Jump to content

Regras da Comunidade

As regras que se seguem são aplicadas a todos os membros do fórum, sem exceção. Para além de regras, constam aqui procedimentos que tanto membros, como moderadores e administradores, devem seguir e guiar-se nas mais diversas situações. Este conjunto de regras e procedimentos, bem como as respetivas punições pela não aplicação dos mesmos, terá efeito imediato.

1. TÓPICOS

1.1.  Informações Gerais e Divisão de Tópicos de Entretenimento

a) Caso seja preciso, deve usar a pesquisa do fórum para ver se não existe nenhum tópico com o mesmo conteúdo ou com conteúdos semelhantes que anulem a criação de um outro tópico para esse efeito. Deve também assegurar-se que o conteúdo do tópico se adequa à secção onde pretende publicar o mesmo. O título deve ser adequado ao conteúdo do tópico, não devendo conter erros ortográficos que dificultem a sua pesquisa.

b) Serão divididos por edição os tópicos de formatos de grande entretenimento transmitidos ao domingo à noite ou tópicos de entretenimento anuais (como, por exemplo, o Festival Eurovisão da Canção).

c) Para evitar a divisão de todos os programas na alínea a), é estabelecido um limite mínimo de 150 páginas. A partir do momento em que esse limite é atingido, novas edições deverão ser criadas em novos tópicos; se esse limite não for ultrapassado, devem continuar a comentar o programa no tópico já existente. Se verificarem que o tópico se encontra, por exemplo, muito perto de atingir as 150 páginas e considerem que é certo que as atinja com uma nova edição, podem criar um novo tópico mesmo que esse limite ainda não tenha sido ultrapassado.

d) Excluem-se destas divisões os spin-off ou emissões especiais desses programas.

e) Rumores de novas edições, em tópicos que não têm mais que uma edição, mas já ultrapassaram o limite ou em tópicos que já foram divididos, devem ser feitos criando um novo tópico. Se esses rumores eventualmente forem falsos, o tópico será apagado.

f) A alteração, de forma propositada, do layout inicial em tópicos já divididos, corresponde a uma situação grave e, como tal, punida com pontos de aviso. De igual forma, a publicação constante de posts de outras edições num tópico que não é a edição correspondente é considerado off-topic (OT) e punido como tal.

1.2.  Nomenclatura

a) Para evitar nomenclaturas diferentes em diversos subfóruns, a nomenclatura geral a utilizar no fórum deverá seguir este padrão, presente nas alíneas seguintes.

b) Os títulos deverão ter todas as palavras iniciadas com letra maiúscula, exceto palavras como “a”, “de”, “e”, ou outros exemplos que possam ser considerados como exceção.

c) Uso de barras verticais ( | ) em vez de barras normais ( / ) quando se tratam de programas diferentes ou canais diferentes, com um espaço antes e depois da utilização do caracter (por exemplo, RTP Açores | RTP Madeira ou The Voice Brasil | The Voice Kids).

d) Uso de parêntesis retos ( [ ] ) caso sejam necessários para acrescentar algo ao título do tópico.

e) A nomenclatura específica a utilizar nos subfóruns da RTP1, RTP2, SIC e TVI deverá ser a seguinte:

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA OU REGRESSO APENAS TEM ANO DEFINIDO:
… [estreia/regressa em 2021]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia ou regresso em [ano de estreia]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA ESTÁ MARCADA PARA UM MÊS DEFINIDO DO ANO:
… [estreia em novembro]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em [mês de estreia, de acordo com o novo acordo ortográfico]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA TEM DIA MARCADO:
… [estreia dia 8 de novembro]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia dia [dia e mês de estreia, de acordo com o novo acordo ortográfico]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA SEM DATA DE ESTREIA DEFINIDA:
… [brevemente]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “brevemente”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA COM TEMPORADAS:
… [T2]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “T [número da temporada]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA EM REPETIÇÃO:
… ®
Título, seguido do símbolo ®

f) A nomenclatura específica a utilizar no subfórum da TV Brasileira deverá ser a seguinte:

•    CANAL QUE NÃO ESTEJA NO SUBFÓRUM DA GLOBO OU DA RECORD TV:
… [… | SBT] ou … [SBT]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em…”, “estreia dia…” ou “brevemente” | nome do canal
OU título, seguido de parêntesis retos a dizer [nome do canal]

