Hashtag

16:9 em Portugal

2076 posts neste tópico

Boas, pessoal.

Criei este tópico para que possamos discutir as questões relacionadas com o formato de imagem (4:3 e 16:9) em Portugal.

O que acham deste formato? Acham que a SIC e TVI, à semelhança da RTP, deviam adotar a transmissão em 16:9?

Aqui podemos também desfazer alguns mitos, como o de que o 16:9 distorce a imagem. Vá, digam de vossa justiça :D

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Claro que prefiro o 16:9.

Mas julgo que isso implica a troca da maioria das atuais câmaras de filmar, o que na atual conjuntura torna-se complicado para as privadas. 

Partilhar este post

Link para o post

A ficção das generalistas já é filmada em 16:9 (Tirando as novelas que estão em repetição) os talkshows pelo que sei a maioria já é com câmaras com possível troca para o 16:9 acho que só ia ser um problema para a informação como acontece na RTP1 que continua em 4:3 :S

Aqui está a explicação dos 2 formatos num LCD

181049_254640634644624_1639959352_n.jpg

Editado por Cláudio D.
André Matias gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Não percebo uma coisa... o 16:6 não deixa riscas pretas na televisão? Isso é bom? o:

Nope, se o produto é filmado em 16:9 e emitido em 16:9 e visto numa TV 16:9: isto é a situação ideal, porque fica em ecrã cheio e a imagem fica perfeita, que é o que acontece na RTP1 e 2 hoje em dia com quem tem LCD ou outras TV 16:9.

O que acontece com alguns canais ainda é que filmam 16:9, mas depois emitem em 4:3 e perde-se imagem dos lados que foi filmada ou então fica com barras.

Para esclarecer, o 16:9 não fica com aquelas barras se o que disse acima se verificar, ou seja, quando o produto é filmado em 16:9, emitido em 16:9 e visto numa TV 16:9.

Tinha posto aqui um exemplo, mas entretanto vi o que o Cláudio pôs, e é precisamente isso que acontece!

Editado por TiagoF03

Partilhar este post

Link para o post

TV normal

Ah então está explicado porque tens as barras pretas, mas quem tem LCD o formato 16:9 preenche a TV toda, a cabo neste momento está 80% em 16:9, por isso na minha opinião não deve faltar muito para as duas generalistas que faltam ir pelo mesmo caminho.

Partilhar este post

Link para o post

aff acho que é melhor as generalistas não mudarem, vai ficar com as barras e a ver novelas...  :S

Pois mas é o futuro Diogo as TV's e os computadores hoje em dia está tudo em 16:9, é a realidade :S

Partilhar este post

Link para o post

Eu tenho um LCD e alguns programas aparece as barras em cima e em baixo.. tipo Pai à Força.. e na RTP1 HD já não

E na cabo aparece?

Partilhar este post

Link para o post

E na cabo aparece?

Sim. Por exemplo, Disney Channel, antes não aparecia e agora aparece,

Editado por TheSecret

Partilhar este post

Link para o post

Sim. Por exemplo, Disney Channel, antes não aparecia e agora aparece,

É estranho muito estranho :huh:

Talvez tenhas as configurações da TV mal feitas não sei, mas não é normal :unsure:

Partilhar este post

Link para o post

Isso das barras depende da configuração da TV, ou então é porque a emissão é mesmo assim (como a RTP fazia antes de 2012).

Claro que isto é o futuro, mas para quem ainda tem as velhas TVs a 4:3 é sempre chato ter a imagem reduzida, principalmente quando são ecrãs pequenos.

Cláudio. gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Quem tem TVs velhas em princípio tem TDT, e dependendo do aparelho há sempre a hipótese de esticar a imagem na vertical (o que me parece ainda pior), ou de fazer zoom 4:3 (cortando as partes laterais da imagem). 

Partilhar este post

Link para o post

Quem tem TVs velhas em princípio tem TDT, e dependendo do aparelho há sempre a hipótese de esticar a imagem na vertical (o que me parece ainda pior), ou de fazer zoom 4:3 (cortando as partes laterais da imagem). 

Não acho que isso tenha a ver uma coisa com a outra. Ter tv's normais não significa ter TDT;

Pelo menos sei que nas boxes da MEO, há opção de escolher como é emitida a imagem. E existindo supostamente também essa opção em TDT'S, porque raios a SIC e a TVI estão a demorar tanto nesta decisão?

Não acho que isso tenha a ver uma coisa com a outra. Ter tv's normais não significa ter TDT;

Pelo menos sei que nas boxes da MEO, há opção de escolher como é emitida a imagem. E existindo supostamente também essa opção em TDT'S, porque raios a SIC e a TVI estão a demorar tanto nesta decisão?

Partilhar este post

Link para o post

Não é TV normal que se diz é CRT xD

(E eu tenho CRT e não vejo barras pretas em nenhum canal :) )

Editado por Hugo Emanuel Silva

Partilhar este post

Link para o post

Mas para quem tem TV's 16:9 e vê barras é porque tem a TV mal configurada. Por exemplo, no caso de serem clientes Meo (na Zon não sei se acontece o mesmo), devem ter um cabo HDMI que os técnicos vos entregaram na instalação (eu tenho, eles deram e na altura ainda não tinha TV plana). Liguem esse cabo da TV à box (isto permite que vejam os canais HD). Nas configurações da box (com o comando MEO), é ir a opções de ecrã e escolher uma das outras que não o 4:3.

Ah, e para quem tem CRT's, sempre podem fazer pan&scan em canais 16:9, assim n vêm as barras, mas poderão ficar com elementos cortados já que nem todas as estações emitem em 4:3 safe.

JDaman e Cláudio. gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post

Tenho uns familiares com TV antiga, 4:3, e a emissão da RTP não fica com barras em cima e em baixo, fica esticado, tipo o que acontece com a 4:3 quando é esticada para 16:9, so que ao contrario, ou seja, a imagem estica na vertical : ja na minha tv tambem nao se ve barras na RTP1 nem na 2, se calhar depende do operador, não sei. Por exemplo, esses mesmos familiares meus antes tinham TDT e aparecia a RTP com barras, agora puseram canais por cabo e a imagem da RTP estica, não fica com barras, e não é muito agradável porque fica distorcido, acho que assim é preferivel ver com barras do que sem elas.

Editado por TiagoF03

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora