Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

7 minutes ago, Ambrósio said:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/governo-muda-curriculo-das-escolas

" A Matemática e o Português perderão horas para as Ciências Sociais e a Educação Cívica regressa. "

" há disciplinas como a Geografia e a História que têm poucas horas, tal como a Educação Física. "

Como sempre, pensam demasiado em EF... E desde quando é que Geografia e História têm poucas horas? Nós sempre cumprimos os programas e tudo e com tempo... Ah e querem regressar aquelas disciplinas inúteis tipo Área de Projeto... :rolleyes: Ainda bem que já estou no Secundário...

Não sei qual é o vosso problema com EF. Faz tanta falta como as outras disciplinas :| 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Jota disse:

Não sei qual é o vosso problema com EF. Faz tanta falta como as outras disciplinas :| 

Eu não me queixo disso, mas eles acham que temos poucas horas. Eu acho que temos suficientes. Não é preciso mais nem menos. E acho que se focam mais em EF do que em disciplinas mais "importantes" como Matemática, Português etc em que as metas curriculares são enormes para tão pouco tempo. O programa de matemática atual é horrível e então o dos mais pequenos... começam logo com frações no 3ºAno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Ambrósio said:

Eu não me queixo disso, mas eles acham que temos poucas horas. Eu acho que temos suficientes. Não é preciso mais nem menos. E acho que se focam mais em EF do que em disciplinas mais "importantes" como Matemática, Português etc em que as metas curriculares são enormes para tão pouco tempo. O programa de matemática atual é horrível e então o dos mais pequenos... começam logo com frações no 3ºAno.

Os programas sempre foram grandes, não vem de agora :dontknow: 

E qual é o mal de darem frações no 3º ano? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, joanna said:

credo. eu dei isso no 5º ou no 6º.

E isso foi há quanto tempo? Quase uma década, provavelmente. Frações é algo que se vive diariamente, não percebo qual é o problema de aprenderem já no 3º ano. Eles vão voltar a dar aquilo depois, provavelmente, portanto não precisa de ser algo exigente, mas também não há problema em saberem o básico, já tem capacidades para entender certas frações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Jota disse:

Os programas sempre foram grandes, não vem de agora :dontknow: 

E qual é o mal de darem frações no 3º ano? 

Agora ainda são maiores do que no teu tempo.

É matéria a mais para crianças tão pequenas. Eu vejo o meu irmão, que está no 5ºAno, e quando ele deu as frações no 3ºAno aquilo era muito complicado não só para ele como para os colegas.

há 4 minutos, joanna disse:

credo, bem mal não terá, mas não será cedo?. eu dei isso no 5º ou no 6º.

Eu dei no 5º frações (foi há 6 anos) e raízes quadradas e cúbicas dei no 7º, agora é no 5º.

Outra coisa:

@Jota és a favor da medida de terem tirado as calculadoras gráficas aos alunos do 11ºAno atual?

Editado por Ambrósio
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Jota disse:

E isso foi há quanto tempo? Quase uma década, provavelmente. Frações é algo que se vive diariamente, não percebo qual é o problema de aprenderem já no 3º ano. Eles vão voltar a dar aquilo depois, provavelmente, portanto não precisa de ser algo exigente, mas também não há problema em saberem o básico, já tem capacidades para entender certas frações.

hahaha onde vai a década, bem mais para trás. :haha: 

ok de certa forma, mas existem calculadoras, uma pessoa sobrevive sem aprender muito sobre fracções ou a esquecer-se do que aprendeu. mas isso já outro assunto.
de resto se está no programa é porque acham que os miúdos tem capacidade, mas não percebo bem a necessidade.

Editado por joanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, joanna said:

hahaha onde vai a década, bem mais para trás. :haha: 

ok de certa forma, mas existem calculadoras, uma pessoa sobrevive sem aprender muito sem fracções ou a esquecer-se do que aprendeu. mas isso já outro assunto. de resto se está no programa é porque acham que os miúdos tem capacidade, mas não percebo bem a necessidade.

Pensava que eras da minha idade :mosking: 

Eu também não sei até que ponto eles dão, mas há coisas básicas de frações como 1/4, 1/2, 3/4, 3/2 e cenas assim que são do dia-a-dia. Principalmente os "x-quartos" que são utilizados nas horas. Se me disserem que os obrigam a fazer contas de multiplicar com isso é que se calhar já discordo um bocado, mas aprender a lê-las e saber o que significam acho que já é algo ao nível de 3º ano. 

