Jump to content

Programação RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

O ideal seria que a RTP2 diversificasse mais a sua programação para atingir mais públicos, guardando a sua diferença entre os canais generalistas, claro. ;)

Não sei se concordo com esta afirmação. Um canal tem que se dirigir a um público específico pois é impossível agradar a gregos e troianos, mas também reconheço que - a título de exemplo - num horário onde menos jovens estão disponíveis e dispostos a ver televisão, a programação emitida nesse horário se dirija a outra faixa etária da população.

Neste momento, acho que a camada jovem é a mais discriminada em termos de programação das 4 generalistas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à aposta na programação infantil e nos documentários, acho ao contrário que não foi a melhor estratégia. São dois tipos de programas que não interessam a todos os tipos de público, ao contrário de programas como ficção, concursos, informação, desporto ou magazines.

O ideal seria que a RTP2 diversificasse mais a sua programação para atingir mais públicos, guardando a sua diferença entre os canais generalistas, claro. ;)

Esses conteúdos encaixam melhor no perfil da RTP1. E há obrigações de serviço público impostas pela lei e pelo contrato de concessão que têm de ser cumpridas.

Mas houve alguns exemplos desses formatos nos últimos anos. O Fá-las Curtas foi muito interessante, talvez mal aproveitado, mas um excelente exemplo em que se cruzou o formato concurso com o cinema português de curta-metragem. A Revolta dos Pastéis de Nata e o 5 para a Meia-Noite mostraram como a RTP2 pode e deve apostar na irreverência e no experimentalismo, com excelentes resultados. Assim haja orçamento, e vontade. :)

Editado por miguelalex23
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se concordo com esta afirmação. Um canal tem que se dirigir a um público específico pois é impossível agradar a gregos e troianos, mas também reconheço que - a título de exemplo - num horário onde menos jovens estão disponíveis e dispostos a ver televisão, a programação emitida nesse horário se dirija a outra faixa etária da população.

Neste momento, acho que a camada jovem é a mais discriminada em termos de programação das 4 generalistas.

A essência mesma dum canal generalista (teoricamente) é de tentar agradar a um número maior possível de telespectadores. ;)

A RTP2 tem o papel de canal alternativo com exigência reforçada de qualidade e de originalidade dos seus programas. Respeitando esse princípio, o canal deve ter a ambição de conquistar o público mais largo possível.

Emitir mais de 8 horas de ZigZag e 3 horas de documentários não é uma grelha atraente para todos os públicos, pelo contrário. Seria boa se calhar para um canal temático de cabo, mas a RTP2 precisa diversificar-se e criar uma grelha forte e clara ao meu ver.

As séries por exemplo tinham todo o lugar na grelha da RTP2 diariamente porque diversificava a grelha e respondia a uma procura de telespectadores que não se interessam no que dá a mesma hora na RTP1, SIC ou TVI.

Se a RTP2 tivesse por exemplo um debate às 18h30 com convidados e interactividade (facebook, twitter, SMS, mails, etc.) seria também mais abrangente do que o ZigZag.

Emitir uns espaços de informação 1h/2h antes dos jornais dos generalistas também seria criar alternativa e atingir públicos diversos. Tudo isso são ideias, claro. ;)

Quanto a camada jovem, diria mais precisamente que são as faixas dos 7/14 anos e os 15/35 anos principalmente masculinos que são as mais discriminadas na programação dos generalistas. No primeiro caso já saíram da idade do ZigZag (uma programação tipo SIC K/Panda Biggs seria óptimo), no segundo caso é a faixa que é a mais exigente em termos de qualidade e de conteúdos (é por isso que também é a que mais vê televisão por cabo e conteúdos no computador). A RTP2 para mim deveria precisamente ter uma programação mais adequada para estes dois tipos de públicos. ;)

--

EDIT : Em relação à grelha da RTP2 de 2002, a mudança em 2004 para a 2: só fez estragos... :(

Editado por Rmeteora
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que a RTP2 está em regime de repetições já nós sabemos há muito tempo. E só com um espaço semanal para séries (excluído Britcom).

Para já vão repetir a 1ª temporada, e provavelmente só depois de repetirem a 2ª é que estreiam a 3ª. Lá para 2015.  :P

 

Mas ainda é recente a transmissão da 1ª...

 

Enfim daqui a nada temos outra rtp memória

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem por isso, a 1ª temporada estreou em Julho de 2011, há quase 2 anos. E nunca foi repetida, nem na RTP1.

Desde que a RTP2 não viva apenas das repetições de coisas da RTP1 e tal se torne hábito, não me importo, pois o canal não tem orçamento para transmitir constantemente ficção em 'primeira mão'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que a RTP2 não viva apenas das repetições de coisas da RTP1 e tal se torne hábito, não me importo, pois o canal não tem orçamento para transmitir constantemente ficção em 'primeira mão'.

Dadas as circunstâncias actuais da RTP, nem acho mal que a RTP2 aproveite coisas da RTP1 ou séries que ainda pode reexibir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A grelha da rtp2 está uma pobreza... é só repetições o dia todo. tirando o Agora, os magazines e a britcom (agora) é tudo repetido até os documentários... 

 

Eu continuo a defender que a rtp2 devia ser restruturada para ser um canal semi juvenil, semi informativo.

 

Como é que é possível aquela tarde? até os desenhos animados são repetidos. 

 

As manhãs tudo bem que faz sentido a programação juvenil. Eu acho que as tardes deviam ser no geral de informação, repetir os programas da rtp1 e adicionar alguns da rtpinfo e documentários mais interessantes que aquelas coisas da bicharada.

 

Aquele programa da linguagem gestual pode ser muito util mas caramba metem o programa a dar num quadrado no canto enquanto a gaja ocupa a outra metade quem é que vai ver aquilo assim?

 

Tal como disseram deviam acabar com os blocos da tarde do zig zag e criar ali um programa tipo curto circuito, claro que sabemos as limitaçoes da rtp2 mas algo que fosse referência para os jovens era o ideal até porque nada disso existe em sinal aberto.

 

Colocavam as sitcoms novamente as 20h de onde nunca deviam ter saído. Depois aqui podiam incluir uma série documental mais abrangente.

 

depois os filmes o 24 horas e as repeats de doc e programas adicionais do canal ocupavam a madrugada.

 

A componente desportiva tem de ser alargada e portanto o fim de semana devia cada vez mais ir nesse sentido, claro que não há competições desportivas sempre, mas ao menos continuavam referência nessa área.

 

Se o canal não for revisto para se diferenciar de uma rtp memória 2 eu sinceramente acho que deviam acabar com ele, porque para mim não faz sentido haver um canal publico em sinal aberto cheio de repetições. Acabam com este e mudam a rtpinfo para canal aberto. Ainda para mais no proximo ano o orçamento da rtp vai novamente levar um rombo, não podem continuar a manter isto no ar sem haver forma de rentabilizar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...