Jump to content

Animais


OrcLindo

Posts Recomendados

No outro dia dei de caras com este atentado à dignidade animal e não sei se fiquei mais chocado e revoltado com o texto ou com a quantidade de pessoas que aplaudiram a posição "moralisto-especista" do autor.

 

Citação

Amo mais meu cachorro do que as pessoas

Utilizar as redes sociais nos últimos anos me revelou algo surpreendente: a hipervalorizarão dos animais domésticos, sobretudo, dos cachorros. Bastam pouco mais de dez minutos de navegação para observar diversas imagens e páginas que dedicam total atenção aos bichinhos. É evidente que desde que o homem resolveu domesticar os bichos, é necessário prudência, respeito, atenção e carinho ao animal. No entanto, a decisão de se obter um animal de estimação que traga entretenimento e diversão, deve ser pautada pelo dedicar o tratamento tal como dever ser o tratamento a um bicho e não como alguém da família, em termos de ser tratado como um ser humano.

O grande problema da valorização exagerada dos animais é que quase sempre os bichinhos assumem o papel de alguém na vida das pessoas. Às vezes, a carência da filha que há anos não vê o pai, a madame que foi abandonada pelos filhos, a esposa que há tempos não tem qualquer tipo de relação com o marido, o jovem que não acredita mais nas pessoas… Não obstante, é comum o número de pessoas que declaram preferir os bichos em detrimento dos seres humanos. Então, têm-se um grande problema: pessoas que recorrem aos bichos como forma de suprir a carência deixada por outra pessoa e que por isso, preferem estar, falar, cuidar, respeitar, tratar, e enfim, dedicar muito mais amor aos animais ao invés de fazê-lo às pessoas.


Não é de se admirar tal comportamento. O ser humano acaba sempre escolhendo o caminho fácil. É fácil cuidar de quem vai aceitar o que for dado, a comida, o lugar, a roupa. É mais fácil falar com quem não irá te responder com furor, protegendo-se assim de ouvir uma crítica ou coisa parecida. É extremamente mais fácil amar quem parece te corresponder exatamente da maneira que lhe agrada. Sem dúvida é mais fácil amar os animais do que as pessoas. Mas as pessoas que amam mais aos animais do que a outros seres humanos sequer imaginam que existe a possibilidade de que nem o bicho a suporta e caso falasse, diria: — Ei, eu não te agüento! Pára de me bajular, pára de me chamar de filho! Vá atrás do seu filho e se reconcilie com ele. Ame o seu marido e cuide de mim e não o contrário! O ser humano foi feito para amar outros seres humanos! Nós fomos feitos para sermos dominados e não o contrário! Por favor, pára!

Quem dedica mais amor a um animal do que ao ser humano vive na ilusão de que é correspondido e que o bichinho nunca a decepciona. Infelizmente, quem dedica a vida a um bicho não tem como saber se pode ou não ser melhor, pois não escuta aos outros. O pior de tudo é que a falta de relacionamento com o ser humano o distancia de Deus. Não existe relacionamento na vertical sem relacionamento na horizontal. Cachorro não te orienta, não te corrige, não aconselha, não encoraja, não lê versículos para você.

Amar a Deus passa pelas pessoas. Não há como dizer “eu amo a Deus, mas prefiro meu cachorro às pessoas”. O cristianismo nos leva para algo como “eu amo a Deus e por isso dedico meu amor às pessoas e luto pela justiça social. Os cachorros? Eu gosto deles, dou alimento, carinho, brinco com eles. Mas meu forte mesmo é o ser humano, porque fomos juntos criados à imagem e semelhança de Deus”. Não existe Deus se não for no outro.

Espero que você consiga entender que não escrevi para desencorajar o trabalho dos protetores e nem para influenciar pessoas ao abandono. Pelo contrário, acho que todos os animais devem ser tratados com atenção e carinho. O texto é um incentivo a valorização do ser humano acima de tudo, que é o que Deus fez/faz. Espero que você tente compreender que caso o texto não se aplique a você, você saiba entender que PODE ser que ele sirva para alguém que viva na situação descrita. Nem todas as pessoas têm a sabedoria, inteligência e responsabilidade que você tem para saber distinguir essas coisas. Que continuemos a cuidar dos animais e amar a Deus e as pessoas a nossa volta!

Fonte: http://minhavidacrista.com/edificacao/amo-mais-meu-cachorro-do-que-as-pessoas/

Eu não costumo tirar conclusões precipitadas e fazer generalizações sobre grupos de pessoas com base em apenas alguns exemplos, mas tenho visto tantas más ações a serem praticadas por pessoas religiosas ao longo da minha vida que a cada dia que passa tenho mais dificuldade em dar-lhes o benefício da dúvida.

Editado por Buwayh
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Buwayh disse:

No outro dia dei de caras com este atentado à dignidade animal e não sei se fiquei mais chocado e revoltado com o texto ou com a quantidade de pessoas que aplaudiram a posição "moralisto-especista" do autor.

 

Eu não costumo tirar conclusões precipitadas e fazer generalizações sobre grupos de pessoas com base em apenas alguns exemplos, mas tenho visto tantas más ações a serem praticadas por pessoas religiosas ao longo da minha vida que a cada dia que passa tenho mais dificuldade em dar-lhes o benefício da dúvida.

Esse texto está "um pouco" exagerado, mas o autor tem razão nalgumas coisas...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Buwayh disse:

Tais como?

Utilizar as redes sociais nos últimos anos me revelou algo surpreendente: a hipervalorizarão dos animais domésticos, sobretudo, dos cachorros. Bastam pouco mais de dez minutos de navegação para observar diversas imagens e páginas que dedicam total atenção aos bichinhos. É evidente que desde que o homem resolveu domesticar os bichos, é necessário prudência, respeito, atenção e carinho ao animal. No entanto, a decisão de se obter um animal de estimação que traga entretenimento e diversão, deve ser pautada pelo dedicar o tratamento tal como dever ser o tratamento a um bicho e não como alguém da família, em termos de ser tratado como um ser humano.

O primeiro parágrafo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

Utilizar as redes sociais nos últimos anos me revelou algo surpreendente: a hipervalorizarão dos animais domésticos, sobretudo, dos cachorros. Bastam pouco mais de dez minutos de navegação para observar diversas imagens e páginas que dedicam total atenção aos bichinhos. É evidente que desde que o homem resolveu domesticar os bichos, é necessário prudência, respeito, atenção e carinho ao animal. No entanto, a decisão de se obter um animal de estimação que traga entretenimento e diversão, deve ser pautada pelo dedicar o tratamento tal como dever ser o tratamento a um bicho e não como alguém da família, em termos de ser tratado como um ser humano.

O primeiro parágrafo.

Esse parágrafo pode parecer inocente à primeira vista, mas tem uma componente especista escondida que se torna evidente mais à frente, quando o autor afirma que Deus criou os animais para serem dominados pelos humanos. :rolleyes:

A expressão “hipervalorização dos animais” desvaloriza-os em detrimento dos seres humanos, remetendo-os para uma posição pouco importante do ponto de vista da criação e colocando-os quase ao mesmo nível que os objetos, como se fossem seres animados sem alma, o que acho extremamente injusto e ignorante. Além disso não percebo porque é que o autor impele as pessoas a escolherem entre os animais e os humanos. Se em discussão estivessem aqueles que abdicam das relações humanas em prol das tecnologias ou dos vícios, eu percebia a preocupação dele, mas este assunto não justifica uma posição tão radical. O amor (puro, não o sexual) não é doseável e pode expandir-se por um número ilimitado de seres. Dedicar toda a atenção e afeto à espécie humana e desprezar as restantes é só elitista e quem o faz normalmente nem os outros seres humanos ama verdadeiramente, ao contrário do que costuma acontecer com quem defende a causa animal.

Editado por Buwayh
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Buwayh disse:

Esse parágrafo pode parecer inocente à primeira vista, mas tem uma componente especista escondida que se torna evidente mais à frente, quando o autor afirma que Deus criou os animais para serem dominados pelos humanos. :rolleyes:

A expressão “hipervalorização dos animais” desvaloriza-os em detrimento dos seres humanos, remetendo-os para uma posição pouco importante do ponto de vista da criação e colocando-os quase ao mesmo nível que os objetos, como se fossem seres animados sem alma, o que acho extremamente injusto e ignorante. Além disso não percebo porque é que o autor impele as pessoas a escolherem entre os animais e os humanos. Se em discussão estivessem aqueles que abdicam das relações humanas em prol das tecnologias ou dos vícios, eu percebia a preocupação dele, mas este assunto não justifica uma posição tão radical. O amor (puro, não o sexual) não é doseável e pode expandir-se por um número ilimitado de seres. Dedicar toda a atenção e afeto à espécie humana e desprezar as restantes é só elitista e quem o faz normalmente nem os outros seres humanos ama verdadeiramente, ao contrário do que costuma acontecer com quem defende a causa animal.

Einstein uma vez (deve ter sido mais :P ) disse: "A educação de um povo vê-se pelo modo como trata os seus animais". Não sei se já partilhei esta frase aqui alguma vez, se calhar, sim, porque esta frase do senhor está mais correta para mim do que a lei da relatividade. xD

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Buwayh disse:

No outro dia dei de caras com este atentado à dignidade animal e não sei se fiquei mais chocado e revoltado com o texto ou com a quantidade de pessoas que aplaudiram a posição "moralisto-especista" do autor.

 

Eu não costumo tirar conclusões precipitadas e fazer generalizações sobre grupos de pessoas com base em apenas alguns exemplos, mas tenho visto tantas más ações a serem praticadas por pessoas religiosas ao longo da minha vida que a cada dia que passa tenho mais dificuldade em dar-lhes o benefício da dúvida.

Há pessoas que nao conseguem perceber a ligação especial que se cria entre humanos e animais, é uma ligação muito forte e especial e sim, a perda de um animal pode ser comparada a perda de uma pessoa, porque não?!

E não percebo porque o senhor critica o facto das pessoas "substituírem" o amor das pessoas pelo dos animais quando muitas destas não tem outras opções (ou porque foram abandonadas pelos familiares, ou porque vivem isoladas, ou simplesmente porque não tem paciência pros idiotas que as rodeiam). O amor que temos a um animal não invalida em nada o potencial amor que podemos ter por outra pessoa.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Forbidden disse:

Há pessoas que nao conseguem perceber a ligação especial que se cria entre humanos e animais, é uma ligação muito forte e especial e sim, a perda de um animal pode ser comparada a perda de uma pessoa, porque não?!

E não percebo porque o senhor critica o facto das pessoas "substituírem" o amor das pessoas pelo dos animais quando muitas destas não tem outras opções (ou porque foram abandonadas pelos familiares, ou porque vivem isoladas, ou simplesmente porque não tem paciência pros idiotas que as rodeiam). O amor que temos a um animal não invalida em nada o potencial amor que podemos ter por outra pessoa.

Eu também acho que sim, aliás em alguns casos a perda de um animal ainda pode doer mais que a perda de uma pessoa. Há uns anos tive uma cadela, infelizmente não pude ficar mais com ela, e tive um grande desgosto, fiquei muito triste, até chorei e tudo, acho que naquela altura tive um dos maiores desgostos da minha vida. O pior de tudo é que eu nem gostava muito da cadela (eu tinha uns 13 anos, era medricas e tinha medo dela :P ), mas mais para o fim eu comecei a afeiçoar-me a ela, a deixar de ter medo dela e por isso foi um enorme desgosto. Por exemplo, já perdi três avós, e nenhuma dessas perdas se compara à perda da minha cadela, nem sequer chorei...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Há pessoas que nao conseguem perceber a ligação especial que se cria entre humanos e animais, é uma ligação muito forte e especial e sim, a perda de um animal pode ser comparada a perda de uma pessoa, porque não?!

E não percebo porque o senhor critica o facto das pessoas "substituírem" o amor das pessoas pelo dos animais quando muitas destas não tem outras opções (ou porque foram abandonadas pelos familiares, ou porque vivem isoladas, ou simplesmente porque não tem paciência pros idiotas que as rodeiam). O amor que temos a um animal não invalida em nada o potencial amor que podemos ter por outra pessoa.

Exato. A dedicação aos animais não invalida o amor pelos seres humanos. Amor é amor e é infinitamente expansível. Além disso é, sim, mais fácil criar uma ligação forte e verdadeira com os animais porque eles são profundamente sinceros nos seus sentimentos. As suas atitudes para connosco correspondem a cem por cento ao que sentem por nós, seja amor e afeto, seja antipatia, medo, fartação ou mesmo rancor (sim, porque apesar de eles terem uma capacidade extraordinária para perdoar, também se zangam e cortam relações durante um tempo), e são completamente espontâneas, sem expectativa de receberem nada em troca… a menos que esteja em jogo um petisco delicioso. :lol: Podem estar abaixo dos humanos a nível consciencial, mas, pelo menos os mamíferos, têm uma individualidade muito bem definida que lhes confere uma personalidade e capacidade de sentir emoções. Quem tem ou já teve animais sabe isso. Atribuir uma conotação fútil à relação entre um animal e um humano é mesquinho e estúpido. Eles não são computadores nem consolas. Não são bens materiais que contemplamos pela sua beleza e utilidade temporárias.  

Além disso acho extraordinária a necessidade que os católicos têm de projetarem as suas próprias ideias e preconceitos nos outros. Como se já não bastasse fazerem-no com Deus e Jesus Cristo, o autor do texto fê-lo com os animais: “Mas as pessoas que amam mais aos animais do que a outros seres humanos sequer imaginam que existe a possibilidade de que nem o bicho a suporta e caso falasse, diria: — Ei, eu não te aguento! Pára de me bajular, pára de me chamar de filho! Vá atrás do seu filho e se reconcilie com ele. Ame o seu marido e cuide de mim e não o contrário! O ser humano foi feito para amar outros seres humanos! NÓS FOMOS FEITOS PARA SERMOS DOMINADOS E NÃO O CONTRÁRIO! Por favor, pára!”

Editado por Buwayh
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um gato há mais de meio ano e já não imagino a minha vida sem ele. Nem quero pensar nisso.
Cada vez gosto mais dele e é engraçado o facto de em tão pouco tempo os hábitos dele terem mudado tanto (eles crescem tão rápido). No início dormia num sítio, depois mudou para outro e vai mudando de tempos a tempos... tinha o vício de brincar com tal brinquedo, agora já não lhe liga nenhuma. E ao contrário do que dizem este gato é tudo menos independente. A minha mãe ao fim-de-semana às vezes está sozinha e o gato anda SEMPRE atrás dela nunca a larga xD E quando eu vou para a escola ele fica à porta a miar. E quando chego começa a roçar a cabeça dele nas minhas pernas! Adoro. E quando não o encontro mexo na embalagem da ração dele e ele aparece logo, mesmo que tenha acabado de comer. E come de tudo o que lhe aparece à frente, inclusive sopa xD Quando estou a fazer uma sandes ou isso e tiro o fiambre lá vem ele ter comigo a miar porque quer um bocado, eu dou-lhe e se estiver estragado ele não come. Mas o mais engraçado é quando há uma mosca ou mosquito no meu quarto ele caça-a e come-a xD Nem preciso de me incomodar a matar a mosca que ele faz o serviço :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ambrósio disse:

Eu tenho um gato há mais de meio ano e já não imagino a minha vida sem ele. Nem quero pensar nisso.
Cada vez gosto mais dele e é engraçado o facto de em tão pouco tempo os hábitos dele terem mudado tanto (eles crescem tão rápido). No início dormia num sítio, depois mudou para outro e vai mudando de tempos a tempos... tinha o vício de brincar com tal brinquedo, agora já não lhe liga nenhuma. E ao contrário do que dizem este gato é tudo menos independente. A minha mãe ao fim-de-semana às vezes está sozinha e o gato anda SEMPRE atrás dela nunca a larga xD E quando eu vou para a escola ele fica à porta a miar. E quando chego começa a roçar a cabeça dele nas minhas pernas! Adoro. E quando não o encontro mexo na embalagem da ração dele e ele aparece logo, mesmo que tenha acabado de comer. E come de tudo o que lhe aparece à frente, inclusive sopa xD Quando estou a fazer uma sandes ou isso e tiro o fiambre lá vem ele ter comigo a miar porque quer um bocado, eu dou-lhe e se estiver estragado ele não come. Mas o mais engraçado é quando há uma mosca ou mosquito no meu quarto ele caça-a e come-a xD Nem preciso de me incomodar a matar a mosca que ele faz o serviço :)

Também tenho gatos fidalgos, mas a vantagem de ter mais do que um é que uns comem o que outros não querem, apesar de ser sempre preciso mais comida. E depois, há aquela comida em particular que nenhum come, tipo frango com arroz, nenhum come arroz, tem de ir para os cães que não são fidalgos, porque também há quem não queira. xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, srcbica disse:

Também tenho gatos fidalgos, mas a vantagem de ter mais do que um é que uns comem o que outros não querem, apesar de ser sempre preciso mais comida. E depois, há aquela comida em particular que nenhum come, tipo frango com arroz, nenhum come arroz, tem de ir para os cães que não são fidalgos, porque também há quem não queira. xD

Ahahaha a minha avó também usa a palavra "fidalgos" quando não gostamos de uma certa comida. Eu em pequeno era um pisco a comer e deixava sempre comida no prato e a minha avó dizia "Vós sois uns fidalgos" (ela usa imenso a segunda pessoa do plural é comum na terra dela) xD

O meu quando a sopa está mal feita também vira logo o focinho... xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrósio disse:

Ahahaha a minha avó também usa a palavra "fidalgos" quando não gostamos de uma certa comida. Eu em pequeno era um pisco a comer e deixava sempre comida no prato e a minha avó dizia "Vós sois uns fidalgos" (ela usa imenso a segunda pessoa do plural é comum na terra dela) xD

O meu quando a sopa está mal feita também vira logo o focinho... xD

:offtopic:Estás a falar da da Serra, correto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 5. Juni 2016 at 03:30, srcbica disse:

Também tenho gatos fidalgos, mas a vantagem de ter mais do que um é que uns comem o que outros não querem, apesar de ser sempre preciso mais comida. E depois, há aquela comida em particular que nenhum come, tipo frango com arroz, nenhum come arroz, tem de ir para os cães que não são fidalgos, porque também há quem não queira. xD

É caso para dizer que os teus câes são os "criados" ou os "agricultores". Come-se de tudo.

Em casa dos meus pais é diferente. O cão so come do bom e do melhor. A gata é mais simples contenta-se com menos. E depois tem uma data de gatos que foram abandonados na zona e se tornaram selvagens (e se foram reproduzindo) que vem comer o que os de casa não querem. O cão da minha mae é um ótimo anfitrião. :haha:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, sue disse:

É caso para dizer que os teus câes são os "criados" ou os "agricultores". Come-se de tudo.

Em casa dos meus pais é diferente. O cão so come do bom e do melhor. A gata é mais simples contenta-se com menos. E depois tem uma data de gatos que foram abandonados na zona e se tornaram selvagens (e se foram reproduzindo) que vem comer o que os de casa não querem. O cão da minha mae é um ótimo anfitrião. :haha:

Realmente, esse cão é uma ave rara. :P As minhas gatas, quando querem namorar, têm de sair de casa, porque os pretendentes não têm chance nenhuma de entrar.:mosking:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Yggdrasil disse:

:wub::wub:

À exceção do beijo, que não era capaz de dar, acho que os meus gatos já expressaram todas essas formas de amor, com a nuance de que não me lamberam o cabelo; lamberam a barba.:haha: Ah e os meus nunca me deram presentes tão chiques. Normalmente, quando me dão alguma coisa, é algo que caçam, seja um rato, uma toupeira...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, srcbica disse:

À exceção do beijo, que não era capaz de dar, acho que os meus gatos já expressaram todas essas formas de amor, com a nuance de que não me lamberam o cabelo; lamberam a barba.:haha: Ah e os meus nunca me deram presentes tão chiques. Normalmente, quando me dão alguma coisa, é algo que caçam, seja um rato, uma toupeira...

Eu já dei ao meu xD

Ele lambe-me imenso o cabelo e uma vez deixei-o no meu quarto e acordei com o cabelo todo húmido por causa dele xD

A veterinária disse que o facto de ele nos morder muito é por ser a sua maneira de ser e demonstra afecto, o problema é que dói!!! E ele tem cá umas dentuças!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...