Jump to content

Santos Populares


Diana

Posts Recomendados

O S. António no Porto ? ... estás enganado!

Nunca houve qualquer tipo de celebração na cidade a este santo. Aliás, quando é o S. António, ainda nem as ruas do Porto estão decoradas, fará haver festas.

Isso é de Lisboa e mais nada xD

Não é só de Lisboa. Mas sim, não é, certamente, do Porto. LOL

Tal como aqui na capital também não há festas joaninas, embora este ano, como calha a um fim de semana e é uma festa de borla, é capaz de haver arraiais! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada cidade com a sua festa e com o seu santo :cool:

Há cidades cujo feriado municipal nada tem a ver com santos e é noutras alturas do ano. Aliás, a maioria é assim. Os grandes santos são mesmo o António e o João. Depois há o Pedro, mas esse é o mais fraquinho. Deve ter chegado atrasado ao casting de santos.

Na realidade há só duas grandes festas relativas aos santos: Noite de Santo António em Lisboa e S. João na invicta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há cidades cujo feriado municipal nada tem a ver com santos e é noutras alturas do ano. Aliás, a maioria é assim.

Eu só estou mesmo a falar dos populares.

Os grandes santos são mesmo o António e o João. Depois há o Pedro, mas esse é o mais fraquinho. Deve ter chegado atrasado ao casting de santos.

Na realidade há só duas grandes festas relativas aos santos: Noite de Santo António em Lisboa e S. João na invicta.

O São Pedro é festejado na Afurada e na Póvoa de Varzim, mas são festas mais pequenas e passam mais despercebidas.

Também acho que ele chegou atrasado :laugh:

Eu acho o S.João uma festa maior a muitos níveis, se bem que é "quase" a mesma coisa que o S. António, mas pronto. São os maiores santos populares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho o S.João uma festa maior a muitos níveis

Íamos ficar aqui dias a discutir isto, cada um a defender a sua dama. Lol. E depois não comiamos, não estudávamos e era uma desgraça porque nunca chegaríamos a nenhuma conclusão. Vamos ficar com a versão 'são duas grandes festas, cada uma no seu género e que metem o S. Pedro num chinelo'.

E pronto... a falar tanto mal do Pedro, amanhã chove :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes como é, eu não gosto de Lisboa nem pintada de ouro, daí ser de pé atrás :ph34r:

Chove ?, onde ?

At-ao o S. Pedro n é o patrono do tempo (meteorologia)? Ainda me manda uma carga de água.

Quanto a não gostares de Lisboa, isso vai com o tempo. Também detestava o Porto e até fiquei fã numa ida relâmpago aí. Tens que dar o benefício da dúvida.

Ah e pintada de ouro tb não. Dourado é eighties!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a não gostares de Lisboa, isso vai com o tempo. Também detestava o Porto e até fiquei fã numa ida relâmpago aí. Tens que dar o benefício da dúvida.

Ah e pintada de ouro tb não. Dourado é eighties!

Acho que não, desde pequeno que não gosto de Lisboa. Tenho 18 anos, e continuo a não gostar. Não é por causa do Benfica ou de clubismos, isso não me diz nada, simplesmente é uma cidade que não gosto mesmo!

É normal teres gostado do Porto. É uma cidade belíssima, com grandes recantos, antiga, com gentes muito simpáticas e que sabem receber como ninguém quem vem de fora. Tudo no Porto é único e fica na memória de quem lá passa, a começar pela fantástica pronúncia :D

Mas pronto, são outras conversas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Mais uma vez a RTP1 este ano vai assumir as transmissões das Festas Populares de Lisboa, alusivas ao Santo António, santo padroeiro da cidade. Casamentos de S. António ao longo do dia e o desfile das Marchas Populares, são as principais emissões que a RTP vai transmitir.

 

Nos anos anteriores as duplas ao comando dos casamentos e das marchas não eram as mesmas, mas este ano Tânia Ribas de Oliveira e João Baião vão conduzir toda emissão especial dos casamentos ao longo do dia, e à noite o desfile das 22 Marchas Populares pela Avenida da Liberdade. Uma transmissão para acompanhar a 12 de Junho entre as 10h da manhã e as 02h da madrugada.

 

RTP1 já escolheu apresentadores das Marchas Populares

Editado por Rodolfo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a ser irónico não ? normalmente estas transmissões nunca fazem nada de especial a nível audiométrico. Já lá vão os tempos em que as Marchas ficavam no TOP5 das audiências (quando eram transmitidas pela TVI). No momento em que passaram para a RTP e nos 2 anos seguintes para a SIC, a audiências caíram imenso. Não foi pelos canais em si, mas pelo desinteresse do público neste tipo de romaria.

Editado por Rodolfo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas sobe o horario da RTP1 em 10 % shr e bastante  :)

 

Sem dúvida, e no ano anterior houve uma subida a nível de espectadores face aos anos anteriores, só que registou o pior share.

Só não concordo é com a Tânia e o João à frente dos Casamentos e das Marchas, mas pronto. Normalmente todo o núcleo de apresentadores da RTP se mobilizava para estas transmissões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida, e no ano anterior houve uma subida a nível de espectadores face aos anos anteriores, só que registou o pior share.

Só não concordo é com a Tânia e o João à frente dos Casamentos e das Marchas, mas pronto. Normalmente todo o núcleo de apresentadores da RTP se mobilizava para estas transmissões.

RTP1 go go  :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação as audiências das marchas, no ano passado fizeram baixar a concorrência. E inclusive liderou face as ultimas novelas da noite da conocrrencia, se não estou errado. 

 

Apresentadores: porque não meter Jorge Gabriel e Sonia Araújo? 

Editado por DavidJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas pessoalmente prefiro as Marchas de S. João do que às de Santo António!! Independentemente, para mim, são as melhores festas que se podem festejar em Portugal !! Tradição acima de tudo 

 

São João nem tem marchas, isso é mais do S. António, mas sem dúvida que a noite de S. João no Porto é algo diferente e único, e penso que como santo popular é mesmo o maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...