Jump to content

Curiosidades Audimétricas


Maria A.

Posts Recomendados

QUOTE(elrey @ 23-Jan-2009, 22:05) <{POST_SNAPBACK}>
Eu também só vi dois dias. De dois a quase sempre... ainda vai um pouco.

Ah, e não esquecer que o "Feitiço de Amor" por vezes é aqui referido como uma novela em "recta final", para justificar altos resultados, quando acaba em Abril. Então e "A Favorita", que até já tem "Ultimos Episódios" no topo e acaba em menos de um mês, é o quê???

Ah, e esta semana a SIC já não foi a favorita pelas crianças nem pelas classes altas! Agora já não temos direito a saber isso, só quando a SIC ganha?

Está bem, Elrey, eu coloco aqui, que o único programa da TVI que foi preferido pelas classes altas foi o «Equador». Mais nenhum!

Estou a obedecer-te!

Os restantes 9 repartiram-se pela RTP(6, a maioria-- 30 Minutos, Conta-me como foi, Os Contemporâneos, Telejornal, As escolhas de Marcelo, Grande entrevista) e a SIC( 3, Filme de domingo, Não Há Crise, e Sporting-Paços.).

Quanto aos programas preferidos pela crianças, 5 são da TVI e 5 são da SIC.

1º-TVI-Feitiço de Amor-20,8%

2º-TVI-Morangos-16,9%

3º- TVI-Jornal Nacional-16,7%

4º- SIC-Tween Box-16%

5º-SIC-Não há crise-15,8%

6º-TVI-Repórter TVI-5,1%

7º-SIC-Tá a Gavar-15,1%

8º-TVI-Flor do Mar-14,9%

9º-SIC-Filme de domingo-14,6%

10º-SIC-Fama Show.-13,3%

Aqui a grande perdedora foi a RTP, que não teve nenhum!

4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[

Para justificar a minha afirmação de que «Os Morangos» estão gastos, vou colocar aqui a audiência conquistada pela novela na 6ª feira, dia 23-1, po exemplo:

«Morangos » das 18 horas-21%

«Três Irmãs»-24,6%

«Morangos» das 19 horas-27,7%.

A novela cai dia a dia!

Empurrados para outro horário, Moniz bem depressa modificou a estratégia, colocando-os no horário deles.

Mas nem no horário deles travou a queda, como podemos verificar pelas audiências.

«Rebelde Way» atingiu na semana passada, segundo o DN Televisão, a média de 26,4%!

As duas novelas juvenis estão bem pertinho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(elrey @ 25-Jan-2009, 21:26) <{POST_SNAPBACK}>
Isso só aconteceu nesta semana que passou. Na anterior, a Favorita começava sempre mais tarde, só esta semana é que começou às 23:30. Ah, e "Olhos nos Olhos" vai para intervalo normalmente às 23:45, para voltar à meia-noite.

Mas naquele dia foi como eu disse. Só se eles decidiram testar a novela (tanto a TVI como a SIC) uma contra a outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(Maria A. @ 25-Jan-2009, 21:59) <{POST_SNAPBACK}>
Para justificar a minha afirmação de que «Os Morangos» estão gastos, vou colocar aqui a audiência conquistada pela novela na 6ª feira, dia 23-1, po exemplo:

«Morangos » das 18 horas-21%

«Três Irmãs»-24,6%

«Morangos» das 19 horas-27,7%.

A novela cai dia a dia!

Empurrados para outro horário, Moniz bem depressa modificou a estratégia, colocando-os no horário deles.

Mas nem no horário deles travou a queda, como podemos verificar pelas audiências.

«Rebelde Way» atingiu na semana passada, segundo o DN Televisão, a média de 26,4%!

As duas novelas juvenis estão bem pertinho!

Eu sei muito bem do resultado de 6a, mas tratou-se de um dia irregular, em que pouca gente viu televisão, sabe-se la bem porquê? Ultimamente, os morangos até se têm aproximado do Preço Certo. Mas é obvio que comparando "MCA" a "RBL" a primeira vence em termos de audiência, em termos de merchandising... apesar de cada vez mais estar a perder qualidade em termos de elenco e enredo...

Até acho que os morangos sairam fortalecidos assim que FdA acabou naquele horário, na semana passada andou quase sempre acima dos 30 share!

Quanto ao que disseste no tópico da RBL, RBL no lugar da Roda da Sorte ainda faria piores resultados... Até quando dava a noite foram os resultados que conheces... fraquinhos...

Não podes comparar RBL a competir com o "quem quer ganha" e "portugal no coração" com Morangos a lutar frente ao "Preço Certo" e NPC!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guest rjtvglobo

top 10 NOVELAS PORTUGAL 16 A 22/01

1º FLOR DO MAR 16,3 38,9% SHARE TVI

2º FEITIÇO DE AMOR 15,6 42,9% SHARE TVI

3º MORANGOS 10,7 30,2% SHARE TVI

4º VILA FAIA 9,2 23,8% SHARE RTP

5º OLHOS NOS OLHOS 8,4 32,4% SHARE TVI

6º A FAVORITA 7,4 32,6% SHARE SIC

7º PODIA ACABAR O MUNDO 7,2 21,1% SHARE SIC

8º MORANGOS(REP) 6,1 24,1% SHARE TVI

9º TRES IRMÃES 5,5 22,5% SHARE SIC

10º AMOR E INTRIGAS 4,6 34,1% SHARE

FONTE:http://www.marktest.com/wap/clip.aspx?id=815a

14H

RTP AMOR E INTRIGAS 422 MIL ESPECT. 35,7% SHARE

SIC O CRAVO E A ROSA(REP) 291 MIL ESPECT. 23,4% SHARE

SIC BELEZA PURA 237 MIL ESPECT. 22,6% SHARE

RTP PAIXÕES PROIBIDAS 224 MIL ESPECT. 23,6% SHARE

19H

TVI MORANGOS 1,070 MILHÕES ESPECT 29,6% SHARE

SIC TRES IRMÃES 520 MIL ESPECT. 24,6% SHARE

SIC REBELDE WAY 354 MIL ESPECT. 26,1% SHARE

21H/23H

TVI FLOR DO MAR 1,435 MILHÕES ESPECT. 34,6% SHARE

TVI FEITIÇO DE AMOR 1,420 MILHÕES ESPECT. 42,3% SHARE

SIC PODIA ACABAR O MUNDO 630 MIL ESPECT. 19,7% SHARE

23H15

TVI OLHOS NOS OLHOS 736 MIL ESPECT. 28,6% SHARE

SIC A FAVORITA 720 MIL ESPECTADORES 34,2% SHARE

FONTE:http://www.marktest.com/wap/clip.aspx?id=814f

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o DN Televisão, na semana passada 7 dos programas preferidos pelos mais jovens são da SIC:

1º-TVI-Morangos-21,6%

2º- TVI- Flor do Mar-19,2%

3º-SIC-Tween Box-18,4%

4º- SIC-Tá a Gravar-16,5%

5º-SIC-Não Há Crise-16,5%

6º- TVI-Feitiço de Amor-16%

7º-SIC-Grande reportagem-14,6%

8º-SIC-Vip Manicure-13,9%

9º-SIC-Disney Kids-13,8%

10-SIC-Filme de domingo-13,8%

Da TVI apenas 3.

Da RTP, não entrou nenhum nos primeiros 22 programas preferidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu postaste este tópico, como forma de provar que a SIC é a preferida pelos mais jovens resultante de uma discussão no tópico da RBL, mas não deixa de ser irónico o facto de "MCA" série que tanto criticas e dizes ter fracas audiências no respectivo horário, é aquela que surge no topo das preferências do target a que se destina, enquanto RBL nem sequer aparece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(bluescorpion8 @ 1-Feb-2009, 16:18) <{POST_SNAPBACK}>
Tu postaste este tópico, como forma de provar que a SIC é a preferida pelos mais jovens resultante de uma discussão no tópico da RBL, mas não deixa de ser irónico o facto de "MCA" série que tanto criticas e dizes ter fracas audiências no respectivo horário, é aquela que surge no topo das preferências do target a que se destina, enquanto RBL nem sequer aparece.

Vou dividir-te a minha resposta em 2 pontos:

1º- A ordem na lista tem a ver com o rating,( mesmo em relação aos mais novos) que está completamente dependente do horário em que o programa passa.

Ora «Rebelde Way» passa num horário de muito fraca visibilidade (às 17 horas há muito menos jovens a ver televisão, do que às 18 horas e muito menos ainda do que às 19 horas-os horários dos «Morangos», que a essa hora já estão em casa.).

Os jovens, que são afinal o público das duas novelas, às 17 horas ainda não chegaram a casa.

Reparaste no resultados dos «Morangos» nesse horário?

O Moniz fugiu logo...mas parece que vai repetir a proeza, embora o seu «Feitiço»( nos 25,5%) fosse batido no sábado às 19 horas por um filme da SIC!

2º ponto: Quando digo que as audiências de «Morangos» estão a cair( o Moniz também vê isso, e por isso coloca lá o «Feitiço»- até rima! :yahoo_mini: )refiro-me às audiências de uma maneira geral e não ao target dos mais novos, onde «Os Morangos» chegavam em tempos áureos aos 70%! Belos tempos, que não voltam.

Esta lista das preferências dos mais jovens, só mostra que a SIC é uma televisão jovem, pois tem 7 dos 10 programas preferidos por eles, e numa grande diversidade.

A TVI apenas tem 3...novelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então se os jovens às 17h ainda não chegaram a casa, o que é que está o Rebelde a fazer nesse horário, visto que é a esse público que é destinado?

Acho que os programas destinados a um certo target devem estar em horários acessíveis a esse mesmo, não achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(bluescorpion8 @ 27-Jan-2009, 17:42) <{POST_SNAPBACK}>
Eu sei muito bem do resultado de 6a, mas tratou-se de um dia irregular, em que pouca gente viu televisão, sabe-se la bem porquê? Ultimamente, os morangos até se têm aproximado do Preço Certo. Mas é obvio que comparando "MCA" a "RBL" a primeira vence em termos de audiência, em termos de merchandising... apesar de cada vez mais estar a perder qualidade em termos de elenco e enredo...

Até acho que os morangos sairam fortalecidos assim que FdA acabou naquele horário, na semana passada andou quase sempre acima dos 30 share!

Quanto ao que disseste no tópico da RBL, RBL no lugar da Roda da Sorte ainda faria piores resultados... Até quando dava a noite foram os resultados que conheces... fraquinhos...

Não podes comparar RBL a competir com o "quem quer ganha" e "portugal no coração" com Morangos a lutar frente ao "Preço Certo" e NPC!

Quando não agrada...é um dia irregular! :yahoo_mini:

Que comparações!

«Rebelde Way» dá às 17 horas. Grande parte dos jovens ainda não chegou a casa!

«Os Morangos» dão às 19 horas. Os jovens já estão em casa! E mesmo assim é esmagada pelo Fernando Mendes.

Sabes qual foi a média do horário da semana passada, das 18 às 20 horas, segundo o DN Televisão?

RTP-32,1%

TVI-24,7%

SIC-24,4%

Que tal?

A RTP bem à frente. A TVI e a SIC quase empatadas, com 3 décimas de diferença! :yahoo_mini:

Isto é para veres como os «Morangos» caem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bluescorpion, esqueci-me de te dizer uma coisa, que mostra o estado dos «Morangos»:

Na semana passada a média do horário das 18 às 20 horas foi a seguinte:

RTP-32,1%

TVI-24,7%

SIC-24,4%.

Fonte : DN Televisão.

RTP bem à frente.

A SIC e a TVI quase empatadas, com 3 décimas de diferença.!

QUOTE(elrey @ 1-Feb-2009, 17:32) <{POST_SNAPBACK}>
Então se os jovens às 17h ainda não chegaram a casa, o que é que está o Rebelde a fazer nesse horário, visto que é a esse público que é destinado?

Acho que os programas destinados a um certo target devem estar em horários acessíveis a esse mesmo, não achas?

São estratégias!

«Rebelde Way» já consegue 30% nesse horário.

Eu já não sou adolescente, e gosto de ver a novela quando posso estar a essa hora em casa!

É uma excelente novela.

E a subida é bem merecida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No tópico de sexta dia 23, vem lá a explicação do porquê de ser um dia irregular.

Quanto ao facto de a SIC esta semana ter-se aproximado da TVI deve-se principalmente aos resultados obtidos no final de tarde de fim-de-semana graças aos bons filmes que a SIC tem exibido (dia 24 - 31,2%; dia 25 - 28,9%). "Nós Por Cá" também contribui bastante para este resultado, sendo a sua média semanal de 21,4% share oscilando entre os 19,4 e os 24. Ainda assim, bastante abaixo dos resultados de MCA. De salientar que é NPC que eu sigo nesse horário.

Se fores fazer a média só de MCA os resultados aproximam-se dos 29,4% share! Somando os resultados miseráveis dos filmes de fim-de-semana (dia 24 - 23,6%; dia 25 - 23,2%) é que faz descer bastante os resultados do final de tarde!

Além disto, no horário em análise (18-20h), também dá respectivamente na SIC e TVI, 3I e MCA repetição. A primeira vence quase sempre a segunda, por pouca diferença o que contribui um pouco para um melhor resultado da SIC. 3I tinha por obrigação fazer bem melhor, já que está frente a uma repetição que aliás recebe uma fraca audiência de "Quem Quer Ganha". Outro fenómeno que pode resultar do facto de ser repetição é haver espectadores que só assistem à repetição, o que acaba por dissolver os resultados pelos dois horários (mas não me parece que isso seja muito relevante nos resultados finais).

Para além disto tudo, ainda temos a RTP que triunfa neste horário!

Soei para te explicar, mas parece que está claro... Como vês não são os MCA que estão em declíneo, mas sim as fracas tardes de Fim-de-semana da TVI e claro a repetição de Morangos que é excusadadíssima...

(Cálculos efectuados a partir dos shares apresentados no blog "A minha TV" entre 20 e 26 de Janeiro que é o período a que se referem as médias das audiências da Notícias TV)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC lá liderou mais um sábado,( dia 31-1), por sinal em dia de Benfica na RTP!

E acontece já uma coisa engraçada: as novelas da TVI foram todas batidas por programas da SIC.

Vejamos:

Às 19 horas um filme da SIC bateu o «Feitiço de Amor» no mesmo horário.

O filme fez 9,8% de rating e 28,6% de share, enquanto que o «Feitiço» apenas conseguiu 9,4% e 25,5% de share.

«Não Há Crise» com 12,2% de rating e 32% de share bateu «Flor do Mar» com 11,3% de rating e 29,4% de share.

A «Favorita» com 7,6% de rating e 32,7% de share, bateu «Os Olhos» nos Olhos» com 6,5% de rating e 30,4% de share.

O Jornal da Noite com 11,5% de rating e 28,8% de share, bateu o Jornal Nacional, com 10,1%de rating e 25,4% de share.

Os «Segredos de Magia» com 10% de rating e 32,2% de share pisaram os calos ao «Feitiço» com 12,1% de rating e 37,5% de share, a única que não se deixou vencer no horário.

A SIC já vence as novelas da TVI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui já concordo contigo.

Aliás acho que a TVI continua a errar ao por novelas ao Sábado (e Domingo), quando já está mais que provado que os espectadores não estão virados para aí ao fim-de-semana. Para além disto anda a gastar FdA desastrosamente num Sábado à tarde! Eu ontem vi SIC desde o final do Jogo do Benfica até ao fim de "A Favorita", e acho que é a que tem melhor programação de Fim-de-semana.

A SIC já vence as novelas da TVI (acrescento aos Fins-de-Semana)

(Espero que não esqueças o post que coloquei antes do teu...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(bluescorpion8 @ 1-Feb-2009, 18:25) <{POST_SNAPBACK}>
No tópico de sexta dia 23, vem lá a explicação do porquê de ser um dia irregular.