•    TÓPICO GERAL:
… [tópico geral]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “tópico geral”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA APENAS TEM ANO DEFINIDO:
… [estreia em 2021 | …]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em [ano de estreia] | [nome do canal]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA ESTÁ MARCADA PARA UM MÊS DEFINIDO DO ANO ATUAL:
… [estreia em novembro | …]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em [mês de estreia, de acordo com o novo acordo ortográfico] | [nome do canal]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA TEM DIA MARCADO:
… [estreia dia 8 de novembro | …]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia dia [dia e mês de estreia, de acordo com o novo acordo ortográfico] | [nome do canal]”

g) A nomenclatura específica a utilizar no subfórum de séries e nos grupos deverá ser a seguinte:

•    CANAL:
… [ABC] ou … [ABC/Freeform]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer [nome do canal]
OU título, seguido de parêntesis retos a dizer [nome do canal/nome do outro canal], em casos onde há uma parceria entre canais

h) A nomenclatura específica a utilizar no subfórum de audiências deverá ser a seguinte:

•    PORTUGAL:
Audiências de sexta-feira [05/01/2021]
Audiências de [dia da semana], seguido de parêntesis retos a dizer “dia/mês/ano”

•    BRASIL:
Audiências de sexta-feira [05/01/2021 | São Paulo]
Audiências de [dia da semana], seguido de parêntesis retos a dizer “dia/mês/ano | São Paulo”

•    ESTADOS UNIDOS:
Audiências de sexta-feira [05/01/2021]
Audiências de [dia da semana], seguido de parêntesis retos a dizer “dia/mês/ano”

i) Informações adicionais como o mês ou ano de estreia não deverão constar nos títulos de tópico que não se incluam nos subfóruns dos canais generalistas e nos subfóruns da Globo ou Record TV.

j) Ao criar-se um tópico no subfórum de séries, este deverá conter sempre, caso exista, a sinopse (em português) da série em questão. Caso essa sinopse ainda não exista, deverão constar informações suficientes para que outros membros percebam do que se trata o tópico.

1.3. Arquivamento

a) Tópicos de novelas, séries ou programas nos subfóruns de canais irão para o arquivo três dias após o término desses mesmos formatos.

b) Projetos de ficção e subfóruns de concursos irão para o arquivo cinco dias após o término dos mesmos.

c) Na eventualidade dos tópicos manterem-se no subfórum principal e não no arquivo após o prazo, qualquer membro poderá alertar um moderador denunciando o post inicial e escrever que o tópico é para ser arquivado ou criar um post a mencionar um ou mais moderadores para este ser arquivado. Esse post será depois apagado uma vez estando o tópico no arquivo.

2. POSTS

a) Deve estar ciente que todos os utilizadores têm o direito de exprimir livremente os seus gostos, ideias e opiniões, desde que as mesmas não infrinjam as regras aqui presentes, nem interfiram com a liberdade dos restantes utilizadores ou com o bom ambiente no fórum.

b) Deve estar consciente que o conteúdo é público e, como tal, deverá ter o cuidado de não manter conversas pessoais no fórum. É sempre aconselhável o uso do sistema de mensagens privadas para esse efeito.

c) Cada tópico tem um tema e, deste modo, deve evitar o surgimento de off-Topic (OT). O OT é permitido se este não se prolongar de forma regular e continuadamente. Considera-se OT a existência de conversas contínuas num tópico sobre situações hipotéticas ou posts constantes que desviem o tema central do tópico para outro alheio ao tópico. Nestes casos, os grupos podem, por vezes, ser utilizados para evitar que haja OT nos tópicos principais.

d) Antes de publicar um post, tenha a consciência que o fórum não é um chat, sendo valorizada a articulação das opiniões de forma objetiva, coerente e que promova o debate de ideias.

e) Esteja ciente que não serão tolerados quaisquer tipos de provocações ou ofensas a qualquer membro do fórum e/ou a terceiros, que de alguma forma possam afetar o bom ambiente no fórum, no presente ou no futuro.

f) É proibida a utilização de assinaturas ou avatares com os logotipos ou slogans de canais de televisão generalistas. A sua contínua utilização será considerada como comportamento impróprio e punida como tal.

g) O uso de assinaturas pode ser suspenso por tempo indeterminado sempre que se verifique um uso inadequado de forma constante.

3. CONTAS

a) O número de registos por pessoa está limitado a um. A criação de múltiplas contas no fórum tem como consequência a eliminação das contas, bem como a saída definitiva do fórum. Qualquer conta criada posteriormente a um membro ser banido será igualmente banida.

b) As contas criadas unicamente para fazer spam (bots) serão banidas. Nestas incluem-se contas cuja intenção é a publicação do mesmo conteúdo em diversos tópicos ou a criação de vários tópicos cuja necessidade é nula ou fora do contexto.

c) Em caso de alguém permitir o uso da conta a membros suspensos e/ou banidos, sem autorização prévia da moderação/administração, sob qualquer circunstância, a conta do membro em questão será igualmente banida.

d) Contas banidas deixam de poder visualizar tópicos e subfóruns ou de aceder a qualquer outra funcionalidade presente no fórum.

e) Se, por algum motivo, um membro é obrigado a criar uma nova conta, esse membro deverá contactar, assim que possível, via mensagem privada, um membro da moderação/administração (preferencialmente coloque mais que um membro da equipa na mensagem privada) para explicar a situação. A não notificação da situação levará a que ambas as contas sejam banidas.

f) É dever de um membro notificar um moderador ou administrador acerca de contas criadas há anos e das quais ainda se lembra, ou de outros contextos como graus de parentesco próximos a utilizarem o mesmo IP, para evitar situações incómodas como a suspensão definitiva da conta ou contas visada/s.

g) É proibida a utilização no nickname (nome da conta) do fórum de siglas associadas a canais de televisão (tais como RTP, RTP1, RTP2, SIC, TVI, entre outros…) e também nomes que contenham apenas sinais de pontuação e/ou números.

4. SISTEMA DE ALERTAS, PUNIÇÕES E DENÚNCIAS

4.1. Considerações e Situações Gerais sobre Pontos de Aviso

a) O sistema de pontos de aviso implementado no fórum visa servir de aviso aos membros do fórum em função das suas ações no fórum, no sentido de contribuir para melhorar o ambiente.

b) Não serão utilizados primeiros avisos para os casos de linguagem imprópria, uma vez que há uma demonstração clara de mau comportamento para com um outro membro do fórum.

c) Caso um membro tenha recebido pontos de aviso com o motivo “Situação Não Grave” ou “Situação Grave”, o moderador ou administrador deve especificar qual o caso dessa mesma situação, utilizando o ponto 4.2. como guia. O mesmo se aplica aos primeiros avisos.

d) Caso um membro se inscrever num concurso e não participar em nenhuma atividade deste ou falhar em atividades integrais para o funcionamento do concurso, mesmo após aviso do organizador, considera-se esse comportamento como uma situação não grave, punida sempre com um ponto de aviso. Se essa situação voltar a acontecer, num outro concurso, esse membro será punido com três pontos de aviso, o correspondente a uma situação grave.

e) Após 12 meses, membros que levaram apenas um ponto de aviso por uma situação não grave podem pedir a um membro da equipa que retire esse ponto de aviso. A sugestão será analisada e só será aceite caso o membro em questão não tenha estado envolvido em nenhum outro caso em que tenha levado, ou um aviso, ou outros pontos de aviso pela mesma ou outras situações, e que tenha também melhorado o seu comportamento de forma clara. Uma vez aceite, o ponto de aviso em questão será removido do sistema.

f) Para aqueles que estiveram envolvidos em situações graves, à exceção daqueles que envolvem linguagem imprópria, poderão pedir a um membro da equipa para analisar o vosso caso 18 meses após terem recebido os pontos de aviso.

g) Caso haja algum esquecimento por parte da equipa a remover pontos de aviso, cada membro pode pedir para que esses pontos sejam revistos e, se possível, eliminados.

