Hashtag

16:9 em Portugal

2076 posts neste tópico

Já muitos aqui explicaram (e bem!), volto a reiterar e a reformular: as barras pretas em cima ou dos lados não estão assim porque é suposto! As barras pretas são um ajuste automático. Não é suposto estarem lá, a menos que tenham sido postas propositadamente (por exemplo, nos últimos vídeos do aTV que saíram, aparecem com barras pretas, mas isto é propositado porque, a meu ver, dá uma experiência de visualização mais agradável no Youtube).

Quando não são propositadas, as barras são apenas um ajuste para manter a proporção da imagem, como disse acima. Não inventaram o 16:9 para passarmos a ter imagem com barras! Das duas uma, ou é porque foi propositado ou é porque o video tem uma resolução que não encaixa no aparelho onde é transmitido, e por isso o ajuste causa as barras.

Um exemplo: se pegarem numa fotografia e a meterem numa moldura maior que ela, o que é que acontece? Fica com espaços, não é? Não encaixa, porque não é grande o suficiente para tapar toda a moldura. O mesmo se aplica ao 16:9. Se não enche o ecrã porque o formato que tem não encaixa lá, e por isso tem de ser adaptado (e aí vem as barras).

Por isso, é tudo mitos, o 16:9 não foi concebido para ter barras ou distorcer a imagem, se o faz é pelo que expliquei acima (e poderá ainda haver mais uma ou outra razão além destas). Isto é a minha opinião, não sou da área, infelizmente :(  lol

Editado por TiagoF03
Hugo S. gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Na minha LED aparece sempre ecrã preenchido, e não se nota muito esticada a imagem... :)

Mas sem dúvida que prefiro uma transmissão em 16:9! :) nota-se logo a diferença!

Partilhar este post

Link para o post

Nos canais de cabo da SIC vêm-se coisas inacreditáveis. Como cortam a imagem para 4:3, muitas vezes o Conan ou o Jon Stewart simplesmente desaparecem do ecrã.

Os americanos costumavam a usar grafismos 4:3 safe porque os canais SD lá são 4:3 e os canais HD 16:9. Tem a sua lógica porque maior parte das TVs 16:9 são HD, mas por outro lado, nem todos têm condições para aceder à Alta Definição, e em particular os canais internacionais (CNNi, CNBC Europe, Bloomberg, etc que lá estão em 16:9 há anos). É um ponto de vista.

Só que estes últimos anos cada vez mais deixaram de usar essa zona de protecção, o que faz que há cada vez mais programas e séries US que são impossíveis a cortar sem deixar danos.

Este fenómeno também acontece no desporto, os operadores de câmaras têm cada vez menos cuidado com isso. Foi por causa disso que a TVI passou a emitir os jogos de futebol em 14:9 Letterbox.

Em falando da SIC Radical, já em 2009 o actual grafismo foi concebido em 16:9 nativo. Preferem http://www.youtube.com/watch?v=PazKyWwxnL0... ou isto? ;)

miguelalex23 gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Eu até fico de boca aberta com os comentários que se lê aqui!

Faz lembrar a minha bisavó quando se recusou a acreditar que o Homem tinha chegado à Lua!

Partilhar este post

Link para o post

Quem tem TVs velhas em princípio tem TDT, e dependendo do aparelho há sempre a hipótese de esticar a imagem na vertical (o que me parece ainda pior), ou de fazer zoom 4:3 (cortando as partes laterais da imagem). 

A minha tv é das velhas mas tenho ZON  :unsure:

Partilhar este post

Link para o post

Sinceramente, não vejo nenhumas vantagens no 4:3. É um formato antigo, mas as coisas mudam. Não tarda passamos do 16:9 para a frente e na SIC e TVI continuamos a ver em 4:3. É que já há tvs LCD ou LED que ainda são muito mais widescreen que o 16:9, agora imaginem o que é uma imagem 4:3 esticada ao limite para tapar toda a àrea de uma tv destas. Não percebo...

Editado por TiagoF03

Partilhar este post

Link para o post

Por mim desde que não haja barras pretas na TV pode ser qualquer uma, como tenho uma TV normal e só tenho TDT tudo bem.

Eu tenho televisão espanhola e lá aprecem alguns programas com barras e outros não, porque é que isso acontece?

Partilhar este post

Link para o post

Por mim desde que não haja barras pretas na TV pode ser qualquer uma, como tenho uma TV normal e só tenho TDT tudo bem.

Eu tenho televisão espanhola e lá aprecem alguns programas com barras e outros não, porque é que isso acontece?

Acontece por causa da sinalização. Podem uma ou outra vez emitir conteúdos em 4:3, e para evitar que a imagem fique deformado, sinalizam a emissão como uma emissão em 4:3, para ela aparecer em condições em todos os equipamentos.

Fica Bem.

LFTV gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

1003347_705417092807234_1147655102_n.jpg

Isto era tão melhor assim, espero que seja mesmo em Setembro a chegada do novo formato.

Nos plasmas porque nas televisões normais temos de levar com duas barras pretas.

Mas também acho que em setembro chega o novo formato.

Partilhar este post

Link para o post

Nos plasmas porque nas televisões normais temos de levar com duas barras pretas.

Mas também acho que em setembro chega o novo formato.

Isso já foi falado muita vez por cá, tens de adaptar a resolução da TV.

LFTV gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Isso já foi falado muita vez por cá, tens de adaptar a resolução da TV.

Sim eu sei, e claro que concordo que já está mais do que na hora de chegar o novo formato de TV á televisão portuguesa.

Partilhar este post

Link para o post

A sério? não ouvi nada sobre isso... ou pelo menos a TVI fez mais "mediatismo" junto deste tema do que a SIC.

Nem a SIC nem a TVI se pronunciou ainda sobre este tema, o que tem saido é rumores e suspeitas nada de confirmações, até a noticia do ATV não dá por certo o avanço do formato.

Tomás Rodrigues Lopes gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora