Jump to content

RTP1 HD


NEQ

Posts Recomendados

Este tópico servirá para comentar os programas que são ou que poderão vir a ser transmitidos no canal de Alta Definição.

———

Para começar, hoje surpreendentemente a Bola de Ouro não será transmitida em HD ou pelo menos na programação não consta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 168
  • Criado
  • Última Resposta

A RTP1 HD devia de estar disponível na TDT no lugar do "Canal HD" que não emite nada agora e deviam de transmitir mais programas lá em HD.

 

No ano passado se bem me lembro, ainda deu em 4:3.

Sim foi em 4:3, pois abriram um "Especial informação".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP1 só emite em HD jogos ou séries do canal podiam passar as estreias de filmes e mais programas do canal

Concordo. Reparei que as câmeras do Preço Certo dizem HD... bem que podiam passar a transmitir este programa no canal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rtp só dá em HD os Nossos Dias, Beirais e futebol ou eventos especiais. Penso que Depois do Adeus que já deu em HD tb repete da mesma forma, assim como Filhos do Rock.

 

A rtp não pode usar o canal hd da tdt porque nunca ficou clarificado a quem pertencia já que seria supostamente para ser usado pelos 3 canais... resta saber quem terá sido o idiota que pensou que um canal em comum iria alguma vez resultar mesmo para dar programas esporadicamente?

 

Os filmes provavelmente não são versões em Alta definição... mas por exemplo as séries estrangeiras já todas são produzidas em HD espanta-me que não as emitam com o sinal. Seja como for só se iria notar a diferença se assistirem pelo canal HD do cabo... o que geralmente ninguém ou quase ninguém usa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo. Reparei que as câmeras do Preço Certo dizem HD... bem que podiam passar a transmitir este programa no canal.

 

Atenção que nem todas as fases da produção do programa podem ser em HD. Apenas porque na câmara diz "HD" não significa que o programa seja sequer produzido nesse formato. Aliás, esse foi um dos motivos pelos quais a SportTV não transitou todos os seus canais para HD logo em 2008: havia ainda muita coisa que não era produzida em larga escala nesse formato.

 

Quanto à RTP HD/RTP1 HD (pelo menos anda a saltitar por estes dois nomes), parece-me que o objectivo do canal, mais que um canal que já está em testes à quase 6 anos, é o de apresentar a programação in-house da RTP em HD. Ou seja, não me parece que, tão cedo, programação que não seja produzida pela RTP ou a pedido desta seja emitida neste canal. É esperar e ver se sempre irá haver a compra de material novo, que está incluída no plano de reestruturação da empresa apresentado pelo nosso "querido amigo", Miguel Relvas.

 

Para já, no que toca a emissões em HD da RTP contem só com: ficção feita a pedido da RTP, alguns eventos ao vivo que estejam a ser produzidos em HD e eventos desportivos (o próximo Mundial deve pelo menos ter metade dos jogos em HD neste simulcast).

 

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os filmes provavelmente não são versões em Alta definição... mas por exemplo as séries estrangeiras já todas são produzidas em HD espanta-me que não as emitam com o sinal. Seja como for só se iria notar a diferença se assistirem pelo canal HD do cabo... o que geralmente ninguém ou quase ninguém usa.

 

Os filmes nem sempre são emitidos em 16:9 (como por exemplo "A origem").

Depende de como foram comprados e guardados no servidor de programas da RTP1.

 

Mas sim, filmes e séries podiam muito bem serem emitidos em 16:9 HD na RTP1 HD, principalmente se são recentes.

Os outros programas emitidos em SD podiam tambem serem emitidos lá com upscale, com compressão mínima.

 

A RTP1 HD devia de estar disponível na TDT no lugar do "Canal HD" que não emite nada agora e deviam de transmitir mais programas lá em HD.

 

Era bom, mas a SIC e a TVI não deixam... :dry:

Preferem partir um brinquedo do que deixar outra pessoa usá-lo...

 

Todos os canais da TDT até podiam estar a emitir em HD 1080p se quisessem.

Os espanhóis conseguem bem enfiar 6 canais HD* na TDT ES e as ondas são fisicamente as mesmas dos dois lados da fronteira. É só abrir muxes!

 

*: La1 HD, TDP HD, Antena 3 HD, Cuatro HD, Telecinco HD, LaSexta HD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filmes nem sempre são emitidos em 16:9 (como por exemplo "A origem").

Depende de como foram comprados e guardados no servidor de programas da RTP1.

Mas sim, filmes e séries podiam muito bem serem emitidos em 16:9 HD na RTP1 HD, principalmente se são recentes.

Os outros programas emitidos em SD podiam tambem serem emitidos lá com upscale, com compressão mínima.