4.2. Sistema de Pontos de Aviso

a) O sistema de pontos de aviso está divido em primeiros e segundos avisos. Os primeiros avisos serão dados quando um moderador viu a mesma situação acontecer mais que uma vez e/ou recebeu mais que uma denúncia acerca de um comentário ou uma situação semelhante relacionada com um só membro. Após esse primeiro aviso, basta a mesma situação repetir-se mais uma vez para a equipa poder passar para os segundos avisos, utilizando a escala presente na alínea c).

b) O sistema de pontos de aviso é composto por uma escala que vai de 0 a 10 pontos de aviso. Uma vez atingido esse limite, o membro em questão é banido do fórum.

c) O sistema de pontos de aviso é o seguinte:

Primeiros Avisos:
0 Pontos – primeiro aviso sobre uma situação específica não grave
1 Ponto – primeiro aviso sobre uma situação específica grave

Segundos Avisos:
1 Ponto – OT/Spam
1 Ponto – Outra situação não grave
2 pontos – Situação não grave pela 3ª vez
2 Pontos – Comportamento Impróprio
3 Pontos – Linguagem Imprópria
3 Pontos – Outra situação grave
4 Pontos – Situação grave pela 3ª vez ou mais
4 Pontos – Situação não grave pela 4ª vez ou mais

d) Consideram-se as seguintes situações como situações não graves: OT; spam; uso inadequado de caps lock; uso abusivo do sistema de menções; tamanhos de letra diversificados ou mesmo cores, que de alguma forma possam ser pouco agradáveis para os leitores; assinaturas e/ou avatares desadequados; divulgação de projetos alheios ao “A Televisão” ou publicidade a terceiros sem o consentimento prévio da administração do fórum; posts que contenham unicamente um emoticon ou um gif, salvo exceções presentes no ponto 5.1., alínea b); alteração do nome dos tópicos sem consentimento da moderação; uso dos tópicos das novelas, séries e/ou outros programas para comentar o programa em direto, em vez dos tópicos “RTP1/RTP2/SIC/TVI em Direto”; contínua nomenclatura errada nos tópicos, mesmo após aviso da equipa; utilização imprópria dos subfóruns; e/ou outras situações que a equipa do fórum considere justificáveis.

e) Consideram-se as seguintes situações como situações graves: criação de discussões; demonstração de qualquer tipo de fanatismos que resultem em provocações; publicação de pornografia ou pirataria; calúnias e/ou difamações claras a alguém; discriminação clara para com um membro; e/ou outras situações que a equipa do fórum considere justificáveis.

f) Consideram-se as seguintes situações como comportamento impróprio: criação de discussões, fanatismos, provocações e/ou tentativas de provocar através de posts que servem como indiretas a um ou vários membros; uso inadequado de reações que provoque desconforto em um ou vários membros; comportamento desadequado e que causa mau ambiente dentro do fórum; e/ou outras situações que a equipa do fórum considere justificáveis.

g) Consideram-se as seguintes situações como linguagem imprópria: insultos claros a um membro da moderação, administração e/ou a outros membros; utilização de linguagem extremamente ofensiva a membros do fórum, da equipa ou mesmo a personalidades que a este não pertencem; e/ou outras situações que a equipa do fórum considere justificáveis.

4.3. Suspensões

a) O uso de suspensões tem como base a seguinte escala:

1 ponto de aviso – Sem punição
2-3 pontos de aviso – 1 dia
4-5 pontos de aviso – 3 dias
6-7 pontos de aviso – 5 dias
8-9 pontos de aviso – 7 dias
10 pontos de aviso – Banido

b) Em caso de segunda ou mais incidências (excluindo os avisos) nos casos não graves e graves, a punição pode ser aumentada para um mínimo de uma semana a um máximo de um mês.

c) Durante suspensões alargadas, um membro pode ser transferido para os Inativos, perdendo acesso ao uso das seguintes funcionalidades: publicar atualizações de estado; usar assinaturas; mudar informação de perfil; usar reações; ou de editar posts.

d) Um membro deverá ser sempre notificado, através do sistema de pontos de aviso, com a razão pelo qual foi suspenso. Caso contrário, deverá falar com outra pessoa da equipa para analisar a situação.

4.4. Denúncias

a) O fórum inclui um sistema que permite membros do fórum denunciar conteúdo feito por outros membros que considerem que esteja a violar a regras do fórum.

b) O uso do sistema de denúncias deve ser usado com moderação. O seu uso indevido ou a insistência em denunciar um post que a equipa já analisou e não considerou que quebrasse as regras levará à suspensão temporária do uso de denúncias.

c) Para denunciar um post é necessário clicar no ícone das reticências (…), seguido de “Denunciar”. Poderá depois escolher um dos motivos pelo qual o conteúdo necessita de ser revisto ou, caso necessário, escrever uma razão mais detalhada. A equipa procurará agir em conformidade o mais rápido possível.

d) Poderá contactar a equipa via mensagem privada para obter informações sobre denúncias que fez.

5. GIFS, EMOTICONS E SISTEMA DE REAÇÕES

5.1. Considerações Gerais

a) Posts que contenham apenas um gif são permitidos desde que estes sejam publicados pelos próprios canais em redes sociais ou no site oficial e estejam totalmente relacionados com o tópico em que irão ser publicados.

b) Caso isso não se verifique, todo e qualquer post que contenha unicamente um gif, seja como resposta a um membro, seja como post em si, é considerado OT e posteriormente apagado. Em tópicos como o “Cantinho do Off-Topic” ou nos subfóruns de concursos e ficção, posts que contenham apenas um gif poderão ser mantidos, devendo ser apagados apenas quando o seu uso se torna exagerado.

c) É considerado spam o uso exagerado de gifs ou emoticons, independentemente do tópico. Apela-se ao bom senso a todos os membros da comunidade para que utilizem os gifs com moderação e também que utilizem gifs de tamanho reduzido (preferencialmente 150x150px) e fáceis de carregar, de modo a não prejudicar a correta visualização dos tópicos a nenhum membro.

d) Posts que visam unicamente a obtenção de mais reações de modo a contribuir para para a reputação desse membro é considerado spam.

e) Se um membro da equipa entender que o gif não acrescenta em nada ao post ou tópico em questão, este pode ser editado ou apagado, respetivamente.

f) O comentário só poderá ser apagado se, e só se, o conteúdo escrito estiver intrinsecamente ligado ao gif em questão ou o gif tiver um tamanho exagerado. Caso contrário, o conteúdo escrito do post mantém-se, sendo apenas apagado o gif.

5.2. Escalões do Grupo ‘Membros’

a) O grupo ‘Membros’ encontra-se subdividido em três escalões para evitar o uso inadequado do sistema de reações e de emoticons personalizados, levando ao desconforto de um ou mais membros do fórum.

b) Para que um membro passe de um escalão para outro são necessárias duas denúncias, sejam estas de dois membros diferentes ou de um só membro em duas situações distintas. Estas serão analisadas pela equipa, que tomará a decisão de passar um membro de um escalão para outro.

c) Não existe nenhum intervalo para que impeça um membro de passar de um escalão para outro. Um membro pode, assim, passar do escalão 1 para o 2, e do escalão 2 para o 3, num espaço de um dia, se se verificar que violou continuamente o ponto 5.2., alínea a).

d) As restrições e a duração destas serão determinadas pelos seguintes escalões:

Membros [Escalão 1]
Sem restrições

Membros [Escalão 2]
Recebe um ponto de aviso por uso inadequado de reações e emoticons.

Reações limitadas a 25 por dia;
Apenas possível editar posts 120 minutos (2 horas) após publicação;
Impossibilidade de publicar atualizações de estado, usar assinatura ou mudar nome de perfil.

Duração das restrições: 3 meses

Membros [Escalão 3]
Recebe dois pontos de aviso por uso inadequado de reações e emoticons.

Impossibilidade de usar reações e de editar posts.
Manutenção das restrições anteriores.

Duração das restrições: 6 meses.

e) A duração das restrições não é acumulável. Um membro no escalão 2, ainda com um mês por cumprir, e que tenha passado para o escalão 3 não deverá cumprir 6+1 (7) meses, mas apenas 6 meses no escalão 3.

6.  CHAT

a) O chat pode ser usado em qualquer altura através da página inicial, quer na versão mobile, que na versão desktop. Pode ser consultado através do seguinte link: https://forum.atelevisao.com/bimchatbox/

b) Todas as regras do fórum aplicam-se de igual forma ao chat, podendo um membro da equipa banir, por tempo indeterminado, qualquer membro do chat que esteja a violar as regras do fórum.

c) Um membro da equipa também poderá também dar pontos de aviso com base em comportamentos tido no chat que violem as regras do fórum.

7.  MOODS

a) A utilização de moods pode ser aplicada em várias componentes do fórum, desde que devidamente justificadas e cujo interesse seja abrangente.

b) A sua duração não poderá exceder 4 meses e não poderão ser utilizados mais que um tipo de moods ao mesmo tempo.

×
×
  • Criar Novo...