Jump to content

O Cubo


prow

Posts Recomendados

O Cubo’ na RTP 1

Jorge Gabriel em concurso de muito aparato tecnológico

Durante 13 semanas o canal público aposta em entretenimento com muitos efeitos especiais na montagem e na edição.

Estreia dia 11 de Abril , na RTP 1, às 21h00, ‘O Cubo’, um concurso onde um concorrente, dentro de um cubo, tem de revelar pontaria, equilíbrio, destreza, memória e perspicácia se quiser ganhar os desafios colocados e um prémio de 30 mil euros.

Para José Fragoso, director de Programas da RTP 1, com ‘O Cubo’ “nasce uma nova geração de conteúdos televisivos de entretenimento. Da captação de imagem, à estética final, tudo é inovador”. No estúdio, o concurso é fotografado por 48 câmaras fotográficas e duas câmaras de filmar de alta velocidade que permitem congelar imagens.

“Com este programa, a RTP vai inovar e cumprir, assim, o serviço público”, explica Jorge Gabriel, que deixou a ‘Praça da Alegria’ para apresentar ‘O Cubo’. Desvenda ainda o apresentador que, durante o concurso, o cubo “ganha vida própria” e “fala, dá ordens, pensa e decide que jogos o concorrente vai fazer”. Os concorrentes ao ‘Cubo’ têm entre 20 e 65 anos e foram seleccionados após um casting.

A PRODUTORA: EFEITO DRAMÁTICO

Para acentuar a atmosfera de dramatismo no decorrer dos jogos, a CBV, produtora de ‘O Cubo’, criou uma banda sonora com centenas de sons. “Os jogos vão tornar-se stressantes e cheios de adrenalina”, promete Vasco Vilarinho, um dos produtores. A edição de ‘O Cubo’ vai ser feita na Grã-Bretanha, de onde é originário o formato.

Espero que o da SIC comece uma hora mais tarde, para que possa ver ambos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estreia no mesmo dia do "Achas Que Sabes Dançar?"?! :puppyeyes: Esta gente...

Apesar de querer ver muito "O Cubo", acho que o programa da SIC tem mais potencial que este. Mas, também, começando às 21:00 em ponto, não deverá coincidir com o "Achas Que Sabes Dançar?". Deverá, sim, coincidir com "Lua Vermelha" (a menos que a SIC abdique da série para ter um bom lade in para a estreia do programa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito bom este programa! Adorei. Diferente do que estamos habituados a ver. Inovador. É pena o resultado, mas já se estava um pouco à espera, dado a concorrência naquele horário.

Ou seja: Domingo, dois programas muito diferentes mas ambos bons. Lá terei que gravar um deles todas as semanas.

Para quem não viu ou para quem pretende rever, aqui está o link:

http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=26112&e_id=&c_id=1&dif=tv&hora=22:15&dia=18-04-2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi no site da RTP e gostei bastante. Foi bem adaptado, e o estúdio está muito bom e semelhante. O cubo é que tem menos tecnologia, no entanto está óptimo também!

Penso que seria um bom programa para as 19:30 diariamente. Eu iria ver com toda a certeza. Com apenas um concorrente, teria menor duração e, quando chegasse ao fim ficávamos com a sensação de querer ver mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A opinião de Fernando Sobral

Concurso sem nada de novo

O novo concurso ‘O Cubo’ diz-se inovador ao apostar fortemente na tecnologia, mas o conteúdo não difere substancialmente de uma série de outras propostas de entretenimento já vistas, revistas e aumentadas.

O mundo dos concursos é um quebra-cabeças, tal como continua a ser o célebre Cubo Mágico de Rubik que levou tantas pessoas ao desespero. Compreende-se que o mundo dos concursos seja uma dor de cabeça para a RTP: o serviço público vive deles como espinha dorsal da sua programação. Se não existissem concursos o que seria a programação do chamado serviço público da actualidade? Não admira por isso que, habituados a baralhar e a dar sempre as mesmas cartas, os responsáveis da RTP tenham ido repescar um dos seus apresentadores que servem para tudo para apresentar um novo jogo. Chama-se ‘O Cubo’ e é a adaptação (como não poderia deixar de ser) de um concurso britânico.

Apresentado como ‘inovador’, fica-se com a dúvida se a inovação não se restringe ao cubo onde estão os concorrentes ser transparente (dentro de uma lógica subliminar de ‘reality show’, onde todos podemos estar a espreitar pela janela, pela fechadura ou pela câmara de televisão) e à parafernália tecnológica utilizada. De resto o concurso joga com a ansiedade dos concorrentes, receosos de perder vidas, e com a bisbilhotice dos espectadores. Não há ali nada de empolgante e que, para lá dos efeitos especiais tecnológicos, traga algo de inovador à televisão. É bem produzido e tecnologicamente impoluto, mas essa é a sua única virtualidade.

‘O Cubo’ é uma versão inocente do ‘Big Brother’: fechados numa caixa, vigiados por todos os lados, os concorrentes têm de controlar os nervos espicaçados até ao limite. E têm de perceber que as ‘ajudas’ são formas de os condicionar ainda mais a cometer erros sucessivos. Depois há Jorge Gabriel, que mantém sempre o mesmo registo, esteja a apresentar concursos ou a entrevistar um qualquer convidado num programa matinal. Já não surpreende. ‘O Cubo’ acaba por ser apenas mais um jogo no canal dos concursos. Vê-se, o público fica entretido, e espera que surja no futuro outra coisa com que ocupar o tempo. Mas chamá-lo ‘inovador’ é apenas areia para os olhos.

Discordo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo por completo do Fernando Sobral. Essa do "Cubo" ser uma versão inocente de "Big Brother" é de partir a rir, o que tem este programa que ver com o BB? Tbm andam à batatada é? Se andam tenho perdido isso pq ainda n vi... Essa do vigiado por todos os lados é engraçada, então se a acção se passa dentro do cubo para onde quer que estejam as câmaras viradas? Para o público? banghead.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vi o programa no sábado pela primeira vez e ADOREI! Não me importava nada que fosse diário em vez do "Super Miúdos"!

Só vi os 2 primeiros programas, depois nunca mais soube quando ia dar. No Sábado não tive em casa, logo não vi. O futebol na RTP tem essa desvantagem, traz irregularidade à grelha e os programas que dão ao fim-de-semana nunca podem ser regulares, saltando entre o Sábado e Domingo. Mas acho o Sábado mais benéfico para o programa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Este programa acabou no passado Domingo, o Jorge no final disse "Foram 13 semanas" e depois deixou o habitual apelo à participação. Hoje fui ao site da RTP ver a programação e para Domingo o programa já lá não está. Agora fica no ar a pergunta: Haverá ou não nova temporada? Eu gostava que houvesse!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este programa acabou no passado Domingo, o Jorge no final disse "Foram 13 semanas" e depois deixou o habitual apelo à participação. Hoje fui ao site da RTP ver a programação e para Domingo o programa já lá não está. Agora fica no ar a pergunta: Haverá ou não nova temporada? Eu gostava que houvesse!

O programa já terminou?? =( Eu gostava tanto de o ver!!

Espero que façam nova temporada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este programa acabou no passado Domingo, o Jorge no final disse "Foram 13 semanas" e depois deixou o habitual apelo à participação. Hoje fui ao site da RTP ver a programação e para Domingo o programa já lá não está. Agora fica no ar a pergunta: Haverá ou não nova temporada? Eu gostava que houvesse!

Esta série era de 13 programas, não deve voltar.... com aquelas audiências não volta mesmo. :\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...