a das músicas compostas por Takeo Watanabe.


A banda sonora original foi lançada em França e no Japão. Apesar do CD francês incluir um maior número de faixas, existem outras que só aparecem no CD japonês.

tomsawyer10a.jpg
tomsawyer10b.jpg

Em 1976, ainda antes da produção de Tom Sawyer, fora já produzida uma adaptação em desenho animado deAs Aventuras de Huckleberry Finn. Esta série foi exibida pela RTP em 1992. Embora originalmente o romance relate as aventuras vividas por Huck, o seu amigo Tom e o escravo Jim, nesta versão Tom Sawyer foi suprimido da história.

tomsawyer08.jpg


Ermelinda Duarte e Irene Cruz estiveram juntas no programa Boa Tarde do dia 22/12/2010, dedicado aos desenhos animados.

 
 

ítulo original:
トム・ソーヤーの冒険 
Tom Sawyer no Boken (Japão)

 

Baseada em As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain

Exibição:
1981/1982 (RTP 1)

Número de episódios:
49

Produção:
Nippon Animation (1980)

tomsawyer24.jpg

Versão portuguesa:

Vozes:
António Montez – Ben / Jim
Carmen Santos – Becky / Sid
Ermelinda Duarte – Tom / Margarida
Fernanda Figueiredo – Maria / Joe Harper / Risetta
Irene Cruz – Huck / Tia Polly / Amy Lawrence
Isabel Ribas – Tia Sally
João Lourenço – Joe, o Índio / Sr. Dobbins / Juiz Thatcher
José Gomes
Margarida Rosa Rodrigues – Benny
Pedro Pinheiro

Direção (interpretação):
João Lourenço

Montagem:
Ana Maria Antunes

Som:
Virgílio Luz
Luís Barão

 

In Brinca Brincando 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava, via o Zig Zag apesar de ser um pouco abebézado.

Como estava mais inclinado para as séries do Cartoon Network, lembro-me bem da primeira dobragem de Billy e Mandy para português - As Aventuras Horripilantes do Beto e da Mena. Só dobraram a terceira temporada e o Cartoon Network só dobrou daquela temporada em adiante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Manú Tenry disse:

Quando as personagens tinham design decentes! Não quero acreditar no que fizeram ao Ash:dry:

Agora os disign estão muito artificiais e infantis é verdade, e já não faz-me aquelas coisas cómicas típicas de desenhos animados, tipo ficarem com a cara vermelho, a gotinha, esbogalharem os olhos, estão muito humanizados, mas gosto do que fizeram com os ataques e com o ambiente em volta, estão mais credíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá se este não é o tópico correto, mas como era um programa paradcrianças penso que não há grande problema.

Alguém sabe qual o nome de um programa que costumava passar na BBC Entertainment (era numa BBC mas não tenho a certeza do outro nome) que passava em Portugal perto das 6 ou 7 da manhã junto com os telletubies há coisa de uns 8-10 anos? Se não me engano, era sobre uma educadora de infância que ia a vários edifícios de uma cidade num episódio. Gostava de voltar a ver um episódio por curiosidade :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Rui Gonçalves disse:

Eu esqueço-me que vocês são mais novos que eu... Eu tenho 22, por isso, já achava um bocado infantil os Tele... Só por isso!

Eu tenho 25 e lembro-me de ver isto com 8, 9 e 10 anos e gostava.

Agora mesmo, srcbica disse:

É como eu. Eu d-e-t-e-s-t-a-v-a essa coisa.

É um desenho animado muito abebezado mas eu na altura gostava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LFTV disse:

Eu tenho 25 e lembro-me de ver isto com 8, 9 e 10 anos e gostava.

É um desenho animado muito abebezado mas eu na altura gostava.

Cada qual com os seus gostos, LFTV, mas era justamente por isso que eu não podia ver aquilo à frente. Aliás, eu não me lembro de alguma vez ter gostado de produtos infantis assim para uma classe etária tão restrita como menores de 5. Gostava de coisas para todas as idades, como Looney Tunes, Tom & Jerry, Avó Detetive, pokemon, digimon, tartarugas ninjas... Até dos filmes da Barbie eu gostava. Adorava também o samurai, mas este já era para crianças maiores... Era quase como o primo do @Ambrósio que começou a ver filmes para maiores de 12 aos 8. Eu também veria se tivesse uma oferta de desenhos animados como a atual (se é que eu não vi; acho que alguns filmes do Jackie Chan tinham essa indicação). Isto é off-topic, mas na RTP2, para além da "Ilha dos Desafios" e "As Aventuras de Max", não conheço mais nada para essa idade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, srcbica disse:

Cada qual com os seus gostos, LFTV, mas era justamente por isso que eu não podia ver aquilo à frente. Aliás, eu não me lembro de alguma vez ter gostado de produtos infantis assim para uma classe etária tão restrita como menores de 5. Gostava de coisas para todas as idades, como Looney Tunes, Tom & Jerry, Avó Detetive, pokemon, digimon, tartarugas ninjas... Até dos filmes da Barbie eu gostava. Adorava também o samurai, mas este já era para crianças maiores... Era quase como o primo do @Ambrósio que começou a ver filmes para maiores de 12 aos 8. Eu também veria se tivesse uma oferta de desenhos animados como a atual (se é que eu não vi; acho que alguns filmes do Jackie Chan tinham essa indicação). Isto é off-topic, mas na RTP2, para além da "Ilha dos Desafios" e "As Aventuras de Max", não conheço mais nada para essa idade.

Os meus preferidos era a Família Thornberrys, Rugrats (apesar deste ser mais infantil), Simba, Cinderela, O Patinho Feio e Sissi. Mais tarde ainda surgiram outros que eu gostei mas estes foram os primeiros que me marcaram. Também gostei de "Teletubbies" na altura, aquilo tinha algo de fascinante, mas hoje já não o veria, mas foi marcante.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LFTV disse:

Os meus preferidos era a Família Thornberrys, Rugrats (apesar deste ser mais infantil), Simba, Cinderela, O Patinho Feio e Sissi. Mais tarde ainda surgiram outros que eu gostei mas estes foram os primeiros que me marcaram. Também gostei de "Teletubbies" na altura, aquilo tinha algo de fascinante, mas hoje já não o veria, mas foi marcante.

À exceção do Simba, do qual tenho uma cassete, não me lembro de nada disso. xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso que não percebo, porquê que as séries do Max dão tanto na SIC como na RTP2! É estranho darem o mesmo desenho animado nas generalistas ao mesmo tempo!

há 2 minutos, srcbica disse:

Isto é off-topic, mas na RTP2, para além da "Ilha dos Desafios" e "As Aventuras de Max", não conheço mais nada para essa idade.

E penso que não haja! Quer dizer já algum tempo que não vejo o Zig Zag, as séries são cada vez piores! Nem me fales da Ilha dos Desafios/Drama Total, estragaram a dobragem das últimas séries! Sim, é verdade, estou a criticar uma dobragem portuguesa :P 

Desde que passaram aquilo para direção do Rui de Sá aquilo ficou no piorio! E atenção gosto muitas dobragens dirigidas por ele, mas ele escolheu mal alguns actores em certas personagens! Não sei quem é que teve a peregrina ideia de convidar o Rui Unas para fazer parte da série! Ele não tinha nada a ver com o Durval (Duncan), o Alejandro já ficou melhor mas de resto :S E depois a série nova ficou horrível! A dobragem do Cartoon Network era muito melhor!

há 3 minutos, LFTV disse:

Não te lembras da Cinderela? aquilo dava na altura do Simba e repetiram os dois durante anos na TVI.

Está disponível no youtube os episódios todos :P O que pecava nessa série eram as constantes repetições e as alterações de vozes, eu vi no ano passado alguns episódio, o cão e os outros bichos mudavam de voz constantemente! Ainda dizem que as dobragens desse tempo é que eram boas :S 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, LFTV disse:

Não te lembras da Cinderela? aquilo dava na altura do Simba e repetiram os dois durante anos na TVI.

Não, ainda olhei para a Cinderela e o Patinho Feio e estava a tentar lembrar-me que séries fizeram com essas personagens tão icónicas, mas de facto não me vem nada à cabeça. Eu às tantas também só me lembro do Simba por causa da cassete. :P

há 6 minutos, Manú Tenry disse:

É isso que não percebo, porquê que as séries do Max dão tanto na SIC como na RTP2! É estranho darem o mesmo desenho animado nas generalistas ao mesmo tempo!

E penso que não haja! Quer dizer já algum tempo que não vejo o Zig Zag, as séries são cada vez piores! Nem me fales da Ilha dos Desafios/Drama Total, estragaram a dobragem das últimas séries! Sim, é verdade, estou a criticar uma dobragem portuguesa :P 

Desde que passaram aquilo para direção do Rui de Sá aquilo ficou no piorio! E atenção gosto muitas dobragens dirigidas por ele, mas ele escolheu mal alguns actores em certas personagens! Não sei quem é que teve a peregrina ideia de convidar o Rui Unas para fazer parte da série! Ele não tinha nada a ver com o Durval (Duncan), o Alejandro já ficou melhor mas de resto :S E depois a série nova ficou horrível! A dobragem do Cartoon Network era muito melhor!

Deixa lá que eu compreendo-te perfeitamente. A última vez que coloquei os olhos naquilo, reparei que as vozes estavam diferentes e não gostei, mas era porque uma pessoa habitua-se a umas vozes e depois mete impressão estar a ouvir outras. Bom, de qualquer das formas, ainda vi um episódio ou outro. No horário, não havia nada melhor.:mosking:

Editado por srcbica
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, srcbica disse:

Não, ainda olhei para a Cinderela e o Patinho Feio e estava a tentar lembrar-me que séries fizeram com essas personagens tão icónicas, mas de facto não me vem nada à cabeça. Eu às tantas também só me lembro do Simba por causa da cassete. :P

Deixa lá que eu compreendo-te perfeitamente. A última vez que coloquei os olhos naquilo, reparei que as vozes estavam diferentes e não gostei, mas era porque uma pessoa habitua-se a umas vozes e depois mete impressão estar a ouvir outras. Bom, de qualquer das formas, ainda vê um episódio ou outro. No horário, não havia nada melhor.:mosking:

Na série de All Stars dos vilões vs heróis alguns estavam aceitáveis mas na série nova só vi um episódio e fiquei super desiludido! E há casos em que fiquei a gostar de certas personagens que não gostava nas outras temporadas como o Scott e o Alejandro. A Gwen (Graça), a Couterney (Carmo) e a Heather (Helga) já as adorava, essa conseguiram manter as suas personalidades :P E o meu preferido era o Mike pela aquela coisa da esquizofrenia das suas personagens :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Afonso2014 disse:

Eu lembro me daquela que tratava mal os irmãos e os primos, e um bébe, já não me lembro desses denhos animado o meu preferidos foram a Família Thornberrys eu adorava aquilo 

Eu também adorava. :D Andavam sempre a viajar de um lado para o outro e a fazer documentários. Pena não haver nada em português na net.:(

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...