15 minutes ago, Ambrósio said:

 

@Jota és a favor da medida de terem tirado as calculadoras gráficas aos alunos do 11ºAno atual?

@Ambrósio Não sei até que ponto tiraram e o que é que isso envolve e modifica no exame, mas há/devia haver um grau minimo de cálculo mental exigido e segundo esse pensamento até concordo. As calculadoras - e contra mim falo - fizeram os alunos deixar de pensar e interpretar os resultados e fórmulas e simplesmente ir utilizar o que lhe aparece à frente na calculadora.

Editado por Jota
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Jota disse:

Pensava que eras da minha idade :mosking: 

Eu também não sei até que ponto eles dão, mas há coisas básicas de frações como 1/4, 1/2, 3/4, 3/2 e cenas assim que são do dia-a-dia. Principalmente os "x-quartos" que são utilizados nas horas. Se me disserem que os obrigam a fazer contas de multiplicar com isso é que se calhar já discordo um bocado, mas aprender a lê-las e saber o que significam acho que já é algo ao nível de 3º ano. 

nah, sou "velha". por isso é que pouco ando por aqui neste tópico.:haha:

 

Editado por joanna
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, goncalomr said:

Diz-me que isso não me vai calhar a mim pro ano...

Se só vais fazer o exame para o ano, os professores já te devem estar a habituar a não recorreres à calculadora, presumo.

O que me intriga mais é como vai ser o módulo de química, porque não há grande maneira de simplificá-la em contas, do pouco que me lembro que dei. Agora o módulo de Física faz-se facilmente sem calculadora. As contas ficam mais básicas, provavelmente (do género tens montes de fatores que anulam com outros ou assim), mas deverão puxar mais por vocês a nível de raciocíonio. É isso que acontece na faculdade, portanto começares agora só te vai fazer bem. Eu apanhei com esse choque na faculdade em que tive 3 cadeiras de Cálculo onde não podia utilizar a calculadora (e, tbh, em Cálculo 2 e 3 não me serviriam de nada).

Editado por Jota
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Jota disse:

@Ambrósio Não sei até que ponto tiraram e o que é que isso envolve e modifica no exame, mas há/devia haver um grau minimo de cálculo mental exigido e segundo esse pensamento até concordo. As calculadoras - e contra mim falo - fizeram os alunos deixar de pensar e interpretar os resultados e fórmulas e simplesmente ir utilizar o que lhe aparece à frente na calculadora.

Sim tens toda a razão, mas tipo nós fomos educados a usar a calculadora e meter cábulas lá e tal e a meio do ano mudam tudo. Não achas que só deviam fazer isso a quem estava a começar o secundário por exemplo? Pois esses ainda não se tinham habituado ao seu uso, nós já. É esse o problema, não é o facto de fazerem mudanças, mas sim de as fazerem nos anos errados. Nós somos tipo cobaias e todos os professores o dizem. Fomo-lo no exame do 6ºAno, nos novos programas escolares do secundário e agora nisto. Na minha opinião as medidas têm de ser tomadas antes do arranque do ano letivo, não depois do seu início (e no caso do secundário, começarem no 10º as novas medidas e não no 11º). Não sei se me fiz entender!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Jota disse:

Se só vais fazer o exame para o ano, os professores já te devem estar a habituar a não recorreres à calculadora, presumo.

O que me intriga mais é como vai ser o módulo de química, porque não há grande maneira de simplificá-la em contas, do pouco que me lembro que dei. Agora o módulo de Física faz-se facilmente sem calculadora. As contas ficaram mais básicas, provavelmente (do género tens montes de fatores que anulam com outros ou assim), mas deverão puxar mais por vocês a nível de raciocíonio. É isso que acontece na faculdade, portanto começares agora só te vai fazer bem. Eu apanhei com esse choque na faculdade em que tive 3 cadeiras de Cálculo onde não podia utilizar a calculadora (e, tbh, em Cálculo 2 e 3 não me serviriam de nada).

Não era a isso que me estava a referir :P Estava a falar sobre a notícia que o Ambrósio pôs, sobre aquilo da Área de Projeto, e Educação Cívica! Desculpa lá, realmente devia ter citado o post dele :) Isso dessas disciplinas vai ser só no secundário? Estou no 9º ano e não me apetecia nada ter isso agora :S Já basta terem posto EF a contar pra média. Eu gosto de ter EF, até porque espairecemos um bocado, mas sou um azelha do pior nisso.

Editado por goncalomr
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Ambrósio said:

Sim tens toda a razão, mas tipo nós fomos educados a usar a calculadora e meter cábulas lá e tal e a meio do ano mudam tudo. Não achas que só deviam fazer isso a quem estava a começar o secundário por exemplo? Pois esses ainda não se tinham habituado ao seu uso, nós já. É esse o problema, não é o facto de fazerem mudanças, mas sim de as fazerem nos anos errados. Nós somos tipo cobaias e todos os professores o dizem. Fomo-lo no exame do 6ºAno, nos novos programas escolares do secundário e agora nisto. Na minha opinião as medidas têm de ser tomadas antes do arranque do ano letivo, não depois do seu início (e no caso do secundário, começarem no 10º as novas medidas e não no 11º). Não sei se me fiz entender!

É exatamente também por causa das cábulas que eles querem tirar :mosking: Eu não estou dentro do assunto: eles tiraram totalmente do exame ou apenas a podem usar numa parte do exame? Ou deixaram de poder utilizar gráfica e só apenas uma científica?

Hum... tenho uma opinião um bocado dividida. Física de 11º vocês não precisam mesmo da calculadora, pelo menos para a parte de Mecânica que, acho, é onde eles apostam mais nos exames. Química é como já me expressei, não consigo ver como fazer sem calculadora. Há partes de Química de 11º que sim, faz-se bem sem calculadora, no entanto há outras que não se fazem sem calculadora. Se nem no ensino universitário nós somos obrigados a saber logaritmos, no ensino secundário ainda menos. 

Dito isto, talvez não, não tenha sido o mais inteligente aplicar essa regra já este ano.

 

7 minutes ago, goncalomr said:

Não era a isso que me estava a referir :P Estava a falar sobre a notícia que o Ambrósio pôs, sobre aquilo da Área de Projeto, e Educação Cívica! Desculpa lá, realmente devia ter citado o post dele :) Isso dessas disciplinas vai ser só no secundário?

Sei que Área de Projeto saiu do plano do 12º ano quando eu o comecei, ou seja, em 2012. Mas eles tinham adicionado uma disciplina no 10º que havia no básico. Já acabaram com isso também?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ambrósio disse:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/governo-muda-curriculo-das-escolas

" A Matemática e o Português perderão horas para as Ciências Sociais e a Educação Cívica regressa. "

" há disciplinas como a Geografia e a História que têm poucas horas, tal como a Educação Física. "

Como sempre, pensam demasiado em EF... E desde quando é que Geografia e História têm poucas horas? Nós sempre cumprimos os programas e tudo e com tempo... Ah e querem regressar aquelas disciplinas inúteis tipo Área de Projeto... :rolleyes: Ainda bem que já estou no Secundário...

Por acaso a Geografia tivemos que dar matéria do 7° ano no 8°. Quanto a Educação Cívica, continuou a existir no 2° e 3° ciclos, só que com outros nomes. No 6° ano, na minha escola chamavam-lhe “Oferta - Formação Cívica” e do 7° ao 9°, noutra escola, designava-se “Educação para a Cidadania”, que normalmente era dada pelo DT (à exceção do 8° ano e foi nesse ano que a disciplina foi mais divertida, até fizemos representações. Com a DT só se falava de faltas...).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Jota disse:

É exatamente também por causa das cábulas que eles querem tirar :mosking: Eu não estou dentro do assunto: eles tiraram totalmente do exame ou apenas a podem usar numa parte do exame? Ou deixaram de poder utilizar gráfica e só apenas uma científica?acabaram com isso também?

Só podemos usar a científica, mas tivemos que comprar a gráfica que não é nada barata não é :dry: E neste exame não vai sair a matéria nova, só vai sair a comum ao programa de este ano e do ano passado... Não percebo :dontknow: 

De certa forma ficamos em vantagem porque não temos aqueles exercicios de calculadora gráfica, mas é muito dificil fazer contas na científica, principalmente quando se mete frações com raízes quadradas e assim e temos que por parenteses em tudo e acabamos por nos enganar :sleep:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28 minutes ago, ManuelM said:

Só podemos usar a científica, mas tivemos que comprar a gráfica que não é nada barata não é :dry: E neste exame não vai sair a matéria nova, só vai sair a comum ao programa de este ano e do ano passado... Não percebo :dontknow: 

De certa forma ficamos em vantagem porque não temos aqueles exercicios de calculadora gráfica, mas é muito dificil fazer contas na científica, principalmente quando se mete frações com raízes quadradas e assim e temos que por parenteses em tudo e acabamos por nos enganar :sleep:

Isso deve ser por causa dos que estão no 12º e querem fazer melhoria. Melhoria é sobre a matéria que deram, se há matéria nova eles não podem fazer melhoria disso, né :mosking: 

Sim, isso é. Ainda hoje sinto isso. Só uso quando é mesmo necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Jota disse:

Isso deve ser por causa dos que estão no 12º e querem fazer melhoria. Melhoria é sobre a matéria que deram, se há matéria nova eles não podem fazer melhoria disso, né :mosking: 

Sim, isso é. Ainda hoje sinto isso. Só uso quando é mesmo necessário.

O exame é igual para todos, por isso a matéria que eles deram e que saiu do programa também não sai no exame! :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, ManuelM said:

O exame é igual para todos, por isso a matéria que eles deram e que saiu do programa também não sai no exame! :P 

Eu sei, mas uma coisa não implica a outra. Mesmo que essa matéria que eles deram e saiu não tivesse saído, havia sempre a possibilidade de não aparecer no exame, continuava a ser uma melhoria. Agora outra coisa é sair matéria que eles não deram. Eles assim não estão a melhorar nada, porque simplesmente não deram aquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, ManuelM disse:

Só podemos usar a científica, mas tivemos que comprar a gráfica que não é nada barata não é :dry: E neste exame não vai sair a matéria nova, só vai sair a comum ao programa de este ano e do ano passado... Não percebo :dontknow: 

De certa forma ficamos em vantagem porque não temos aqueles exercicios de calculadora gráfica, mas é muito dificil fazer contas na científica, principalmente quando se mete frações com raízes quadradas e assim e temos que por parenteses em tudo e acabamos por nos enganar :sleep:

Se souberes as prioridades das contas, ajuda a fazer passo-a-passo tudo muito lentamente... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Jota disse:

Eu sei, mas uma coisa não implica a outra. Mesmo que essa matéria que eles deram e saiu não tivesse saído, havia sempre a possibilidade de não aparecer no exame, continuava a ser uma melhoria. Agora outra coisa é sair matéria que eles não deram. Eles assim não estão a melhorar nada, porque simplesmente não deram aquilo.

Sim, mas porque é que estamos a dar matéria que não vamos ser avaliados?

há 30 minutos, RPSG disse:

Se souberes as prioridades das contas, ajuda a fazer passo-a-passo tudo muito lentamente... 

Exato, mas perde-se tempo que não era necessário perder...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Jota disse:

É exatamente também por causa das cábulas que eles querem tirar :mosking: Eu não estou dentro do assunto: eles tiraram totalmente do exame ou apenas a podem usar numa parte do exame? Ou deixaram de poder utilizar gráfica e só apenas uma científica?

Hum... tenho uma opinião um bocado dividida. Física de 11º vocês não precisam mesmo da calculadora, pelo menos para a parte de Mecânica que, acho, é onde eles apostam mais nos exames. Química é como já me expressei, não consigo ver como fazer sem calculadora. Há partes de Química de 11º que sim, faz-se bem sem calculadora, no entanto há outras que não se fazem sem calculadora. Se nem no ensino universitário nós somos obrigados a saber logaritmos, no ensino secundário ainda menos. 

Dito isto, talvez não, não tenha sido o mais inteligente aplicar essa regra já este ano.

Científica.

É isso! Eles fazem tudo a correr sem pensar em nós, alunos... faziam isso só no próximo ano lectivo.

há 1 hora, Corey Taylor disse:

Ainda há pessoal aqui que anda no 3° ciclo? :P

Que eu saiba acho que é o @goncalomr apenas que anda :P

Eish e quando eu me inscrevi no fórum andava ainda no 8ºAno!! :O O tempo voa mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Ambrósio disse:

Científica.

É isso! Eles fazem tudo a correr sem pensar em nós, alunos... faziam isso só no próximo ano lectivo.

Que eu saiba acho que é o @goncalomr apenas que anda :P

Eish e quando eu me inscrevi no fórum andava ainda no 8ºAno!! :O O tempo voa mesmo!

Quando me inscrevi aqui tava a entrar no 10º ano mas depois com a troca de cursos, decidi perder o ano e ir tirar um curso profissional que gosto verdadeiramente. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...