Era bom, mas a SIC e a TVI não deixam... :dry:

Preferem partir um brinquedo do que deixar outra pessoa usá-lo...

Todos os canais da TDT até podiam estar a emitir em HD 1080p se quisessem.

Os espanhóis conseguem bem enfiar 6 canais HD* na TDT ES e as ondas são fisicamente as mesmas dos dois lados da fronteira. É só abrir muxes!

*: La1 HD, TDP HD, Antena 3 HD, Cuatro HD, Telecinco HD, LaSexta HD.

A nível do upscaling o MEO já o faz e penso que a Vodafone também os faz.

Só consigo dar feedback do MEO, e posso dizer que prefiro ver em SD quer seja em 16:9 ou 4:3 pois a qualidade no upscaling é bastante inferior à SD na minha opinião, especialmente na RTP 2 em que a imagem é mais baça.

Em relação ao canal HD na TDT é como disseste ou seja, não fazem nem deixam fazer.

Eles agora têm a mania de se meterem em tudo o que a RTP faz, a última foi com os jogos do mundial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filmes ás vezes não são emitidos em 16:9 por causa da legenda, sobretudo se forem anteriores a 2011 a rtp tem cópia com a legenda antiga embutida na imagem então não dá para alterar,  como acontece por exemplo nos canais de séries e filmes em que está em formato à parte... é um dos problemas da nossa tv.

 

Seja como for só mesmo a produção própria é emitida em HD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filmes ás vezes não são emitidos em 16:9 por causa da legenda, sobretudo se forem anteriores a 2011 a rtp tem cópia com a legenda antiga embutida na imagem então não dá para alterar, como acontece por exemplo nos canais de séries e filmes em que está em formato à parte... é um dos problemas da nossa tv.

Seja como for só mesmo a produção própria é emitida em HD.

Não são só os generalistas. A FOX chegou a transmitir Wipeout com letterbox para 4:3. Isto porque a série por norma dá no FX...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ou então a rtp1 hd devia estar em sinal aberto

há um espaço nas tv´s com tdt que é o canal 5 ou 6 que se chama hd e não tem nada punham lá a rtp1hd (acho que seria tao simples quanto isso)

http://www.tvdigital.tecnopt.com/canal-hd-na-tdt-portuguesa-nao-sera-usado-por-falta-de-acordo-entre-rtp-sic-e-tvi/

eu vi a gala 57 anos completa em hd, na rtp hd, tinha mesmo boa qualidade

Eu também vi tudo em HD e a qualidade estava mesmo excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sabem, diversos programas ainda não transmitem em HD mas no caso do MEO existe a RTP 1 HQ ou seja, é um canal upscaling com base na RTP 1.

Ontem à noite coloquei na posição 801 quando estava a dar o 5 Para a Meia Noite e a qualidade de imagem estava excelente, a fazer lembrar o HD.

 

Recomendo! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses canais HQ do MEO só servem mesmo para ver RTP1 e 2.

SIC, TVI, SIC N e RTP Informação não vale a pena porque é obrigatório ver aquilo esticado.

 

Eu diria mesmo só para ver a RTP 1 HQ, pois a qualidade de imagem da RTP 2 SD consegue ser superior à da RTP 2 HQ (compara e comenta). Ainda gostava de saber como é que o MEO faz isso...

Em relação à RTP Informação sei que o canal tem alguns programas em 16:9, fora os blocos informativos mas sinceramente não testei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria mesmo só para ver a RTP 1 HQ, pois a qualidade de imagem da RTP 2 SD consegue ser superior à da RTP 2 HQ (compara e comenta). Ainda gostava de saber como é que o MEO faz isso...

Em relação à RTP Informação sei que o canal tem alguns programas em 16:9, fora os blocos informativos mas sinceramente não testei.

Na ZON só há a RTP2 normal, a RTP1 também temos em HD. Alguém sabe quando é que a TVI e a SIC passam a 16:9?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na ZON só há a RTP2 normal, a RTP1 também temos em HD. Alguém sabe quando é que a TVI e a SIC passam a 16:9?

 

Eu não estou a falar da RTP 1 HD mas sim da RTP 1 HQ. São coisas diferentes embora no MEO existam ambos.

A SIC e a TVI em 16:9 cada vez tem sido mais pedido pelo público mas parece que eles ignoram... Até ao momento não se sabe de qualquer tipo de datas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não estou a falar da RTP 1 HD mas sim da RTP 1 HQ. São coisas diferentes embora no MEO existam ambos.

A SIC e a TVI em 16:9 cada vez tem sido mais pedido pelo público mas parece que eles ignoram... Até ao momento não se sabe de qualquer tipo de datas.

E sabes se a ZON também tem esses canais em HQ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...