Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 4 minutos, Visky disse:

E a Polónia não é uma Democracia Laica? 

Mas eles lá são muito mais religiosos que nós, por isso é que puseram Jesus como "Rei" simbólico, o que é uma vergonha pra uma democracia laica, mas eles lá sabem... devem achar que todos os polacos são católicos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Mas eles lá são muito mais religiosos que nós, por isso é que puseram Jesus como "Rei" simbólico, o que é uma vergonha pra uma democracia laica, mas eles lá sabem... devem achar que todos os polacos são católicos.

Mas Nossa Senhora da Conceição é a nossa rainha simbólica. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/12/2016 at 13:53, Visky disse:

_DSC5623.jpg

Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal! Por favor, rogai por nós! 

Não sei qual é o dia, só sei que foi feriado e que podiam haver mais dias desses! :lol:

E porque é que as figuras são tão brancas, se Maria, José e Jesus eram da Palestina? Nunca entendi esse whitewashing. 

há 28 minutos, Visky disse:

 

Nossa Senhora da Conceição não é a Rainha de Portugal? É! :| 

LOL. Se quiseres acreditar que sim, estás no teu direito, o que não invalida que isso não seja um facto. Eu também posso acreditar que a Terra é quadrada, mas ela não deixa de ser uma esfera. ;) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, João F. disse:

Não sei qual é o dia, só sei que foi feriado e que podiam haver mais dias desses! :lol:

E porque é que as figuras são tão brancas, se Maria, José e Jesus eram da Palestina? Nunca entendi esse whitewashing. 

 

Quanto à tua primeira afirmação é um bocadinho triste, porque independentemente da tua religião deverias de saber porque é um dia feriado porque isso é cidadania e é cultura (mais que) geral. 

As pessoas na Palestina não são assim tão escuras e as pessoas nem sempre tiveram as mesmas características físicas. Para além disso, a imagem que vês é apenas uma concepção da Virgem Maria. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Visky disse:

Quanto à tua primeira afirmação é um bocadinho triste, porque independentemente da tua religião deverias de saber porque é um dia feriado porque isso é cidadania e é cultura (mais que) geral. 

As pessoas na Palestina não são assim tão escuras e as pessoas nem sempre tiveram as mesmas características físicas. Para além disso, a imagem que vês é apenas uma concepção da Virgem Maria. 

Eu não quero saber o dia que se assinala, sei os feriados importantes, os da História de Portugal, os da Igreja, pouco me importa, desde que seja feriado. E eu estou-me completamente a lixar para o significado dos feriados católicos.

A figura de Jesus e dos santos é branca, porque a Igreja era tradicionalmente racista, e jamais as pessoas na altura iriam aceitar um Jesus negro. Então inventaram essa imagem das figuras caucasianas, com um branco pálido e os cabelos loiros, como se eles fossem todos Europeus. :) Isso chama-se white washing. 

As pessoas da Palestina, atualmente, estão miscigenadas com outros povos de cor de pele mais branca, porque o mundo mudou, na altura do naascimento de Jesus, duvido que houvesse assim tanta facilidade para mistura de culturas. 

Jesus seria mais ou menos, com este tom de pele:

maxresdefault.jpg

 

há 17 minutos, Visky disse:

E porque toda a gente se refere ainda a Nossa Senhora como "Rainha"? Porque é dia feriado? E já agora se somos um estado completamente laico porque é que temos feriados católicos? 

Porque o Governo decidiu mantê-los, devido à enorme percentagem de católicos. Mas Portugal é um estado 100% laico, a Igreja não interfere em nada, com a governação do País, e deveria por isso de pagar impostos e não ser isenta. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, João F. disse:

Eu não quero saber o dia que se assinala, sei os feriados importantes, os da História de Portugal, os da Igreja, pouco me importa, desde que seja feriado. E eu estou-me completamente a lixar para o significado dos feriados católicos.

A figura de Jesus e dos santos é branca, porque a Igreja era tradicionalmente racista, e jamais as pessoas na altura iriam aceitar um Jesus negro. Então inventaram essa imagem das figuras caucasianas, com um branco pálido e os cabelos loiros, como se eles fossem todos Europeus. :) Isso chama-se white washing. 

