Hashtag

16:9 em Portugal

2076 posts neste tópico

1 - Claramente não estás a ler os meus posts. Nunca disse que se deve ignorar quem tem TVs 4:3 (eu próprio tenho duas aqui em casa, embora agora sejam pouco usadas). Não sei onde é que foste buscar isso.

3 - Não tens de concordar com o que eu escrevo, mas dizer que emitir em 16:9 não é uma regra e que podemos continuar a levar com o 4:3 à vontade, porque são só barras, só que na vertical, opá, a sério, só rir.

Fiquem Bem.

Sobre as tv's curvas, é esperar pra ver, ou é um sucesso, ou não dá em nada.

Agora, dizes que não se deve ignorar o 4:3, mas depois já dizes que é só rir. Se o pessoal que vê em 16:9 não está pra levar com barras verticais, porque raio é que o pessoas que tem tv's em 4:3 tem de levar com as horizontais? :sleep: Enfim

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Eu também era muito sensível ao argumento de que era preciso ter em conta o grande número de televisores 4:3... em 2010 ou 2011.

Não se esqueçam que com a (desastrosa) transição para a TDT, embora na maior parte dos casos tenham impingido TV por cabo às pessoas, deve ter havido também muita gente que aproveitou para comprar novos televisores já com descodificador integrado. Claro que muitos de nós temos uma ou duas TVs antigas em casa e ninguém nos obriga a deitá-las fora, mas são muito menos do que há uns anos, e se isso fosse razão para não avançarmos para o 16:9 então ainda estávamos a ver TV a preto e branco.

RCP, JDaman e srcbica gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post

Sobre as tv's curvas, é esperar pra ver, ou é um sucesso, ou não dá em nada.

Agora, dizes que não se deve ignorar o 4:3, mas depois já dizes que é só rir. Se o pessoal que vê em 16:9 não está pra levar com barras verticais, porque raio é que o pessoas que tem tv's em 4:3 tem de levar com as horizontais? :sleep: Enfim

Eu nunca disse que se devia ignorar as TVs 4:3. Estás claramente a ver o lado errado da questão e a focar-te só no letterboxing/pillarboxing e não nas vantagens das emissões em 16:9. É como o outro, que via o copo sempre meio-vazio.

Fica Bem.

Ashtoon4 gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

O Pan&Scan é um bom sistema, mas tem de se ter tv's configuradas na mesma. :sleep:

Mas isso já é problema do espectador que tem as TVs 4:3, se em todo o mundo se fez/faz assim, porque Portugal tem que ser sempre diferente?

Eu não censuro que as pessoas não sabem configurar as TVs correctamente;

1º - Ao contrário dos outros países quando fizeram a transição, não informaram aos espectadores como fazê-lo

2º - Como se isso não fosse mau suficiente as operadoras de cabo não enviam a sinalização correcta do AR na maioria dos canais para que a televisão mude automaticamente para o AR correcto. Exemplo meo satélite: SIC Radical canal 16:9 com sinalização 4:3, na minha TV 16:9 aparece a imagem anamófica com pillarbox, na minha 4:3 aparece anamórfico e ecrã completo, ou seja uma salganhada...

Pela tua ordem de ideias posso também dizer que tenho uma televisão a preto e branco por isso os canais deviam emitir em preto e branco para que eu não veja o "dot crawl"/"chroma dots" na minha TV.

Editado por t0nito

Partilhar este post

Link para o post

Mas isso já é problema do espectador que tem as TVs 4:3, se em todo o mundo se fez/faz assim, porque Portugal tem que ser sempre diferente?

Eu não censuro que as pessoas não sabem configurar as TVs correctamente;

1º - Ao contrário dos outros países quando fizeram a transição, não informaram aos espectadores como fazê-lo

2º - Como se isso não fosse mau suficiente as operadoras de cabo não enviam a sinalização correcta do AR na maioria dos canais para que a televisão mude automaticamente para o AR correcto. Exemplo meo satélite: SIC Radical canal 16:9 com sinalização 4:3, na minha TV 16:9 aparece a imagem anamófica com pillarbox, na minha 4:3 aparece anamórfico e ecrã completo, ou seja uma salganhada...

Pela tua ordem de ideias posso também dizer que tenho uma televisão a preto e branco por isso os canais deviam emitir em preto e branco para que eu não veja o "dot crawl" na minha TV.

Há tv's que simplesmente não dão, eu tenho 2 em casa, e nenhuma delas dá.

A RTP informou. É a única que transmite tudo em 16:9, com a sinalização e mais não sei quê.

Isso da tv a preto e branco não tem lógica, mesmo que os canais emitam a cores, tu vês sempre a preto e branco, mesmo que transmitam a preto e branco, tu vais sempre ver a preto e branco, portanto isso nem é um argumento

Partilhar este post

Link para o post

A SIC Notícias a dar muita coisa em 16:9 anamórfico, tem dado o Daily Show e agora as imagens de um Sporting - Fiorentina nesse formato.
Quererá dizer algo?

Partilhar este post

Link para o post

Há tv's que simplesmente não dão, eu tenho 2 em casa, e nenhuma delas dá.

A RTP informou. É a única que transmite tudo em 16:9, com a sinalização e mais não sei quê.