Quanto ao facto de a SIC esta semana ter-se aproximado da TVI deve-se principalmente aos resultados obtidos no final de tarde de fim-de-semana graças aos bons filmes que a SIC tem exibido (dia 24 - 31,2%; dia 25 - 28,9%). "Nós Por Cá" também contribui bastante para este resultado, sendo a sua média semanal de 21,4% share oscilando entre os 19,4 e os 24. Ainda assim, bastante abaixo dos resultados de MCA. De salientar que é NPC que eu sigo nesse horário.

Se fores fazer a média só de MCA os resultados aproximam-se dos 29,4% share! Somando os resultados miseráveis dos filmes de fim-de-semana (dia 24 - 23,6%; dia 25 - 23,2%) é que faz descer bastante os resultados do final de tarde!

Além disto, no horário em análise (18-20h), também dá respectivamente na SIC e TVI, 3I e MCA repetição. A primeira vence quase sempre a segunda, por pouca diferença o que contribui um pouco para um melhor resultado da SIC. 3I tinha por obrigação fazer bem melhor, já que está frente a uma repetição que aliás recebe uma fraca audiência de "Quem Quer Ganha". Outro fenómeno que pode resultar do facto de ser repetição é haver espectadores que só assistem à repetição, o que acaba por dissolver os resultados pelos dois horários (mas não me parece que isso seja muito relevante nos resultados finais).

Para além disto tudo, ainda temos a RTP que triunfa neste horário!

Soei para te explicar, mas parece que está claro... Como vês não são os MCA que estão em declíneo, mas sim as fracas tardes de Fim-de-semana da TVI e claro a repetição de Morangos que é excusadadíssima...

(Cálculos efectuados a partir dos shares apresentados no blog "A minha TV" entre 20 e 26 de Janeiro que é o período a que se referem as médias das audiências da Notícias TV)

Bluescorpion, queres agarrar desesperadamente os «Morangos», dando razões para a baixa no horário. São os filmes, são não sei quê...é a TVI a fraquejar!

Por alguma razão a TVI é a única a descer no mês de Janeiro em relação ao mês anterior.

São 0,8% a menos, quase um ponto, mal se segurando nos 29%..

A SIC é a única a subir. A RTP conseguiu manter.

O Moniz volta a colocar o «Feitiço» em duas doses. Já começou a fazer isso no sábado, saindo-se muito mal, por sinal.

Puxa lá pela cabeça: Qual será a razão?

Qual será o motivo que o leva a gastar mais depressa o único trunfo que ainda tem?

É porque tem confiança nos «Morangos», vendo-os serem esmagados no horário?

É desespero! Acredita no que te digo!

Vê a «Flor do Mar» a ser batida no horário. O mesmo acontece com os «Olhos nos Olhos». E os «Morangos»...a serem pisados pelo Fernando Mendes.

Encostou-se às novelas...e parou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As explicações que dei no post 61 são bastante claras... se não o queres admitir, não vou insistir.

Agora o facto de o Moniz voltar a por FdA às 19h, discordo completamente, é um absurdo, ainda pra mais numa semana com grandes desenvolvimentos em MCA.

Por favor não compares resultados das novelas nos fins-de-semana com os valores da semana...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(bluescorpion8 @ 1-Feb-2009, 20:02) <{POST_SNAPBACK}>
As explicações que dei no post 61 são bastante claras... se não o queres admitir, não vou insistir.

Agora o facto de o Moniz voltar a por FdA às 19h, discordo completamente, é um absurdo, ainda pra mais numa semana com grandes desenvolvimentos em MCA.

Por favor não compares resultados das novelas nos fins-de-semana com os valores da semana...

Dizes para não comparar os valores das novelas do fim de semana e de durante a semana?

Existe cá uma diferença! A única diferença é «Podia Acabar o Mundo», que estreou numa fase de final de duas novelas da TVI, no tempo em que a ficção da TVI ainda convencia, ou seja,« A Outra» e «Fascínios».

Depois delas... mais nada!

Claro que o problema de «Podia Acabar o MUndo» foi estrear nessa fase. Se estreasse hoje, com a ficção da TVI como está, a coisa seria diferente!

