Jump to content

Sete Palmos de Testa


_zapping_

Posts Recomendados

Do sexo aos dramas juvenis

CÁTIA BOCHINHA MONTEIROAna Zanatti estreia-se este domingo,pelas 21 horas, na RTP2, como apresentadora de "7 palmos de testa", um "talk-show" juvenil que a experiente actriz e escritora, agora com 59 anos, nunca imaginou fazer e do qual fugiu durante 26 anos.

Se há temática que desperta interesse a Ana Zanatti é a de desmistificar questões relacionadas com sexo, em Portugal. Foi sob este argumento que Teresa Paixão, responsável pela programação Infantil e Juvenil da RTP2, abordou , numa primeira fase de concepção deste "talk-show", a escritora de "O Povo Luz e os Homens Sombra".

"A proposta inicial passava por um único programa, onde a Ana falaria com jovens adultos sobre sexo" mas, algum tempo depois, após uma reunião com Jorge Wemans, director do segundo canal, Ana Zanatti viu-se com o compromisso de apresentar um total de 10 programas sobre assuntos polémicos da actualidade.

Relativamente a este desafio, a actriz de "Liberdade 21", demonstra um sentimento ambíguo. Se por um lado Ana Zanatti quer ajudar a esclarecer os jovens sobre certas temáticas, incluídas até por sugestão sua, por outro, este formato intimida-a já que diz sentir mais facilidade em exprimir-se na escrita do que oralmente, razão pela qual, durante os 26 anos em que trabalhou na RTP, nunca quisfazer nadadentro deste género.

Durante a apresentação do programa, feita à comunicação Social, Ana brincou dizendo que "nunca na vida" pensou fazer um "talk-show". " Acho que não tenho jeito nenhum para isto. Não sei o que me levou a aceitar, deve ser a atracção pelo abismo".

Cinco dos dez programas a ser exibidos já estão gravados. Sexo, dinheiro, amor e sedução, violência e corpo, são as temáticas dos primeiros episódios, estando ainda por gravar os restantes cinco, cujos assuntos de debate serão a família, o conhecimento, as oportunidades, a morte e os vícios. Entusiasmada com o formato, Ana Zanatti revelou não querer um "talk-show" igual aos existentes. "Onde quero encontrar a diferença é em chegar ao íntimo das pessoas".

O facto de ser quase uma sexagenária não parece preocupar a multifacetada actriz no que diz respeito a abordar temas controversos. Trabalhar com jovens e poder esclarecê-los foram justamente alguns dos motivos que conduziram ao sim de Ana já que, nas apresentações dos seus livros, que tem feito nos últimos anos pelas escolas de Portugal, se tem aproximado dos jovens e apercebido de que, "apesar de haver muita coisa que mudou, ainda há muitos preconceitos. Há jovens que vivem muito atormentados porque não sabem como hão-de lidar com determinadas situações. Talvez eu seja mais ousada do que alguns deles".

No entanto, "7 Palmos de Testa" quer-se descontraído, principalmente no que diz respeito a obrigatoriedades temporais. Face à "infidelidade do público jovem", Teresa Paixão revelou que a melhor opção encontrada passou por "ir ao ritmo dos jovens e, por isso, tornar o programa mensal", posição corroborada por Jorge Wemans que afirmou não haver um domingo específico para a transmissão do formato.

"O programa vai ter a duração de uma hora, será sempre aos domingos às 21 horas mas não será sempre numa ordem mensal específica. O nosso contrato com o público é de ser uma vez por mês".

O cenário, referiu Teresa Paixão, "é muito minimalista e diferente do que é costume". Um sofá "encarnado-sangue", sugestão da apresentadora, e um fundo com grafittis em movimento vão ambientar os seis jovens (três rapazes e três raparigas), com idades compreendidas entre os 16 e os 22 anos, para que estes falem de forma desinibida sobre um tema.

Uma das dificuldades na materialização deste "talk-show", a par da difícil tarefa de encontrar bons conversadores pois, segundo Teresa Paixão, "em Portugal estar calado é uma coisa muito apreciada", passou pela atribuição do nome, ideia de Andrea Basílio, produtora do formato, que surgiu ao fim de três semanas, baseando-se nas sete pessoas em conversa, e por analogia à série norte-americana "Sete Palmos de Terra".

Vi a parte inicial do programa. Adorei o genérico. Espectacular!!!

Gostei da forma e da "abertura" com que debateram a questão da sexualidade. A realização e os oráculos estiveram óptimos. O programa é muito bom e deveria ter uma outra visibilidade.

A estreia fez 1,3% de rating e 3,2% de share.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só consegui ver mesmo o fim e gostava de ter visto todo.

Será que vão repetir?

Este é mesmo um programa de grande qualidade e claro que deveria ter muito mais visibilidade. Não digo passar para a RTP1, mas talvez mais publicidade.

As pessoas parece que repulsam a RTP2. Podem haver óptimos programas que as pessoas possam gostar, mas como é na RTP2, não ligam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

QUOTE(_zapping_ @ 18-Feb-2009, 14:58) <{POST_SNAPBACK}>
Nunca mais deu?! :unsure:

Aqui há dias (ou esta semana ou na semana passada) vi uma promoção a este programa e reparei que as imagens que passaram foi da primeira emissão.

Penso que foi o mesmo. Eu voltei a ver na RTP África. :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(elrey @ 19-Feb-2009, 20:14) <{POST_SNAPBACK}>
Se reparares no 3º parágrafo a contar do fim da notícia que está no 1º post deste tópico tens lá a dizer que é mensal, ainda que sem datas definidas :lol: .

De acordo com o site da RTP, o programa do passado Domingo foi o 4º.

Sendo assim, bate certo! :mocking_mini:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Guest Miguel SIC 4ever

Do que vi deste programa, achei-o interessante, mas isto de ser um programa mensal não me convence...

Quanto às audiências, têm sido bastante baixas...

Dezembro - 0,7% / 1,6%

Janeiro - 1,1% / 2,5%

Fevereiro - 1,1% / 2,5%

Março - 1,2% / 3,1%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foram assim tãaao baixas... Se passasse num dos outros canais, aí sim, eram bastante baixas. Neste caso são apenas baixas em termos de share, tendo em conta os normais valores diários da RTP2.

Só hoje é que estou a ver mais amplamente o programa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guest Miguel SIC 4ever

QUOTE(elrey @ 19-Apr-2009, 21:16) <{POST_SNAPBACK}>
Não foram assim tãaao baixas... Se passasse num dos outros canais, aí sim, eram bastante baixas. Neste caso são apenas baixas em termos de share, tendo em conta os normais valores diários da RTP2.

Acho que são baixas tanto em termos de share como de audiência porque, em pleno horário nobre, não chegar a 1% de audiência é coisa que não é habitual ver na RTP2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(Miguel SIC 4ever @ 21-Apr-2009, 22:23) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que são baixas tanto em termos de share como de audiência porque, em pleno horário nobre, não chegar a 1% de audiência é coisa que não é habitual ver na RTP2...

Não podes ser assim tão extremista! Sabes quais são os valores "normais" da RTP2 àquela hora, naquele dia da semana?

É importante frisar que o programa está a cativar o público, visto a audiência ter vindo a subir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...