Jump to content

Notícias em 2ª Mão


João

Posts Recomendados

Ahah! Aqui estou de acordo contigo! Nada como não perder a estreia na Terça para avaliar melhor, mas pelo menos foge à rotina do que há actualmente no HN em sinal aberto; e eles parece-me terem-se esforçado por fazer um bom programa.

Totalmente de acordo! :headbang:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 114
  • Criado
  • Última Resposta

Adorei! :clapping_mini: Bem melhor do que o que eu estava à espera! :laugh_mini:

Afinal, o cenário até é porreiro. Parecia mesmo algo pobre na onda do "'Tá a Gravar!", mas afinal não.

O público em estúdio faz mesmo diferença. Ainda bem que lá estão a rir, a assobiar, a manifestar-se.

Nem se dá pelo tempo a passar. O programa é rápido, consiso, directo, sem grandes ladainhas. Gostei do sketchs da mulher do 'Jardim Zoológico', daquele da Face Oculta e do "Pingo Azedo" (este último foi genial! :rofl_mini: ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o programa, muito bom! Só espero que consiga manter o nível de qualidade e que haja assunto para eles satirizarem.

Chorei de rir como há muito não acontecia com um programa de TV com o sketch do Luís Represas a cantar o Hai Tiiiii. :rofl_mini:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o programa, muito bom! Só espero que consiga manter o nível de qualidade e que haja assunto para eles satirizarem.

Chorei de rir como há muito não acontecia com um programa de TV com o sketch do Luís Represas a cantar o Hai Tiiiii. :rofl_mini:

Eu também. E chorei a rir com o "cuidado com o Bruno Alves"...

Espero pelo próximo para ver se mantém a qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco Horácio e Eduardo Madeira: "Os portugueses conseguem rir de tudo, menos de si próprios"

Eduardo Madeira e Marco Horácio são as estrelas do novo programa de humor da SIC, "Notícias em 2ª Mão", que estreia na próxima terça-feira dia 23 e passará todos os dias depois do "Jornal da Noite". O espaço promete ser uma revisão humorística, crítica e incómoda da actualidade. O Expresso falou com os dois humoristas.

"Notícias em 2ª Mão" é um programa anunciado como sucessor de "Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios". Um humor marcado pela actualidade, feito num formato diário, é arriscado?

Marco Horácio (M.H.) - Não concordo. São projectos completamente diferentes, como o público irá perceber. É claro que tem uma componente muito grande de actualidade, mas isso também tinha o "Levanta-te e Ri" e tem os "Contemporâneos". Se é arriscado? Quando se quer elevar o patamar, como nós queremos fazer neste programa, é claro que é arriscado, mas o produto final fica com mais qualidade e quem ganha é o público. E eu nunca tive medo do risco e de me envolver até emocionalmente com o que faço. Sou exigente e tenho a perfeita noção de que a televisão deve ser feita para as pessoas e não para o nosso ego. É isso que tento fazer.

Eduardo Madeira (E.M.) - Sim, é muito arriscado, por vários motivos. Primeiro, porque o Gato o fez no mesmo canal e com assinalável sucesso. Segundo, porque queremos não só agradar como também inovar. Não queremos apenas fazer um late night show, como o do Connan ou do Leno ou um daily show à la Jon Stewart. Gostávamos de tentar fazer "something completely different", como diria John Cleese. Algo moderno, mas ao mesmo tempo profundamente português. Não sabemos se vamos conseguir, mas assumimos desde já o compromisso de que vamos dar o tudo por tudo a tentá-lo (esta parte do compromisso já demonstra alguma influência do discurso dos políticos no tom das nossas respostas).

O programa assume-se como um olhar crítico, satírico, inconveniente, tendo Portugal e os portugueses como os visados. Somos sempre muito criticáveis? E menos críticos?

M.H. - Temos, como povo, uma grande capacidade de rir de tudo... menos de nós próprios. É algo que tem vindo a melhorar. Acho que o humor tem de ter um papel crítico na vida dos portugueses - e não só lúdico. Temos um dever social como humoristas. A crítica e o humor aliados formam uma grande arma e deve ser usada para despertar mentalidades e alertar para situações de injustiça ou simples estupidez humana. Acho que todos nós somos criticáveis, há pessoas que lidam melhor que outros com a crítica. Eu, como aceito qualquer tipo de crítica mesmo sendo disparatada, parto do princípio que as pessoas também o fazem. E o 25 de Abril já aconteceu em Portugal... ou não?

E.M. - Somos muito criticáveis, bastante críticos, mas normalmente pouco receptivos às críticas. O português diz mal de tudo e de todos, até de si próprio, mas se for um vizinho ou um estrangeiro a criticar ou a dizer exactamente o mesmo que já dissemos do nosso país a coisa azeda logo. Basta imaginar o que aconteceria se um qualquer Lord Byron da vida se tivesse posto alguma vez a analisar as idiossincrasiazinhas de Portugal e dos portugueses, como fez, por exemplo, e tão bem, o Eça de Queirós. Não só era corrido à bengalada do país naquela época, como hoje ainda era um proscrito.

Prometem incomodar muita gente, surgem logo a seguir ao telejornal e vêm comentar notícias. Querem ser um problema?

M.H. - Mais do que um problema, gostava de ser uma solução. No sentido de entreter e divertir as pessoas neste tempo de crise. Além disso, gosto de pensar que falamos por muitas pessoas que estão em casa a ver-nos. A ver se é desta que tenho direito a algum processo. No humor, não deve haver intocáveis, por isso é que se chama humor... Se as pessoas levam a mal é porque há um fundo de verdade no que dizemos.

E.M. - O pessoal que dá notícias em primeira mão já parece estar com problemas para o fazer livremente. Por isso, ao darmos as notícias em segunda mão, ainda devemos ter mais. Sempre ouvi dizer que as coisas em segunda mão dão mais problemas. Em todo o caso, mesmo não sendo nós jornalistas, estamos definitivamente do mesmo lado da barricada. O humorista, tal como jornalista, serve para dar a conhecer a verdade dos factos doa a quem doer. A diferença é que a maneira como o humorista o faz normalmente predispõe mais para o riso. Mas isso é só normalmente. Também há jornalistas que nos fazem rir.

Estão ambos de acordo sobre o que é um "humor inteligente e popular", como o programa promete fazer?

E.M. - O mais complicado é ser popular sem resvalar para o popularucho. Estamos num país onde o cantor que mais vende é o Tony Carreira e o que mais se vê em televisão são as novelas (algo só comparável a uma América do Sul). Ou seja, somos até certo ponto o México da Europa, até mesmo no que toca ao uso de bigode. Temos de saber lidar com isso, usando isso. E ter audiência pelo meio. Normalmente, as melhores coisas de humor feitas em Portugal não são grandes sucessos de audiência. Por isso a missão pode parecer impossível, mas os Gato Fedorento conseguiram fazê-lo. Nós vamos tentar o mesmo, nem que para isso tenhamos de pôr os telefones do Ricardo e companhia sob escuta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabou de passar uma promo (por sinal, boa!) ao programa e, no fim, disseram que ia dar "hoje, a seguir ao 'Jornal da Noite'"!!! :puppyeyes: Mas andam a dormir, na SIC?! Hoje não dá...

Por sinal, o programa está a subir, em comparação à estreia. Na sexta-feira bateu o seu recorde, depois de na quarta ter descido em relação à estreia no dia anterior (também, deu contra ao futebol).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém pode fazer um balanço das audiências? Como têm sido? Não tenho acompanhado...

Só por ser para ti, e teres estado muito ocupado, toma lá uma análise completa:

Dia 23 - Terça - 9.0r 22.6s top9

Dia 24 - Quarta - 9.9r 23.9s top7

Dia 26 - Sexta - 10.5r 26.3s top8

Dia 3 - Quarta - 10.0r 26.3s top6 (programa mais visto do dia da SIC)

Dia 4 - Quinta - 9.5r 23.0s top9

Dia 5 - Sexta - 8.1r 22.0s top9

Depois tens a análise à primeira semana no site da Marktest:

noticiasAUD.gif

Podes ler a restante análise aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu tenho todos os episódios gravados para ver... Àquelas horas não consigo mesmo... Apenas vi uns minutos finais na primeira sexta-feira depois de estrear, e ontem a repetição desse mesmo episódio, do qual ainda vi menos (igualmente na parte final) na SIC Radical.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na SIC Radical, prow?! O programa passa na SIC Radical? Não sabia...

Sim, eu por acaso a fazer zapping também apanhei isto na SIC Radical. Acho que até foi logo na semana de estreia e era tipo 3 episódios seguidos durante uma hora.

Entretanto, há mais de uma semana que não vejo o programa. Também nunca sei quando dá e quando não dá... por exemplo, hoje que me lembrei, não deu... é muito irregular!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...