Isso da tv a preto e branco não tem lógica, mesmo que os canais emitam a cores, tu vês sempre a preto e branco, mesmo que transmitam a preto e branco, tu vais sempre ver a preto e branco, portanto isso nem é um argumento

Nas TVs 16:9 todas dão para configurar o AR, nas 4:3 não é nas TVs que se configura mas sim nas boxes. Numa TV 4:3 se tiveres em Pan&Scan vais ver em 4:3 na mesma mesmo que transmitam em 16:9, portanto isso nem é um argumento.

A mentalidade portuguesa é muito diferente do resto do mundo. Neste caso em concreto, em vez de ser os operadores de canais a dar o passo para evoluir para 16:9 e as pessoas se quiserem ou puderem acompanham e mudam para 16:9, não, é ao contrário, os operadores de canais estão literalmente sentados à espera que deixem de existir televisores 4:3 para dar o passo. Portugal sempre foi e sempre será 20 anos atrasado em relação ao resto do mundo desenvolvido. Por este andamento a SIC e a TVI só mudam para 16:9 SD quando o resto do mundo emitir regularmente em 4K. São mais os televisores 4:3 que 16:9 cá em casa e mesmo assim acho que a SIC e a TVI já deviam ter mudado para 16:9 à 10 ou 15 anos atrás como o resto da Europa. Ao menos nisso a RTP está um passo à frente, só pecou pela demora...

Editado por t0nito

Partilhar este post

Link para o post

A SIC Notícias a dar muita coisa em 16:9 anamórfico, tem dado o Daily Show e agora as imagens de um Sporting - Fiorentina nesse formato.
Quererá dizer algo?

Talvez sim, talvez não... Sabes como é a SIC.

Partilhar este post

Link para o post

Nas TVs 16:9 todas dão para configurar o AR, nas 4:3 não é nas TVs que se configura mas sim nas boxes. Numa TV 4:3 se tiveres em Pan&Scan vais ver em 4:3 na mesma mesmo que transmitam em 16:9, portanto isso nem é um argumento.

A mentalidade portuguesa é muito diferente do resto do mundo. Neste caso em concreto, em vez de ser os operadores de canais a dar o passo para evoluir para 16:9 e as pessoas se quiserem ou puderem acompanham e mudam para 16:9, não, é ao contrário, os operadores de canais estão literalmente sentados à espera que deixem de existir televisores 4:3 para dar o passo. Portugal sempre foi e sempre será 20 anos atrasado em relação ao resto do mundo desenvolvido. Por este andamento a SIC e a TVI só mudam para 16:9 SD quando o resto do mundo emitir regularmente em 4K. São mais os televisores 4:3 que 16:9 cá em casa e mesmo assim acho que a SIC e a TVI já deviam ter mudado para 16:9 à 10 ou 15 anos atrás como o resto da Europa. Ao menos nisso a RTP está um passo à frente, só pecou pela demora...

Pelos menos em França, a France 2 mudou para o 16:9 em 2008. O Daily Show só passou a ser emitido nesse formato em 2010, assim como os Simpsons e Family Guy.

Acho que as TVs em Portugal (as principais) deviam ter mudado para 16:9 em 2011/2012, que afinal foi o que fez a RTP (e devia ter feito o mesmo na informação nem que tivesse de emitir com barras). A partir daí não é razoável. Muito menos em 2015, 2016 ou 2017.

A terminar deixo aqui um site que explica muito bem os diversos formatos utilizados na TV e no cinema, e prova que em Portugal estes assuntos são desprezados de forma lamentável.

http://www.cinedie.com/secinfo.htm

Editado por RCP
JDaman e miguelalex23 gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post

É inacreditável. O Porto Canal com metade do orçamento das raquíticas SIC e TVI avança do 4:3 logo para o HD!
Eu começo a acreditar que só mudam quando a geração de velhinhos que, segundo aquelas cabeças brilhantes, deixa de os ver por causa do 16:9, desaparecer... Ao menos podiam deixar as pessoas ver o futebol ou programas para outras gerações decentemente, e deixar o resto como os "bons velhos tempos" :haha:, mas nem isso.

Partilhar este post

Link para o post

É inacreditável. O Porto Canal com metade do orçamento das raquíticas SIC e TVI avança do 4:3 logo para o HD!
Eu começo a acreditar que só mudam quando a geração de velhinhos que, segundo aquelas cabeças brilhantes, deixa de os ver por causa do 16:9, desaparecer... Ao menos podiam deixar as pessoas ver o futebol ou programas para outras gerações decentemente, e deixar o resto como os "bons velhos tempos" :haha:, mas nem isso.

Humilhação total! Só tenho a felicitar o Porto Canal!

fpplss_yolo gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Não me digas, ia ter dedo de quem? Lol.

Mas a concorrência do Porto Canal sempre foram os canais informativos.

Editado por skizzo

Partilhar este post

Link para o post

Não me digas, ia ter dedo de quem? Lol.

Mas a concorrência do Porto Canal sempre foram os canais informativos.

Se não tivesse dedo do FCP estaria na mesma, era isso que queria dizer, não dá para entender?lol

Partilhar este post

Link para o post

Os canais do passado, nem promessas têm. E se tivessem, nem as iam cumprir...

Era para ser lançado a 2 de Janeiro de 2012 mas tinham que esperar três anos e meio para o anúncio.

Partilhar este post

Link para o post

Hoje (15/08/2015) anuncio que o principal canal, a mãe dos canais SIC, irá transmitir em 16:9 a partir de 2 de Janeiro de 2012! Nos que estamos sempre na vanguarda da tecnologia e somos pioneiros em tudo."

Imagino um discursos desses da parte dos nosso queridos chefes da Impresa.

Editado por TPC

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora