José Luís Machado

Documentários RTP2

40 posts neste tópico

Todas as Quinta-Feiras, ás 23.30h a RTP2 vai transmitir quatro documentários sobre figuras maiores da nossa cultura. Orlando Ribeiro, Maria de Lurdes Pintassilgo, Alves Redol e Nuno Teotónio Pereira são os nomes escolhidos para serem homenageados através destes documentários.

http://www.atelevisa...onais-as-23h30/

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Fica este tópico destinado a comentar a programação da RTP2 na área dos documentários, nacionais ou estrangeiros.
Como já foi repetido noutro tópico, esta semana a RTP2 exibe três documentários sobre arquitectos (Tadao Ando, Frank Gehry e Oscar Niemeyer), num ciclo a que chamou "Traços de Génio". Por acaso é um tema que me desperta algum interesse.

http://media.rtp.pt/extra/tv/tracos-de-genio-em-exibicao-na-rtp2/

Partilhar este post

Link para o post

Aquele documentário que deu ontem 'Rasgar os Céus' foi simplesmente brutal... e foi feito por uma produtora portuguesa a Ukbar Filmes. Uma imagem fantástica, belíssima banda sonora e uma montagem soberba. Era sobre o mundo do circo actual não sei se haverá meios de o ver online mas recomendo mesmo muito.

miguelalex23, Ambrósio e poliwrath gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post

Aquele documentário que deu ontem 'Rasgar os Céus' foi simplesmente brutal... e foi feito por uma produtora portuguesa a Ukbar Filmes. Uma imagem fantástica, belíssima banda sonora e uma montagem soberba. Era sobre o mundo do circo actual não sei se haverá meios de o ver online mas recomendo mesmo muito.

Foi mesmo!!! Tenho pena do resultado, mas enfim... e eu só aumentava era um pouco as legendas. Não consigo perceber porque é que eles em alguns docs/séries não as aumentam para facilitar à visualização do mesmo. Lembro-me que com aquela série de "Odysseus", as legendas também já eram super pequenas. Se para mim isto que meio me dificulta ao ver e ainda tenho uma idade jovem, nem quero imaginar as pessoas mais velhas, devem até desistir de ver..

Partilhar este post

Link para o post

Foi mesmo!!! Tenho pena do resultado, mas enfim... e eu só aumentava era um pouco as legendas. Não consigo perceber porque é que eles em alguns docs/séries não as aumentam para facilitar à visualização do mesmo. Lembro-me que com aquela série de "Odysseus", as legendas também já eram super pequenas. Se para mim isto que meio me dificulta ao ver e ainda tenho uma idade jovem, nem quero imaginar as pessoas mais velhas, devem até desistir de ver..

isso acontece quando a legenda já vem associada ao produto original embutida na imagem... ou seja não foi legenda colocada pela rtp o que muitas vezes não se adequa ao formato de tv.

poliwrath gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Não tinha visto o documentário mas segui o vosso conselho, fui ver e gostei bastante. :)
Quanto às legendas, é como o pickles diz, às vezes acontece quando vêm assim de fora. Já tenho visto mais pequenas, como no Odisseia de Homero ou em algumas coisas no Cinemax Curtas.

poliwrath e Ambrósio gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post

Não tinha visto o documentário mas segui o vosso conselho, fui ver e gostei bastante. :)
Quanto às legendas, é como o pickles diz, às vezes acontece quando vêm assim de fora. Já tenho visto mais pequenas, como no Odisseia de Homero ou em algumas coisas no Cinemax Curtas.

Pois mas é mau... Principalmente para quem é míope como eu :)

Partilhar este post

Link para o post

Não percebi qual foi a ideia da rtp2 ter colocado a indicação de repetição ontem no 'mares e oceanos'... pelo menos consta que a série nunca deu pois até criaram uma sinopse nova. Sendo a série de 2011 certamente não é mesmo repetida...

srcbica gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Não percebi qual foi a ideia da rtp2 ter colocado a indicação de repetição ontem no 'mares e oceanos'... pelo menos consta que a série nunca deu pois até criaram uma sinopse nova. Sendo a série de 2011 certamente não é mesmo repetida...

Foi mesmo erro, aquilo é inédito. A maior parte das vezes em que deviam meter indicação não metem...

Partilhar este post

Link para o post

Foi mesmo erro, aquilo é inédito. A maior parte das vezes em que deviam meter indicação não metem...

A RTP2 quando quer gosta de afastar as audiências, já se sabe...

Partilhar este post

Link para o post

Não sei se já repararam, desde esta semana lembraram-se de meter a Helena Ramos a fazer uma introdução aos documentários que emitem às 13h.

Esses documentários das 13h são inéditos ou repetições?

Partilhar este post

Link para o post

Esses documentários das 13h são inéditos ou repetições?

Creio que a maior parte é repetição de documentários que dão à noite uma/duas semanas antes, mas já vi um ou outro na programação no site com a indicação "Estreia".

Partilhar este post

Link para o post

E o documentário ficcional que será emitido dia 9 é "My Daughter Anne Frank".

http://www.rtp.pt/programa/tv/p32130

Outra coisa, dos 3 programas universitários que a RTP2 transmite atualmente (República do Saber, ESEC-tv e Universidade Aberta) quais são repetição?

o republica do saber n é programa universitário, tens o E2 da ESCS e o ESEC-tv que já são programas novos... não sei se o da universidade aberta já iniciou a nova época.

srcbica gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

o republica do saber n é programa universitário, tens o E2 da ESCS e o ESEC-tv que já são programas novos... não sei se o da universidade aberta já iniciou a nova época.

É mais ou menos um programa universitário, porque está ligado à Faculdade de Ciências e Tecnologias de Coimbra. Mas julgo que são repetições de 2012.

srcbica gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

É mais ou menos um programa universitário, porque está ligado à Faculdade de Ciências e Tecnologias de Coimbra. Mas julgo que são repetições de 2012.

Ok, obrigado aos dois.

Partilhar este post

Link para o post

E a Universidade Aberta deixou de ser um espaço de programação em 2007 para passar a ser um programa sobre a UA. #faltadeeducação

Universidade de Aveiro? Ou existe mesmo uma Universidade Aberta?:dontknow:

Partilhar este post

Link para o post

Universidade de Aveiro? Ou existe mesmo uma Universidade Aberta?:dontknow:

Existe sim (em Portugal e em vários países), é basicamente a herdeira da "Telescola", mas hoje o ensino à distância está bastante longe da TV por razões evidentes. Ter um espaço de programação como os que eu ainda cheguei a ver durante as manhãs de Sábado seria completamente anacrónico.

Editado por miguelalex23
srcbica gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Há uns anos deu um documentário que gostei muito e acho que era este: "Made in Berlin" (http://www.rtp.pt/programa/tv/p25738) de Laurent Bouit, creio que por altura dos 20 anos da queda do muro. Seguia uns jovens, as suas experiências e vivências na cidade na actualidade em contraponto com o que (não) se podia fazer quando o muro ainda dividia a cidade e o país.

Já procurei por essa net fora e não consigo encontrar o doc. Gostava de rever.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora