Diretrizes

As regras que se seguem são aplicáveis a todos os foristas, sem exceção.   1. Cuidados a ter na criação de novos tópicos: [a] Usar pesquisa do fórum para ver se não existe nenhum tópico com o mesmo conteúdo; Assegurar que o conteúdo do tópico se adequa à secção onde pretende publicar o mesmo; [c] Usar um título que se adeqúe ao conteúdo do tópico, tendo o cuidado de garantir que o mesmo não contém erros, caso contrário poderá ser substancialmente mais difícil encontra-lo usando a Pesquisa do fórum.   2. Cuidados a ter na publicação de posts: [a] Deve estar ciente que todos os utilizadores têm o direito de exprimir livremente os seus gostos, ideias e opiniões, desde que as mesmas não infrinjam as regras aqui presentes nem interfiram com a liberdade dos restantes utilizadores nem com o bom ambiente no fórum; Deve estar consciente que o conteúdo é público e, como tal, deverá ter o cuidado de não manter conversas pessoais no fórum. Nestes casos aconselhamos o uso do chat ou sistema de Mensagens Privadas; [c] Cada tópico tem um tema e, deste modo, deve evitar o surgimento de offtopic. A definição de offtopic tem a ver com um conteúdo que nada tem a ver com o tópico (e.g. estar a falar do programa y no tópico de x, a não ser que para fins comparativos faça sentido); mas também está relacionado com a utilização excessiva de smiles ou one liners (i.e. posts só com uma linha); [d] Antes de publicar um post, tenha a consciência que o fórum não é um chat, sendo, portanto valorizada a articulação das opiniões de forma objetiva, coerente e que promova o debate de ideias; [e] Esteja ciente que não serão tolerados quaisquer tipos de provocações gratuitas ou ofensas, que de alguma forma possam afetar o bom ambiente no fórum, no presente ou no futuro; [f] É expressamente proibida qualquer mensagem que implícita ou explicitamente contenha ou faça referência a: Pornografia, Pirataria, Potenciais discussões inflamatórias que representem qualquer forma de descriminação, Difamação, calúnia ou ofensas a qualquer membro do fórum e/ou a terceiros, Linguagem imprópria, Spam; [g] Use de forma moderada o Caps Lock, tamanhos de letra diversificados ou mesmo cores, que de alguma forma possam ser pouco agradáveis para os leitores; [h] Não serão toleradas qualquer tipo de discussões ou provocações que resultem da ação da equipa de moderação do fórum. As dúvidas que possam subsistir devem ser endereçadas por PM a qualquer elemento da equipa.   3. Restrições: [a] É expressamente proibida a divulgação de outros projetos, assim como a publicidade a terceiros, sem a autorização prévia dos administradores. Como consequência o tópico ou post será apagado e o membro em questão será notificado. Deverá pedir autorização aos administradores no que toca a assuntos de divulgação; O número de registos por pessoa está limitado a um. A criação de múltiplas contas no fórum, tem como consequência a eliminação das contas, bem como o ban definitivo do fórum; [c] Não é permitido ter assinaturas cujas imagem(ns) ou texto(s) excedam os 200px de altura e os 700px de largura; [d] É expressamente proibida a utilização no nick do fórum de siglas associadas a canais de televisão, tais como RTP, RTP1, RTP 2, SIC, TVI, e também nomes que contenham apenas sinais de pontuação e/ou números.   4. Sistema de Alertas e Punições: [a] Objetivo: O sistema de alertas implementado no fórum visa servir de aviso aos foristas em função das suas ações no fórum, no sentido de contribuir para melhorar o ambiente. Como funciona? Os alertas podem ser dados apenas por elementos da Equipa de Moderação do fórum A Televisão. Estes são dados em função das regras mencionadas acima. Consoante a gravidade da ação, o forista em causa recebe x pontos de alerta, os quais têm associada uma penalização que pode chegar à suspensão definitiva. [c] Alertas: alerta2_zps258a1b7e.pngpontosalerta_zps8ee4ddc3.png

 

[d] Punições: Quando um forista somar os seguintes pontos de alerta, terá as penalizações em conformidade:  

 

5. Sistema de Denúncias e Troll/Spam [a] O Fórum A Televisão inclui um sistema de Moderação da Comunidade. É nosso entender que são os foristas que devem ter um papel ativo não só na precaução de possíveis situações em que as regras mencionadas acima sejam infringidas, mas também na identificação das infrações reais. Por essa razão, encontra-se em funcionamento o sistema de denúncias, em que pedimos a cada forista que esteja atento e reporte situações que considere que de alguma forma estão a violar estar regras. A Equipa de Moderação procurará agir em conformidade com a maior brevidade possível.   Existe ainda o sistema de Troll/Spam que deve ser usado em casos mais gravosos. Está acessível a todos os foristas e a notificação de Troll/Spam por parte de mais do que um forista faz com que o post em questão seja ocultado automaticamente, garantindo assim que o fórum e o seu ambiente, não é prejudicado por este tipo de posts. Importa frisar que a utilização indevida desde sistema de Troll/Spam levará a penalizações, conforme descrito acima.   [c] Quando devo usar um ou outro sistema? O sistema de denúncias deve ser usado caso sinta que está a ser ofendido ou há algum post que poderá estar a desrespeitar as regras. O sistema de Troll/Spam deve ser utilizado em casos de boots, de foristas cujos posts nada têm a ver com o site (publicação de imagens desadequadas), como já aconteceu no passado. Aqui, a responsabilidade está do lado de todos os foristas – zelar pela limpeza do fórum aTV.   Em ambos os casos, basta carregar nos botões de «denúncia» ou «troll/spam».   Contamos convosco para manter o fórum saudável. Interessante e dinâmico.