As pessoas da Palestina, atualmente, estão miscigenadas com outros povos de cor de pele mais branca, porque o mundo mudou, na altura do naascimento de Jesus, duvido que houvesse assim tanta facilidade para mistura de culturas. 

Jesus seria mais ou menos, com este tom de pele:

maxresdefault.jpg

 

Porque o Governo decidiu mantê-los, devido à enorme percentagem de católicos. Mas Portugal é um estado 100% laico, a Igreja não interfere em nada, com a governação do País, e deveria por isso de pagar impostos e não ser isenta. 

Mas o Governo tem um contrato com o Vaticano. 

@João F. Tens noção que existem muitos Santos negros, não tens? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Visky disse:

Mas o Governo tem um contrato com o Vaticano. 

Sim, tem, mas um estado que não seja laico, deixa que a Igreja tenha poder para decidir assuntos governativos, como nas monarquias mais tradicionais, deixavam o poder nas "mãos" de Deus. Um estado laico, pode ter relações com a Igreja e acordos, mas não a deixa interferir com a Governação, não precisa da aprovação do Papa, para tomar qualquer decisão. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João F. disse:

Sim, tem, mas um estado que não seja laico, deixa que a Igreja tenha poder para decidir assuntos governativos, como nas monarquias mais tradicionais, deixavam o poder nas "mãos" de Deus. Um estado laico, pode ter relações com a Igreja e acordos, mas não a deixa interferir com a Governação, não precisa da aprovação do Papa, para tomar qualquer decisão. 

Eu sei que o estado é laico e ainda bem que o é. Estou simplesmente a comentar que a título figurativo devido a fatores de origem histórica Nossa Senhora da Conceição é a rainha de Portugal e até pessoas do governo se referem a ela assim nas comemorações do feriado que lhe é dedicado. Quanto à questão da Igreja, sim a Igreja era bastante racista, preconceituosa e etc...nos seus primeiros tempos, até porque sabemos bem como as mentalidades foram mudando. Hoje já não é assim, apesar de não ser totalmente uniforme a todos os membros do Clero.....a Igreja não é contra os negros, os homossexuais e etc...Ainda temos pessoas que o são mais isso vai contra aquilo que o Vaticano e o Papa Francisco dizem e contra aquilo que Jesus Cristo disse; "Amai-vos uns aos outros, independentemente das vossas diferenças." Nem sei se sou mesmo católico, mas sou uma pessoa de fé e há coisas que não consigo mesmo explicar....como o facto de na procissão que foi feita à pouco tempo na minha terra estar a chover a cântaros uma grande trovoada e no momento em que os andores se preparavam para sair se abrir o céu e não cair uma única pinga. Só voltou a chover quando se regressou à Igreja. :| 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que o estado é laico e ainda bem que o é. Estou simplesmente a comentar que a título figurativo devido a fatores de origem histórica Nossa Senhora da Conceição é a rainha de Portugal e até pessoas do governo se referem a ela assim nas comemorações do feriado que lhe é dedicado. Quanto à questão da Igreja, sim a Igreja era bastante racista, preconceituosa e etc...nos seus primeiros tempos, até porque sabemos bem como as mentalidades foram mudando. Hoje já não é assim, apesar de não ser totalmente uniforme a todos os membros do Clero.....a Igreja não é contra os negros, os homossexuais e etc...Ainda temos pessoas que o são mais isso vai contra aquilo que o Vaticano e o Papa Francisco dizem e contra aquilo que Jesus Cristo disse; "Amai-vos uns aos outros, independentemente das vossas diferenças." Nem sei se sou mesmo católico, mas sou uma pessoa de fé e há coisas que não consigo mesmo explicar....como o facto de na procissão que foi feita à pouco tempo na minha terra estar a chover a cântaros uma grande trovoada e no momento em que os andores se preparavam para sair se abrir o céu e não cair uma única pinga. Só voltou a chover quando se regressou à Igreja.  


A homossexualidade é pecado pra Igreja Católica, como é que não é contra?! É sim.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Forbidden disse:

 


A homossexualidade é pecado pra Igreja Católica, como é que não é contra?! É sim.

 

“Creio que a Igreja não só deve pedir desculpa a uma pessoa gay que tenha ofendido, como também deve pedir desculpa aos pobres, às mulheres abusadas, às crianças exploradas pelo trabalho e por ter abençoado tantas armas”, disse o papa, citado pela Rádio Renascença. “Quando digo Igreja, falo dos cristãos, porque a Igreja é santa, os pecadores somos nós”, acrescentou o papa.

O papa explicou que só repete “o que diz o Catecismo da Igreja Católica: não devem ser discriminados, mas respeitados e acompanhados pastoralmente”. Francisco questionou ainda: “quando uma pessoa com essa condição tem boa vontade e busca Deus, quem somos nós para julgar?”

Palavras do Papa Francisco.

A homossexualidade não é pecado para a Igreja Católica. As coisas evoluem e já não estamos no tempo daquelas histórias horríveis e daquelas pessoas do Clero que maltratavam outras pessoas pelas suas diferenças...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

“Creio que a Igreja não só deve pedir desculpa a uma pessoa gay que tenha ofendido, como também deve pedir desculpa aos pobres, às mulheres abusadas, às crianças exploradas pelo trabalho e por ter abençoado tantas armas”, disse o papa, citado pela Rádio Renascença. “Quando digo Igreja, falo dos cristãos, porque a Igreja é santa, os pecadores somos nós”, acrescentou o papa.

O papa explicou que só repete “o que diz o Catecismo da Igreja Católica: não devem ser discriminados, mas respeitados e acompanhados pastoralmente”. Francisco questionou ainda: “quando uma pessoa com essa condição tem boa vontade e busca Deus, quem somos nós para julgar?”

Palavras do Papa Francisco.
A homossexualidade não é pecado para a Igreja Católica. As coisas evoluem e já não estamos no tempo daquelas histórias horríveis e daquelas pessoas do Clero que maltratavam outras pessoas pelas suas diferenças...


A posição da Igreja é que os homosexuais devem permanecer em abstinência pra não pecarem. A homossexualidade é sim ainda considerada como pecado pela Igreja.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, João F. disse:

A Igreja é contra o uso do preservativo, porque acha que o sexo serve apenas para assegurar a descendência. 

Assim como é contra o divorcio, aborto, sexo antes do casamento, ordenação de mulheres, etc. Nada mudou, as pessoas iludem-se por ele dizer umas palavras bonitinhas, mas na prática a doutrina católica não mudou em nada.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 10/12/2016 at 22:43, João F. disse:

E porque é que as figuras são tão brancas, se Maria, José e Jesus eram da Palestina? Nunca entendi esse whitewashing. 

 

On 10/12/2016 at 22:55, João F. disse:

A figura de Jesus e dos santos é branca, porque a Igreja era tradicionalmente racista, e jamais as pessoas na altura iriam aceitar um Jesus negro. Então inventaram essa imagem das figuras caucasianas, com um branco pálido e os cabelos loiros, como se eles fossem todos Europeus. :) Isso chama-se white washing. 

As pessoas da Palestina, atualmente, estão miscigenadas com outros povos de cor de pele mais branca, porque o mundo mudou, na altura do nascimento de Jesus, duvido que houvesse assim tanta facilidade para mistura de culturas. 

Não sei se tu sabes mas no médio oriente os israelitas que são descendentes dos judeus na sua maioria são brancos. O mesmo se passa com os iranianos que também são brancos. Então essa ideia de Jesus ser branco não é tão descabida como tu achas. 

Por falar em  white washing: :lol::haha:

Spoiler

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, Manuel Silva disse:

 

Não sei se tu sabes mas no médio oriente os israelitas que são descendentes dos judeus na sua maioria são brancos. O mesmo se passa com os iranianos que também são brancos. Então essa ideia de Jesus ser branco não é tão descabida como tu achas. 

Por falar em  white washing: :lol::haha:

  Hide contents

 

 

Não estamos a falar da atualidade ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...