Durante a semana «A «Flor do Mar» fica pertinho de «Tá Gravar», e vai-se abaixo quase sempre que há «Não Há Crise».

Os «Olhos os Olhos» há muito tempo que são batidos pela «Favorita». Na semana passada Os «Olhos» fizeram, segundo o DN Televisão, 28,6% e a «Favorita» fez 34,2%.

«Três Irmãs» bate «Os Morangos» do mesmo horário.

Segundo o DN Televisão, «Os Morangos» inéditos fizeram 29,6%, «Três Irmãs» 24,6% e « Rebelde Way» 26,1%

Queres mais pertinho?

A única resistente( que não o foi no fim de semana às 19 horas)é o «Feitiço de Amor», uma herança do Euro.

Mas em 2 doses... não há novelas elásticas! :yahoo_mini:

É o desespero de ver a ficção a ir abaixo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enfim Maria, a ladainha do costume... :music_mini:

Não percebo essa tua insistência no Euro, como que os jogos do Euro, influenciam o target das novelas...

Eu não estou aqui para defender a TVI... a TVI tem os seus prós e os seus contras tal como a SIC e a RTP1...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(bluescorpion8 @ 1-Feb-2009, 20:57) <{POST_SNAPBACK}>
Enfim Maria, a ladainha do costume... :music_mini:

Não percebo essa tua insistência no Euro, como que os jogos do Euro, influenciam o target das novelas...

Eu não estou aqui para defender a TVI... a TVI tem os seus prós e os seus contras tal como a SIC e a RTP1...

Claro que foi o Euro( que como qualquer outro campeonato dessa estirpe) fez subir as novelas da TVI.

Se não, para quê a TVI teria gasto tanto dinheiro a comprá-lo? Claro que estes campeonatos dão sempre um empurrão aos programas, pois têm audiências fabulosas.

Se queres ver como tenho razão, repara nos valores que as novelas atingiram nesse período, perto dos 50%. Claro que não era por merecerem, mas porque foram empurradas.

Repara: algum dia mais «O Feitiço» fez os mesmos valores, à medida que o Euro ficava mais longe? Nem a aproximar-se do final!

Não estás aqui para defender a TVI e atacar a SIC? Ninguém diria! :yahoo_mini:

Mas eu respeito todas as opiniões, desde que fundamentadas. E isso é o que temos estado a fazer!

O Jornal da Moura Guedes em 3º lugar na 6ª feira passada, tanto em rating como em share!

É verdade que ficaram os 3 muito próximos...mas o da Manuela Moura Guedes foi o último!

Será desta que se vão as peneiras?

Eu não a vejo, porque não gosto.

E parece que a maioria também não!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer, quando o bluescorpion disse que na tal sexta poucas pessoas tinham visto televisão, era uma desculpa. E o que tu tens estado a dizer é o quê, cara Maria.

Deixa-me dar-te alguns exemplos:

QUOTE(Maria A. @ 1-Feb-2009, 20:42) <{POST_SNAPBACK}>
A única diferença é «Podia Acabar o Mundo», que estreou numa fase de final de duas novelas da TVI, no tempo em que a ficção da TVI ainda convencia, ou seja,« A Outra» e «Fascínios».

Depois delas... mais nada!

Claro que o problema de «Podia Acabar o MUndo» foi estrear nessa fase. Se estreasse hoje, com a ficção da TVI como está, a coisa seria diferente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa insistência com o Euro é demais.

Fosse ou não fosse empurrada, os portugueses viam e isso é que interessava.

Se fosse o PAoM a começar na mesma altura que o FdA não reclamavas tu, com certeza.

Ah, e agora questiono uma coisa que me tem feito mossa na cabeça:

Tu [Maria A.] referiste, no tópico de "A Outra" que tinhas visto o episódio piloto da Flor do Mar e que não te tinha prendido. Bom, fiquei a pensar se alguma das novelas transmitidas pela TVI, desde o seu início, te cativara e te prendera, deixando de parte o PAoM que é a novela brilhante de toda a TV portuguesa.

:rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...